QUEM É DEUS PARA VOCÊ?



QUEM É DEUS PARA VOCÊ?

 

  

Quem é Deus para você? É dessa resposta que depende a felicidade do ser humano. Aceitando ou não, ninguém pode ser verdadeiramente feliz sem que antes responda sinceramente a essa pergunta. Quem tem uma imagem deformada de Deus, geralmente não consegue se relacionar direito com as pessoas. Portanto, faça a experiência de imprimir em seu coração uma imagem correta sobre Deus e você verá o quanto isso o ajudará crescer como ser humano em todos os aspectos da vida. Mas você talvez esteja se perguntando onde encontrar essa resposta. Eu lhes digo que a fonte onde você deve buscar essa resposta está nos evangelhos de Jesus. É com Jesus de Nazaré que podemos aprender o melhor conceito de Deus. Ele veio refazer o conceito errado que os homens haviam feito de Deus ao longo da história. Jesus nasce como um de nós, menos no pecado, e vai descobrindo a verdadeira identidade de Deus pouco a pouco, conforme vai crescendo em tamanho, graça e sabedoria. Só a experiência que Jesus teve do Pai é realmente experiência cristã de Deus.

Jesus descobre as coisas invisíveis e belíssimas do Pai nos poemas visíveis da criação. Essa verdade sobre Deus, descobertas por Jesus, nós a captamos nas parábolas por Ele proferidas. Veja quando falou das aves do céu, dos lírios do campo, do filho pródigo, do bom pastor! Veja como se relacionou com a samaritana, com a prostituta! Todas as parábolas de Jesus estão repletas do amor de Deus por nós.

Jesus era um homem fascinante! Irradiava uma energia pura, própria de quem está submerso em Deus.

Jesus é sensível quando chora a morte de Lázaro. Mas também é terrível como um furacão, quando expulsou os vendilhões do templo com um chicote nas mãos.

Pode haver um Deus mais querido e amoroso do que Aquele que se revela no Filho que acolhe, respeita e ama profundamente e publicamente aquela prostituta?

Veja a preferência de Deus Pai pelos humildes, pequenos e simples de coração na parábola do fariseu e do publicano!

Onde se ouviu dizer que Deus tenha se tornado criança, além do nosso Deus, para que a gente não tivesse medo dele?

Não é fascinante a imagem de um Deus que brincou com as crianças, que conversou com as mulheres, cultivou amizades, que chorou a morte de um amigo, que se tornou amigo intimo de uma prostituta, que pediu água a uma samaritana?

Deus exagera em seu amor. Nos ama sem interesse algum, mesmo quando não merecemos. Um amor apaixonado que o levou à loucura da morte, por amor.

Porque então imaginar ou até ensinar aos nossos filhos ou ao povo um Deus distante, prepotente, onipotente, frio, vingativo, orgulhoso? Não é melhor acolher a imagem do Deus pregado na cruz para nos salvar, nos atrair? Pode haver um Deus mais frágil, incapaz de qualquer vingança ou castigo? Pode haver um Deus mais terno do que aquele que nasceu numa manjedoura, pobre, necessitado?

Muitas vezes a imagem que nossos pregadores transmitem de Deus é terrível, até mesmo absurda. Um Deus atemorizador, que manda pro inferno seus filhos e filhas. Esse não é o Deus de Jesus Cristo!

Então, quando se colocar diante de Deus para orar, escolha uma das parábolas de Jesus e medite alguns minutos sobre elas e deixe que elas envolvam o seu coração e a sua mente. Busque em Jesus a resposta sobre quem é Deus para você e descubra em Jesus a sua verdadeira felicidade.

 

 

 

 

João Vitor Mariano

Uraí - Paraná


Autor: João Vitor Mariano


Artigos Relacionados


Morte

Clamor Ao Espírito De Deus

Tudo Posso Em Deus

Quem Nos Separará Do Amor De Cristo

Aprenda Amar

Crer De Verdade Que Deus Faz A Obra Em Todas As Áreas Da Nossa Vida.

SÓ Deus...