A arte de vender



Assim que devemos tratar o ato de vender, uma Arte!  No artigo “VENDEDOR VENCEDOR” escrevo como lidar com o processo da venda para obter êxito. Já neste artigo iremos ver como agir como vendedor, deixaremos de lado o produto/serviço e trataremos somente do ser humano vendedor.  Existe um paradigma que devemos derrubar! Aquela historia que diz: “Moro numa cidade pequena, vou mudar para uma maior chegando lá compro uma pasta e viro vendedor” Está historia devemos colocar por terra. Neste artigo vamos ver como ser um verdadeiro vendedor. Evidente que todos podem ser um vendedor/a e como tem espaço no mercado para novos profissionais. É comum vermos pessoas falando é um vendedor nato ou nasceu para ser vendedor. Tenho que dizer a um pouco de verdade e de mentira nesta historinha.  As pessoas são diferentes umas das outras e sendo assim umas têm mais facilidade para desenvolver determinadas funções do que as outras.

 

Só para reforçar estamos falando da ocupação que mais emprega no mundo e com possibilidades de ganhos fantásticos!! Os veteranos precisam sempre buscar novos conhecimentos, já os principiantes precisam respeitar os tópicos abaixo;

Auto avaliação: Precisa fazer uma auto avaliação. Será que quero ser um vendedor?  Será que tenho jeito para lidar com pessoas? Será que serei persistente e não temerei o NÃO? Será, será e será? Para não se tornar um profissional frustrado é bom que tenha respostas positivas para as perguntas acima. Tenho certeza que este primeiro passo e mais importante o levará a tomar a decisão certa.  Em sendo certo a sua entrada no fascinante mundo das vendas, persistência passará a fazer parte do seu dia-a-dia.

“De todos os fatores envolvidos, sem dúvida é da persistência que o sucesso precisa mais para acontecer”. Ralph Marston, consultor e filósofo americano.

 

O ato de vender poderá ser para uma agulha tanto como para um avião, então veja que terá muitas variantesna sua carreira promissora. Falo isto porque é comum um recém profissional de vendas desistir por conta da primeira tentativa. Lembre-se da persistência! Para que se consolide é de extrema importância ser persistente, se a primeira tentativa não deu certo vá para segunda se precisar mudar o produto não tem importância.  Sendo o melhor manter-se sempre no mesmo ramo, mas não sendo possível mude sem medo de ser feliz!

“Não importa o quanto difícil pareça a situação. Levante seus olhos e veja as oportunidades. Observe bem, pois elas sempre estão lá”. Norman Vincent Peale, escritor americano, o pioneiro da onda de auto-ajuda nos anos 60.

 

Com o passar dos anos você acumulará bagagem e passará a ter uma história e é isto que diferencia o profissional. Tão bom quem tem historia para contar. Sempre lembrando que vendedor não vive de resultados passados! Como diziam os antigos “Águas passadas não movem moinho”. Por este motivo comemore seus resultados positivos sempre lembrando que o próximo deverá ser melhor!!    O próximo passo é saber da importância de vendedor.

 

 A importância de ser Vendedor: Já disse neste artigo e em outros que estamos falando da ocupação que mais emprega no mundo, e o mundo também já descobriu isto. Nunca em toda a historia da humanidade pessoas ganharam tanto dinheiro ensinando outras. E este fenômeno está acontecendo a pelo menos uns dez anos ou mais com o ato vender. Então você também para o bem do seu futuro acredite nisto! Acredite em Deus! Acredite em você! Acredite no Brasil!  Acredite na empresa que você trabalha! Acredite no produto/serviço que irá vender! Em fim acredite, acredite, acredite e acredite!!!

Tudo nessa vida passa pela mão de um vendedor,! Só isto já é o suficiente para fazer qualquer pessoa se motivar a ser um vendedor! Em qualquer profissão tem seus altos e baixos, tem suas dificuldades, imagine no setor comercial que tem a responsabilidade de fazer entrar o dinheiro no caixa da empresa. Aprenda a desfiar dos espinhos!

“Nos lindos caminhos das rosas formosas, uns reclamam dos espinhos outros agradecem as rosas”. Provérbio Popular

  

Um vendedor é cobrado a todo o minuto, importante saber que além de tudo deverá aguentar a pressão do dia-a-dia.  Tenho certeza que irá ser um grande VENDEDOR!

Obrigado e mais sucesso!  Até o próximo artigo.

 

Claudio Donato
Graduado em Gestão de Negocios e Pós-Graduado MBA em Marketing e Gestão de vendas.
Presidente Prudente - Sp
E-mail [email protected]


 

 

 

 

 

  

 

 


Autor: Claudio Donato


Artigos Relacionados


Vendedor Vencedor

Profissional De Vendas Ou Com Vendas?

Vendedor: A Força Motriz Da Sua Empresa

Vento

Vendedor: A Força Motriz Da Sua Empresa

O Dom De Perdoar

5 Pessoas Que Você Encontra Numa Empresa De Desentupimento