A Gota D'dágua



Tem uma história muito comentada de um advogado famoso, que ao defender seu cliente do homicídio de um cidadão que, diariamente, durante anos, chamava-o por um apelido que o homicida detestava, passou, durante o julgamento, a chamar o Juiz de "Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito", a cada vez que se dirigia ao mesmo. O Juiz, irritando-se com aquilo, pediu que o advogado parasse imediatamente de repetir aquela referência.
O advogado, brilhantemente, fuzilou:" O senhor que é um juiz, o equilíbrio em pessoa, perdeu o controle com a minha repetição de seu título, em alguns segundos, o que dirá meu cliente que ouvia um termo depreciativo, diariamente, durante anos?". Conseguiu a absolvição do cliente.
Muitas vezes ao longo de nossa vida, vamos relevando pequenas falhas das pessoas, em relação a nós, até mesmo por que o custo-benefício de um atrito não vale a pena o sacrifício daquele momento.


A explosão da gente, assim como um copo de água que transborda, um balão que estoura quando cheio demais, o excesso de calor em um combustível, muitas vezes é inevitável.

Quem observa de fora, avalia as nossas reações como de desequilíbrio para uma coisa tão pequena.

Eles tem toda a razão. É uma coisa bem pequena.

Uma simples gota de água, um sopro de ar, um simples riscar de fósforos.

A diferença que estamos diante de um copo lotado de água, um balão no limite de sua capacidade, um barril cheio de pólvora.

Alguns por talento próprio ou até mesmo por uma circunstância genética, possuem uma rachadura em seus copos, que deixa vazar a água antes que transborde, um micro-furo em seus balões, que impede que o mesmo encha até que estoure e uma corrente mais forte de ar, que apaga, na hora certa o palito de fósforos, impedindo o contato com o barril de pólvora.

Tanto em relação a tragédias como o 11 de setembro, tanto a escândalos de políticos, como a problemas familiares e distorções sociais, devemos estar sempre atentos ao pequeno detalhe, esquecido, relevado, escondido embaixo do tapete.

Cada gota de água, cada sopro de ar e cada pequena chama, devem ser valorizadas e observadas bem de perto.

Isso vale para todos os segmentos da sociedade, na política externa, na distribuição de renda, nas relações profissionais e nas nossas relações familiares.

São elas, pequenas e inofensivas, as emissoras da última mensagem antes do holocausto.

Sérgio Lisboa.


Autor: Sérgio Lisboa


Artigos Relacionados


As Pontuais Mudanças Trazidas Pela Lei 11.689/08 = Júri

O Discurso / Mídia / Governo

Adolescentes...

Da Poética Libertadora

A Ética Docente Como Influência No Ensino – Aprendizagem De Crianças Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Conhecendo Os VÁrios Tipos De Humor

Conteúdos Essenciais Para Uma Metodologia Da Produção De Textos