Artilheiros do futebol brasileiro nos anos 90



1990 - Charles (Esporte Clube Bahia) - 11 gols

Em 1990 o campeão brasileiro de futebol foi o Corinthians, que conseguia seu primeiro título nacional após a implementação desse novo campeonato brasileiro pela CBF em 1971. Porém o artilheiro do campeonato foi Charles, jogador do Bahia, macando 11 gols pelo, a equipe do Bahia terminou em 4º lugar naquela edição. Charles já avia sido campeão brasileiro pelo Bahia em 1988; e posteriormente atuol pela seleção brasileira, passando por clubes como Cruzeiro, Flamengo, e até no argentino Boca Juniors.

1991 - Paulinho McLaren (Santos) - 15 gols

Após marcar muito gols pelo Figueirense de Santa Catarina, Paulinho McLaren chamou a atenção dos dirigentes santista e fazendo duplas com Serginho Chulapa, Almir (ex-Grêmio) e Guga, Paulinho foi artilheiro do campeonato brasileiro de 1991 com 15 gols. A equipe de Santos terminou em 8º lugar na primeira fase, e não se classificou para as semi-finais do modelo de disputada daquele ano, o campeão acabou sendo o rival São Paulo F.C.. Pelo menos os 15 gols do artilheiro Paulinho Mclaren fizeram o hino do Santos tocar muitas vezes.

1992 - Bebeto (Vasco da Gama) - 18 gols

O já conhecido de todos os brasileiros, Bebeto, jogador baiano autor de muitos gols e campeão mundial com a seleção em 1994; também tem a honra de ter sido artilheiro do campeonato brasileiro de 1992 quando jogava pelo Vasco da Gama com 18 gols. O Vasco fez excelente campanha terminando em 1º lugar a primeira fase, o hino do Vasco tocou muito com os tantos gols de Bebeto. O classificou para a segunda fase com mais 7 clubes, e acabou sendo eliminado terminando em 3º lugar. O campeão foi o Flamengo em uma final contra o Botafogo.

1993 - Guga (Santos) - 14 gols

O Santos ainda teve outro artilheiro na decada de 90, foi Alexandre da Silva, conhecido como Guga. Guga foi artilheiro do campeoanto brasileiro de 1993 com 14 gols, sendo sua principal marca na carreira. O campeonato brasileiro de 1993 foi um pouco esquisito devido a "virada de mesa" da CBF mudando o formato do campeonato que passou a contar com 32 clubes. Ao final o Palmeiras foi campeão vencendo os dois jogos contra o Vitória da Bahia. Em sua carreira Guga ainda teve passagenas por Bahia, Goiás,Atlético-PR, Atlético-MG e Internacional.

1994 - Túlio (Botafogo) e Amoroso (Guarani) - 18 gols

Túlio Maravilha e Amoroso dividiram o título de artilheiros do brasileirão em 1994 com 18 gols cada.O Guarani de Amoroso foi eliminado na semi final ficando em 3º lugar; e o Fogão de Túlio caiu na quartas de final. Os torcedores do Guarani escutaram muito o hino do Guarani com a artilharia de Amoroso e o 3° lugar do clube no campeonato. O eterno super artilheiro Túlio Maravilhava ainda daria mais alegrias a torcida do Botafogo no ano seguinte. O campeonato acabou vencido pelo Palmeiras novamente, e o Corinthians ficou com o vice.

1995 - Tulio (Botafogo) 23 gols

Túlio Maravilha conseguiu pela segunda vez em 95 ser o goleador do campeonato, marcando um chuva de gols, 23 dos 46 marcados por sua equipe. E não foi só, já que o Botafogo, time do atacante, ainda foi campeão brasileiro de 1995 após uma final polemica contra o Santos, com alguns erros de arbitragem. O Campeonato contou com 24 participantes, e deve rebaixados União São João (SP) e Paysandu (PA). Cruzeiro e Fluminense chegaram bem perto, mas foram eliminados nas semi-finais por Botafogo e Santos respectivamente.

1996 - Paulo Nunes (Grêmio) e Renaldo (Atletico MG) - 16 gols

Igualmente como na edição anterior o time campeão (Grêmio) deve um dos artilheiros, Paulo Nunes fez o hino do Grêmio tocar muita vezes, o atacante do tricolor gaúcho marcou 16 gols e dividiu a artilharia com Renaldo do Galo Mineiro, que chegou até a semi-final. Neste ano os 24 clubes participantes jogaram todos contra todos classificando os 8 primeiros colocados para as quartas-de-final. O Cruzeiro campeão da primeira fase, foi eliminado logo de cara pela Portuguesa que se tornou a zebra da competição chegando na final após se classificar em 8º na primeira fase. Este foi o ano em que o Fluminense foi rebaixado para a segunda divisão; porém em mais um escândalo do futebol brasileiro a CBF fez a equipe continuar na primeira divisão no ano seguinte.

1997 - Edmundo (Vasco da Gama) - 29 gols

Em um campeonato inchado com 26 clubes, após a virada de mesa da CBF que fez Fluminense e Bragantino continuarem na primeira divisão; o campeonato teve uma primeira fase de todos contra todos e 8 equipes classificando para a próxima fase. O Vasco da Gama além de terminar em primeira a primeira fase com 54 pontos; venceu seu grupo na segunda fase, e decidiu a final contra o Palmeiras. Na decisão dois empates em 0 a 0 deram o título a equipe carioca que tinha vantagem por ter melhor campanha. Edmundo, atacante da equipe cruzmaltina marcou 29 gols em 33 jogos, estabelecendo o novo recorde do campeonato.

1998 - Viola (Santos) - 21 gols

No ano em que o Corinthians voltou a ser campeão após 8 anos, o Timão liderou bem a primeira fase, eliminou um a um seus adversarios na primeira fase e se tornou campeão na decisão contra o Cruzeiro. O Artilheiro foi um ex-corinthiano, o atacante Viola, que em um excelente campeonato com a camisa do santos marcou 21 gols levando sua equipe até a semi-final; apesar de sua equipe ter sido eliminado pelo Corinthians, Viola marcou 4 gols em 4 jogos contra o Corinthians.

1999 - Guilherme (Atlético MG) - 28 gols

O Corinthians repetiu o feito do ano anterior e ganhou novamento o campeonato brasileiro. O Timão com um excelente time novamente venceu a primeira fase, e passou por seus adversarios nas quartas, semi e final. Na decisão o atacante do Atlético Mineiro Guilherme marcou 3 vezes no primeiro jogo, mas não conseguiu evitar o título parasse novamente nas mãos do Corinthians. Guilherme marcou 28 gols e ficou com folga na artilharia do Brasileirão se tornado o último artilheiro da década de 90.


Autor: Vincent Oliveira


Artigos Relacionados


Simplesmente, O Maior Artilheiro

Campeonato Brasileiro Da Série B

Um Furacão Nascia Na Noite Feliz

O Homem Que Constrói Defesas Incríveis Também Pode As Ver Sucumbir

Campeonato Brasileiro 2012

Fluminense Campeão Do Brasileirão 2012 - Acabou O Campeonato?

Futebol Paulista Bate Um Bolão Na Primeira Década Do Milênio