A modernização da Forças Armadas Brasileiras ? Segunda Parte



Roberto Ramalho é Advogado, Jornalista e Relações PúblicasVeja a qualidade e o raio de ação dos três caças supersônicos que a FAB analisou e finalmente decidiu por um deles para equipar o seu arsenal de defesa:Caça supersônico Rafale:Dassault Rafale é um caça de dupla propulsão com asa em delta, altamente ágil, considerado de 4,5ª geração. A Dassault Aviation iniciou seu projeto na década de 80 a fim de substituir todos os Mirage 2000 da força aérea francesa, e esta sendo produzido tambem para a marinha francesa, para operar em porta-aviões. Também tem sido comercializado para exportação para diversos países da Europa, da àsia e para o continente americano, especialmente a América do Sul e Central..O Rafale é um caça polivalente, caça-bombardeiro de amplo raio de ação, com 14 pontos duros ele pode carregar um excelente arsenal ar-ar ou ar-terra, ou também tanques extras o que aumenta ainda mais seu raio de ação. Os componentes aviônicos do caça são muito avançados, mas entre eles destaca-se o seu radar multi-funcional Thomson-CSF Detexis RBE-2 que opera junto ao sistema eletro-óptico avançado OSF (Optronique Secteur Frontal), que inclui câmeras infravermelhas FLIR, telemetria laser, etc...Caça supersônico GripenO Gripen (em português, Grifo, nome de uma criatura da mitologia grega cuja imagem está presente no logotipo da Saab). É um dos mais avançados aviões de caça do mundo e combina uma magnífica agilidade com excepcionais capacidades de pouso e decolagem em pistas curtas em um caça relativamente pequeno.O JAS 39 Gripen tornou-se o primeiro caça instável do mundo com estabilizadores canard e asa em delta, graças ao uso da instabilidade intrínseca controlada por avançado sistema fly-by-wire.Está equipado com o radar multimodo Ericsson PS-05/A com funções de busca e rastreamento de alvos múltiplos, navegação, mapeamento do terreno e ataque ao solo. Também possui um moderno computador de bordo para o controle de tiro, telas de cristal líquido coloridas e um head-up display (HUD) de amplo campo visual. Seu motor é o turbo-fan GE F404 americano, produzido sob licença pela Volvo, que aumentou seu empuxo em 10%. O JAS 39 Gripen alcança até 2.126 km/h.O Gripen NG concorre na licitação da Força Aérea Brasileira.Caça supersônico F/A-18EF Super HornetO Boeing F/A-18EF Super Hornet é uma aeronave supersônica de interceptação aérea e de ataque ao solo. O F/A-18E e F/A-18F são maiores e mais avançados que seu antecessor o F/A-18 Hornet. O Super Hornet entrou em serviço nos Estados Unidos em 1999, e substituíram os F-14 Tomcat em 2006 e deverão servir em conjunto com os originais Hornets F/A-18C(se mantêm operacionais mas com uma substituição gradativa pelos Super Hornets). Em 2007, a Real Força Aérea Australiana comprou 24 Super Hornets para substituição dos antigos F-111.A grande vantagem desse caça-bombardeiro, é o fato dele estar sendo usado largamento em operações de guerra em países como o Afeganistão e o Iraque, e demostrar a sua eficiência e a sua eficácia na prática.Depois de muitos anos finalmente a Força Aérea Brasileiro decidiu escolher o avião supersônico monomotor Gripen NG, considerado por especialistas em aviação muito inferior tecnicamente aos outros dois concorrentes: O avião supersônico Rafale e o avião superdônico F/A-18EF Super Hornet, sem dúvida um dos melhores do mundo em ação.O resultado segundo informa o jornal Folha de São Paulo tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão sobre o projeto ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica à preferência política do presidente Lula e da área diplomática pelos franceses. A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota oficial, em setembro pelo governo federal. Mas depois o governo recuou após repercussão negativa na FAB e entre concorrentes. Embora e Palácio do Planalto possa ignorar o relatório e optar pela compra do avião supersônico Rafale ou desagradar à França e optar pelo Gripen NG a Força Aérea Brasileira já tomou sua decisão que foi a de escolher o avião sueco da Saab. Porém, formalmente, Lula pode escolher qualquer um dos três, mas não o fará.De acordo com a reportagem da Folha de São Paulo, o "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo para a classificação do caça sueco: o Gripen NG, até por ser monomotor e ainda em fase de projeto (se baseia no Gripen atual, uma versão inferior em desempenho), e é o mais barato dos três concorrentes finais. A decisão do presidente Lula será muito difícil. Se ele decidir pelo vencedor da licitação o caça supersônico Gripen GN estará desagradando em cheio ao presidente francês Nicolas Sarkozy, seu amigo como também aos americanos.O problema com os franceses é mais complexo porque o próprio presidente Lula já havia anunciado que compraria os caças franceses Rafale fabricado pela multinacional Dassault, que segundo informações da imprensa francesa estaria quase falida.
Autor: Roberto Jorge Ramalho Cavalcanti


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