Marca e a visibilidade do produto
Marca atende sonhos, expectativas, integra pessoas a grupos, dá destaque, gera conforto psicológico, dá segurança, é objeto de desejo.
Ao estar abrigada por uma marca com prestígio a qualidade física do bem raramente é questionada.
Pressupõe-se que seu detentor jamais aceitaria ter sua qualidade questionada.
O sucesso de uma marca é gerado por inúmeros e inusitados fatores. Um fato, uma fala, um slogan, um acidente, uma imagem, um desejo, uma expectativa, não há receita definitiva.
É possível provocá-lo? Sim, alguns demoram mais que outros, mas sempre há meios.
Como diz um amigo: - Criar uma marca de sucesso é um negócio complexo, senão todos nós teríamos uma.
Quem tem um produto com qualidade precisa ter uma marca reconhecida?
Uma resposta rápida seria: Sim.
Poucas são as empresas que tem produtos sem concorrência no mercado, então a marca é o fator que os diferencia, que os investe de importância e lhes atribui valor.
O consumidor muda sua percepção de quanto custa para quanto vale!
Reconheço que para muitos empresários que primam pela qualidade de seus produtos vê-los sendo substituído por outros similares, é difícil, mas essa é a dinâmica de mercado. Eles mesmos se fizerem uma boa reflexão verão que também agem por percepção e preferência.
Ainda que experimentem períodos de glória marcas também envelhecem e são substituídas.
Não raro, recebemos e-mails com apresentações saudosistas que nos lembram de produtos e marcas que já não existem mais.
Nesse sentido o mercado é cruel? Talvez não, apenas prático.
Há uma superprodução mundial sendo oferecida de norte a sul, de leste a oeste. Para os iguais prevalece o preço, para os que se destacam o valor.
A mais valia é o premio pela competência de sair do lugar comum. Por essa razão há defensores da tese:
Torne a sua empresa obsoleta, antes que alguém o faça.
Temos que ter consciência que produto não é marca e mesmo esta deve representar algo na mente do consumidor para conduzi-lo a sua escolha.
Como gestor, sem dúvidas, você vai perguntar: - Devo, então, entender de produto ou de gente?
Entendendo de gente apresentará o produto correto. Simples não?
Akio Morita, co-fundador da Sony, dizia com propriedade: Eu não atendo mercados, eu os crio.
O produto criado hoje terá amanhã inúmeros concorrentes, sua única garantia de destaque será sua marca!
É fundamental entender que marca cria um espaço na mente e um lugar no coração.
Para aqueles que não acreditam na necessidade de seu fortalecimento basta refletir se de vez em quando não solicitam um produto pela marca sem se darem conta. Exemplos não faltam no mercado.
Vamos citar alguns, obtidos numa pesquisa:
Gillette lâmina de barbearBomBril Palha de açoGuaraná Refrigerante Maizena Amido de milhoTeflon Revestimento antiaderenteLeite Moça Leite condensadoModess Absorvente íntimo femininoCatupiry Requeijão usado em pizzasDurex Fita adesiva Xerox FotocópiaDanone IogurteOMO Sabão em póNescau Achocolatado em póBrahma CervejaCaldo Knorr Caldo de galinha em cubosBic CanetaNescafé Café solúvelRay-Ban Óculos de sol 51 CachaçaBand-aid Curativo Cotonetes Hastes de algodãoSuper Bonder ColaCaloi BicicletaBatata Chips Batata Havaianas SandáliasZorba Cueca
Sua lista poderá ser maior ou menor que esta, mas não deixará de incluir pelo menos um, ainda que seja extremamente purista.
Atingir este status, levar o produto à excelência do reconhecimento, não garante o sucesso a não ser que este esteja a vista e ao alcance do consumidor.
Sustentação da marca e visibilidade do produto são fundamentais para a longevidade de um negócio.
Ivan Postigo
Economista, Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP
Autor do livro: Por que não? Técnicas para estruturação de carreira na área de vendas
Postigo Consultoria de Gestão Empresarial
Fones (11) 4526 1197 / ( 11 ) 9645 4652
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Informe-se, divulgue!
Autor: Ivan Postigo
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