Uma visão simples do marketing



O consumidor é uma das primeiras variáveis a serem consideradas num plano de marketing, pois eles constituem o objetivo para o qual se dirige todo o trabalho veiculado.

Seja qual for, a empresa, seu produto deve ajustar-se ao consumidor, seus anseios e necessidades. Para isso, se faz necessário pesquisar sobre as possíveis camadas sociais que absorveriam o produto e em que proporções. Também, se haveria com determinado período a possibilidade desse consumo aumentar ou mesmo popularizar-se, dependendo de suas características.

Na verdade, cada passo requer estudo minucioso e avaliação criteriosa dos possíveis erros e acertos tendo em vista os recursos aplicados.

De qualquer forma, com a atual competitividade a empresa deve oferecer qualidade e preço para seu cliente, não o sacrificando de modo algum por qualquer benefício embutido ao produto repassando-lhe no preço final.

A política das grandes empresas tem sido ofertar produtos de alta qualidade por preços competitivos, de modo que, mais pessoas tenham acesso. Buscam assim, agregar valores aos produtos sem aumentar o custo.

Além disso, as empresas estão facilitando ao máximo o acesso aos seus produtos, disponibilizando-os por vários meios e oferecendo serviços como pronta-entrega, envios por sedex entre outros na expectativa de tornar-se mais atraente e cômoda ao cliente.

Todo esse esforço das empresas são formas de marketing para atrair seus clientes, porém para mantê-los fiéis é preciso realmente cumprir os prazos prometidos, garantir a qualidade conforme a anunciada e está em contínua avaliação.

Um aspecto que não pode ser deixado de lado, numa empresa que pretende manter a qualidade e permanecer competitiva no mercado é o investimento no setor de recursos humanos, motivação, segurança e saúde dos funcionários. Visto que, uma empresa é composta por todo um corpo que deve trabalhar em harmonia, e para isso é preciso que o empresário tenha sensibilidade quanto a área humana da empresa dando-lhe o devido valor, evitando perdas de bons funcionários para empresas concorrentes.

Sabe-se que, no mercado atual as empresas concorrem para fornecer além das expectativas do consumidor, que deve não só ter satisfeita a sua necessidade básica pelo produto, mas também deve ter efeito de encanto no consumidor.

Observando todas as implicações, manter fiel um consumidor tornou-se extremamente difícil, a julgar pelas apelações como as promoções, que devem ser bastante analisadas pelas empresas, tanto as que promovem, quanto pelas que tentam cobrir o preço, o que algumas vezes não é possível, e acaba acarretando prejuízos.

Porém, a estratégia do marketing reside em identificar, atrair e manter os bons clientes, ou seja, os rentáveis. Aqueles que irão manter o capital de giro da empresa.

As pesquisas atualmente são mais rebuscadas pois, é preciso mais do que ouvir, é preciso sentir, intuir. As empresas especializadas fazem pesquisas qualitativas conduzidas que ajudam a entender o cliente, os profissionais competentes de empresas especializadas realizam levantamentos espantosos, ajudando as empresas no rumo de lançamento de seus produtos. Estas pesquisas feitas por empresas especializadas trazem maior fidedignidade nos resultados e apontam o que os clientes esperam. É sem dúvida um instrumento norteador riquíssimos pras empresas que desejam investir correndo menos riscos.

O produto ou serviço também tem um ciclo de vida, o momento que cresce, alcança seu máximo e depois o da queda, acompanhado da redução dos lucros e vendas.

Enfim, o marketing engloba uma gama de estratégias  e ações que tem o objetivo de desenvolver um produto ou serviço, apresentá-lo e lançá-lo a sociedade de modo a conquistá-la, mantê-lo o máximo de tempo possível em evidência e valoração.


Autor: Valéria Araújo Cavalcante


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