A Construção da Identidade Étnica e as representações Sociais



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A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Caroline Rosa Mesquita ¹

 

RESUMO  Este artigo objetiva traçar uma breve análise sobre o processo de etnicidade, enunciando as causas que levam a construção da identidade étnica, e sua ampla relação com as diferenciadas formas de representações sociais.

Palavras- Chave: cultura, grupos, auto-afirmação, identidade, etnicidade.

 A sociedade humana é formada por pessoas que têm necessidade uma das outras para continuarem a espécie, buscarem seus objetivos, e sobreviverem. É uma imensa corrente que permite que o ser humano nasça, cresça e viva. O homem é um ser social, pois tende a agrupar-se através do compartilhamento de propósitos, gostos, preocupações e costumes. São os chamados grupos sociais que, para a sociologia, aparecem enquanto um sistema de relações e de interações recorrentes entre pessoas.

ENTENDENDO A ETNICIDADE

Segundo David Riesman, em The Lonely Crown, etnicidade é a autoconsciência da especificidade cultural e social de um grupo particular, ou seja, o fato de se pertencer a um grupo culturalmente ligado. Essa definição expressa por Riesman em 1951, nos remota as principais considerações sobre etnicidade que seriam, portanto, a definição da natureza das relações étnicas, a percepção do papel social dos indivíduos no seu próprio grupo e fora dele.

Reforçando o conceito expresso por Riesman, J. C. Mitchell, em pesquisa sobre os fenômenos comportamentais, enunciou ser a etnicidade a divisão da sociedade em grupos sociais. Divisão que é feita a partir da seleção de outras

 


¹ Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Geografia do Instituto Federal de Educação,  Ciência e Tecnologia do Pará  IFPA. Pós Gradudanda em Educação para Relações Étnico-Raciais

características comuns a um conjunto de pessoas que as vai diferenciar de outro grupo. Os grandes exemplos seriam a etnicidade indígena e negra. Que não podemos tratar sob a ótica biológica. Esta divisão não assume mais a denotação raça. Fala-se sobre o conjunto de características sociais-antropológicas de cada um, que os une em determinados grupos, difereciando-os de outros. Logo se faz pertinente enunciar que o mais importante é perceber a consciência que os grupos têm deles próprios e em relação aos outros, pois não faz sentido falar em etnicidade em culturas isoladas, mas sim num contexto multi-etnico em que o comportamento social é influenciado pelas alterações contextuais.

CONSTRUINDO A IDENTIDADE ÉTNICA

Segundo Barth (1984), identidade étnica se expressa pelo ato de um grupo poder contar "com membros que se identificam a si mesmos e são identificados pelos outros". Desse modo a construção da identidade étnica tem na auto-afirmação sua grande base fundadora. Ainda que as analises culturais sejam essenciais, a etnicidade não pode ser genelarizada por ações da cultura. Segundo Manuela Cunha, não podemos definir grupos étnicos a partir da sua cultura, pois os processos de identificação vão além das percepções culturais. Barth acentua que o fato de compartilhar cultura comum pode ser vista como conseqüência não como fato causa dos grupos étnicos e suas identidades.

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

As representações sociais se constroem na esfera consensual. Segundo Moscovici e Nemeth, são conjuntos dinâmicos de produção de comportamentos e relações com o meio. Cada grupo social tende a adotar determinada postura frente ao outro, essa seria justamente sua forma de representação.

Denise e Jodelet afirmam serem as representações sociais uma forma de conhecimento socialmente elaborado, compartilhado, afirmado, que contribui para a construção de uma realidade comum a um conjunto social.

A afirmação social de uma representação tem como base fundamental a ação e a comunicação. Ela encadeia pensamento e linguagem o que permite a compreensão do mundo e assimilação das relações que nele se estabelecem.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A construção de identidades étnicas se dá pela necessidade do homem de conviver em grupos sociais. Os grupos sociais surgem da auto-afirmação individual que resulta. A etnicidade é fruto da autoconsciência de especificidades culturais, e do reconhecimento do outro. As formas de organizações sociais decorrentes da etnicidade se expressam por meio de representações que permitem a caracterização e compreensão das relações sociais.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARTH, F 1984. Problems of Conceptualizing Cultural Pluralism, with Illustrations from Somar, Oman. In: D. Maybury-Lewis (ed.), The Prospects for Plural Societies. American Ethnological Society.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Etnicidade IN: Antropologia do Brasil. SP: Brasiliense, 1987.

JODELET, D. Folie et représentations sociales. Paris: PUF, 1989.

MITCHELL, J.C. Social Networks IN: Annual Review of Anthropology, 1974.

MITCHELL, J.C. Research.  Livingstone and Copperbelt, Zâmbia, 1951-54

MOSCOVICI, S. Chronique des anées égarées. Paris: Stock, 1997.

MOSCOVICI, S.; MARKOVA, I. Presenting social representations: a conversation. Culture & Society, v. 4, n. 3, p.371-410, 1998.

MOSCOVICI, S.; NEMETH, C. Minority influence. In: NEMETH, C. (org.). Social psychology: classic and contemporary integrations. Chicago: Rand McNally, 1974, p.217-250.


Autor: Caroline Mesquita


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