Cuidados que os Governos deverão tomar em 2010



Aquela história de que após a crise vem o sucesso é verdadeira. Em 2010 será um ano de maior contentamento. É previsto que o PIB cresça entre 5% e 6%. Com isso o número de carteiras de trabalho assinadas irá aumentar e o trabalho informal vai diminuir.

Em 2009 o governo brasileiro, assim como vários países, aumentou seu orçamento para retirar o país da crise econômica. Os gastos públicos então aumentaram. Já em 2010 teremos que controlar as despesas, pois caso contrário, quem for assumir em 2011 já começará seu mandato com uma enorme dívida pública. E como sabemos, em ano eleitoral geralmente se gasta mais.

Falando em aspectos internacionais, os incentivos fiscais e monetários deverão ser controlados corretamente. Num ano de crise como foi 2009, esses estímulos foram altíssimos e os Bancos Centrais deverão retirá-los em 2010. Esse será um grande desafio para os governos e os diversos setores da Economia. Caso sejam retirados muito tarde haverá risco de inflação e se forem retirados cedo demais a Economia pode desacelerar.

Este ano 2010 será decisivo para voltarmos a uma espécie de "normalidade geral" na Economia do globo e grandes riscos como queda do crescimento e o famoso estouro de uma bolha econômica (desvalorização após uma auto estima de mercado) estarão presentes durante o começo desta década.


Autor: Heraldo Soares


Artigos Relacionados


Análise Sobre Os Efeitos Da Crise De 2008 Sobre A Economia Brasileira, Com ênfase Na Avaliação Do Risco De Crédito.

A Crise Na Europa

"cenÁrio Da Economia: Janeiro De 2010"

Um País Que Tenta Reverter O Atraso Bush

Crise Na Zona Do Euro E Os Padrões Decaindo

A Crise De 1929 - A Grande Depressão - A Maior Crise Da História Capitalista.

"cenÁrio EconÔmico: MarÇo De 2010"