O que esperar de 2010?



Em 2009 o Brasil sofreu alguns reflexos da crise de expectativas e incertezas que levaram os agentes econômicos a pisarem no freio dos investimentos, empresas diminuíram seus quadros de colaboradores, aquelas que não estavam bem se abalaram o efeito mais imediato foi a baixa das cotações das ações em bolsas de valores, provocada pela venda maciça de ações de especuladores estrangeiros, que se atropelaram para repatriar seus capitais a fim de cobrir suas perdas nos países de origem. Em razão disso, ocorreu também uma súbita e expressiva alta do dólar.

Mas ainda bem a crise não fez os estragos que foram alardeados vivemos uma crise com curva em "U" um cenário que representa uma queda gradual, seguida de recuperação igualmente gradual dos níveis de atividade econômica. O mundo todo está falando, estudando e procurando conhecer melhor os chamados BRIC  Brasil, Rússia, Índia e China. O Brasil leva uma imensa vantagem sobre esses países porque é o único do grupo a ser ocidental com uma cultura semelhante aos Europeus e Americanos porque a China apesar se grande crescimento tem sérios problemas a resolver como direitos previdenciários e saúde entre outros, a Índia já tem como problemas seus dialetos e sistemas de castas o que torna a investida nesses países mais complicados.

Diante desse cenário o Brasil se torna um mar de oportunidades, pois hoje somos um pais que conseguimos administrar a crise em 2009, o comercio já sinalizou que conseguiu crescer em relação a 2008 Com aproximadamente 44% dos consumidores brasileiros incluídos na classe C, aquelas com faturamento entre R$ 1.115 e R$ 4.807especialistas acreditam que as empresas de bens e serviços voltarão suas estratégias e campanhas de Marketing para atrair a maior parte da população brasileira consumidora.

Para que as empresas consigam atender esses clientes é preciso ter foco porque quando o leque de oportunidades se abre somos puxados para todos os lados as empresas precisam traçar estratégias que as diferenciem das demais, é preciso entender o que o cliente, o que ele considera importante na hora de comprar o seu produto. Esse trabalho é árduo precisa de persistência para que as empresas trabalhem com foco por segmento de mercados.

Entendido o cliente é preciso investir em pessoas porque elas é que vão estar em contato com os clientes, é preciso treiná-las e colocá-las nos lugares certos, privilegie o atendimento de sua empresa não deixe que um mal atendimento faça com a empresa tenha um ma reputação no mercado , retenha talentos muitas vezes os clientes mudam de fornecedores ou empresas junto com os vendedores.

Se a empresa quer vencer é preciso investir em tecnologia, ela torna a empresa mais ágil, otimize o site de sua empresa , use o twitter , Blog e tudo que puder o mundo hoje é o da velocidade e conhecimento.

Outra área que se deve dar atenção é a de sustentabilidade, a empresa cidadã é aquela que ajuda a comunidade, consome menos energia, não poluiu e preserva a natureza.

Um dos pontos de destaques também é o relacionamento da empresa com seus Stakeholders como, os acionistas que através da Governança Corporativa que tem como objetivo criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos mesmos, colaboradores que vêem na empresa o seu sustento e a esperança de crescimento profissional, fornecedores que hoje estão cada vez mais esta se tornado um parceiro nos negócios e comunidade que cobram das empresas atitudes mais proativas.

Por isso entremos em 2010 sem medos sabendo o que teremos pela frente, não sejamos acomodados, o estudante tente aprender bem as lições e saiba compreender que a pratica é importante para a vida profissional, o empresário não fique esperando para ver o que irá acontecer inove faça como o diz Roberto Smith presidente do BNB Banco do Nordeste do Brasil, "Inovação não é apenas tecnologia. É, principalmente, resolver grandes obstáculos que, às vezes, nem são tão grandes assim, com uso da inteligência e com foco" o profissional se especialize para se tornar a cada dia mais excelente no que faz, enfim não sejamos iguais aos que vivem procurando culpados para o seu fracasso, e os que vêem todas as vantagens e aspectos positivos de outros países e só enxergam problemas para o Brasil. Façamos de 2010 um ano Feliz!


Autor: Pedro Paulo Galindo Morales


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