TIPOS DE PENA DE MORTE EXISTENTES NO MUNDO E A VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS.



É comum nos dias atuais, ouvirmos as pessoas dizerem a seguinte frase: “A pena de morte daria jeito na situação criminosa que vive o mundo”.
Más será que tratar o criminoso da mesma forma que este trata as vítimas de seu crime, seria a solução mais adequada para acabar com a criminalidade?
As prisões foram feitas para ressocializar o detento e não para tratá-lo de forma a deixá-lo pior do que quando entrou na prisão.
Muitas pessoas enchem o peito para falar sobre os direito humanos, só que ao mesmo tempo dizem que são a favor da pena de morte, uma tremenda incoerência de sua parte.
Os tipos de penas de morte mais comuns na atualidade são: apedrejamento, forca, cadeira elétrica, injeção letal, decapitação, câmara de gás e o fuzilamento.
É possível acharmos algumas pessoas que achem uma ou outra menos penosa, ocorre que quando falamos em pena de morte não nenhum meio menos penoso do que o outro, pois em todos os tipos, a vítima sofre muito e em alguns casos é humilhada na frente de familiares e de testemunhas que presenciam o feito.
Más graças a Deus, encontramos pessoas que tentam combater esse tipo de violação aos Direitos Humanos, exemplo claro, é o advogado iraniano Mohammad Mostafaei, que esta defendendo a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada pela justiça do Irã por adultério.
Mohammad Mostafaei teve que fugir do Irã para não ser preso, indo para a Europa no mês de julho, foi visto em uma entrevista ao lado do Ministro Francês para assuntos no exterior Bernard Kouchner, sendo descrito pelo ministro, como “Héros de droits de l'homme”, em português: “Herói dos Direitos Humanos”. Graças a essa atitude isolada deste brilhante jurista, o veridicto sobre o caso acima mencionado foi suspenso e será revisto e a vida dessa cidadã preservada, mesmo que não se saiba o resultado final do processo, o que importa é a atitude nobre e honrosa deste jurista.
A pena de morte viola todas as diretrizes da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que preserva a vida do ser humano acima de qualquer coisa.
O Irã alega que esta sendo violado um dos princípio do Direito Internacional, que é a auto determinação dos povos.
Este princípio prega que cada nação tem autonomia para se governar da forma que achar melhor. Será que tirar a vida é a melhor forma para punir aqueles que cometem determinado tipo de crime?
Tenho certeza que não, pois a vida é o bem mais valioso que Deus deu a humanidade e ninguém tem o direito de tirar a própria vida, muito menos a vida alheia.
Devemos a cada, batalhar para a preservação dos Direitos Humanos, pois se o mundo está da forma como está, com os Direitos Humanos, imaginemos como seria, sem os Direitos Humanos.
Autor: Wilson Pereira de Paula Filho


Artigos Relacionados


Uma Esperança De Vida Para A Iraniana Sakineh Ashtiani Ameaçada De Morte Pelo Regime Iraniano Com A Intervenção Do Vaticano

Direitos Humanos A Quem Interessa????

Direitos Humanos Sem Retrocesso

Direitos Humanos

O Direito Internacional E A Liberdade Religiosa

Artigo: O Que é A Pena De Morte?

Direitos Humanos: Discurso Pragmático Ou Falacioso?