Principais Diferenças Entre um Profissional de Vendas e um Vendedor
Se você é competente, inteligente, correto e marca sua presença diante dos clientes pode estar certo de que as portas de muitas empresas vão se abrir para você. Mas, para isso seu primeiro passo é a venda da sua própria imagem e a chave para isso é acreditar em você mesmo.
A segurança, o entusiasmo e o otimismo modificam o clima de um ambiente e, demonstrando esses comportamentos, os clientes terão prazer em recebê-lo e suas vendas fluirão com naturalidade. Na verdade, seus clientes precisam comprar primeiro a “sua pessoa” para depois comprarem seus produtos. Dessa forma, é você quem vai abrir o caminho para seus próprios produtos, pois você é um grande gerador de demanda. Através de seus atributos pessoais você poderá ampliar suas fronteiras e personalizar seu trabalho.
O profissional de vendas não pode ser uma pessoa fria que só realiza seu tra¬balho em função de um salário, pois o cliente também é um ser com múltiplos problemas, dificuldades nos seus negócios e até mesmo algumas irritações domésticas.
Dessa forma o vendedor profissional deverá identificar suas próprias as atitudes, seus pontos de vistas, suas emoções e o porquê das suas decisões porque entre clientes e vendedores deve haver confiança, harmonia e satis¬fação. Sendo assim, um verdadeiro profissional de vendas deverá fazer seu cliente perceber que não é apenas um ven¬dedor de mercadorias, mas que está interessado em saber como elas chegaram, como e quanto estão sendo lucrativas e o que mais possa fa¬zer pessoalmente pelo seu cliente.
Esta postura marcará profundamente o vendedor, fazendo a diferença entre um profissional de vendas e um vendedor. O profissional de vendas é aquele que se envolve totalmente na luta cotidiana e encontra satisfação ao buscar seus ideais. O vendedor é aquele que falha no propósito de continuar lutando, que negli¬gencia todo um programa pré-estabelecido e acaba perdendo a autoconfiança.
Características do Profissional de Vendas:
• Os recursos para sua vitória são constantemente utilizados.
• Acredita nele próprio e no sucesso.
• Tem conhecimento de suas qualidades e deficiências.
• Constantemente procura melhorar seu desempenho.
• Está sempre alerta à procura de novas oportunidades.
• O fracasso não o abate; ao contrário, ensina.
• O sucesso não é motivo para acomodação e sim motivação para grandes conquistas.
• Não reclama nem espera. É pensador e ágil.
• É compreensivo e não depende de compreensão.
• É honesto consigo e com os outros.
• Vive no presente e planeja o futuro.
• Considera a vida cheia de oportunidades
Características do Vendedor:
• Justifica constantemente seu fracasso.
• Acredita na sorte.
• Não se auto-analisa.
• Sempre espera a situação melhorar.
• Só focaliza problemas e esquece as oportunidades.
• É pessimista; e com isso reforça seu fracasso.
• Aproveita eventual sucesso para reduzir seus esforços.
• Reclama da sorte, deixando de tomar atitudes à espera de dias melhores.
• Precisa e reclama a falta de compreensão para com ele.
• Não procura compreender ninguém.
• Engana a si e aos outros.
• Vive no passado, reclama do presente.
• Considera difícil viver. É um ser problemático
• Considera-se um sofredor.
• Vive deprimido e mal-humorado.
Autor: Julio Cesar S. Santos
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