Direitos Humanos e Dignidade Humana um olhar diferente



Direitos Humanos e Dignidade Humana um olhar diferente

Muito se fala em dignidade humana, um dos mais belos discursos imagino que não ocorre apenas no Brasil, é a questão dos direitos humanos que tem como pilastra basilar a dignidade, que para mim é mais que um principio fundamental ou uma garantia constitucional, mas sim um direito natural, ou como dizem os constitucionalista uma norma hipotética fundamental, como o direito à vida.
No entanto, fala-se de direitos humanos, erradicação da pobreza ou da miserabilidade mundial, contudo observa-se que pouco se faz para realmente acabar com este estado de miséria que assola boa parte do mundo, como por exemplo o continente Africano.
É muito hipócrita da nossa parte decidir o futuro do mundo reunindo os mais poderosos em um belo salão de convenções por umas parcelas de hora, para discutir o que deve ou não ser feito para conter a titulo de exemplo as pesquisas cientificas do Irã com o enriquecimento de urânio.
E saber que todos os dias milhares de pessoas morrem por todo o mundo vitimas da fome, da falta de saneamento básico, lhes faltam o mínimo necessário para que se alcance essa tão sonhada dignidade humana.
Contudo países gastam milhões em guerras trazendo assim destruição, fabricando horrores, pela simples satisfação pessoal de um governante estúpido, em mostrar que é poderoso, poder esse que conquistado com o sangue daqueles que deveriam ser amados.
O ser humano se auto destrói poder mola propulsora de todas as guerras, não medindo as conseqüências dos seus atos, não dando a mínima para o seu próximo como então se falar em dignidade humana em um mundo que a intima compaixão é deixada de lado para satisfazer os valores egoísticos de quem se acha mais poderoso, o homem é o maior predador de si mesmo na busca pela ilusão por ele criada chamada “poder”.
Nosso mundo está a beira de um colapso nossas riquezas naturais estão se desfazendo, por conta do homem, que por essa busca incessante por dinheiro e poder causou a destruição das fauna e da flora, não se pode falar em dignidade humana sem se falar em meio ambiente outra garantia constitucional, que ao meu ver é um direito natural que deveria ser indisponível e preservado, no entanto o que observamos é desmatamento, queimadas e poluição, faz-se convenção para redução das emissões dos gases, mas fiscalizam.
Quais as penalidades para quem deixa de cumprir com o que fora convencionado, um bloqueio econômico, boicote, e as vidas perdidas por conta desse descumprimento e o aquecimento e o risco de erradicação da raça uma esse animais tidos como racionais.
Fala-se que a Amazônia é o pulmão do mundo já dizem que ela é patrimônio da humanidade, quão interessante seria, se hoje o pulmão do mundo é patrimônio da humanidade amanha com a escassez da água o Aqüífero Guarani será a fonte da humanidade, mola propulsora da 3º guerra mundial.
Se a Amazônia é patrimônio da humanidade vamos dividir aas riquezas do mundo, vamos realmente erradicar a pobreza, que da forma que está ainda existe um mau funcionamento em nossos direitos humanos.
Autor: Tarcisio Jorge Silva Almeida


Artigos Relacionados


EvoluÇÃo HistÓrica Acerca Dos Direitos Humanos

Eficácia Interna Dos Tratados Internacionais Dos Direitos Humanos

O Dever Contitucional Do Estado Frente Aos Direitos Sociais E A QuestÃo Social Brasileira

Sucintas ConsideraÇÕes Acerca Dos Direitos Humanos

Direitos Humanos

A Dignidade Da Pessoa Humana E O Direito Do Consumidor

Direitos Da Personalidade