OFICINA DE ARTE NA ESCOLA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO CASA DO CAMINHO - EDHUCCA



OFICINA DE ARTE NA ESCOLA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO CASA DO CAMINHO - EDHUCCA[1]

Fátima Aparecida Reis; Dorotéa Tchopko

A oficina de arte na Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho  EDHUCCA, descreve a experiência em arte educação, trabalhando com crianças de 6 a 10 anos, com o objetivo de levar os alunos ao mundo das artes plásticas, desenvolvendo a sensibilidade, percepção, criatividade, auto-estima, concentração e capacidade de transformação. A metodologia envolve: TÈCNICA, a pintura, modelagem, processo basicamente ligado à razão, são as regras os aspectos espaciais e temporais que são trabalhados para que a obra de arte imaginada venha a ser concretizada. Integrada à produção e ao aprendizado artístico, a criança começa a falar sobre suas novas descobertas e passa a ser ouvida pelo grupo, o que é fundamental para sua socialização e definição da sua personalidade. As crianças criam a partir de suas vivencias, sonhos, fantasias, do que amam e a fazem sofrer. Através da observação nas oficinas, demonstrou-se a capacidade integradora delas, porque a arte é linguagem utilizada (não com os mesmos significados) em todo o Mundo o que visa o aprendizado a fim de conviver em harmonia, respeitando-se as diferenças, colaborando para a integração de grupos sociais em conflito atual ou potencial.

Introdução: A oficina de arte na Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho  EDHUCCA, descreve a experiência em arte educação, trabalhando com crianças de 6 a 10 anos, com o objetivo de levar os alunos ao mundo das artes plásticas, desenvolvendo a sensibilidade, percepção, criatividade, auto-estima, concentração e capacidade de transformação.

Muitas experiências têm acontecido, mas no contato direto com professores, diretores de escola e coordenadores pedagógicos, as intenções parecem apontar para um caminho interessante, mas é no confronto com a prática pedagógica no campo da arte que se nota a grande distância entre teoria e prática. Muitos equívocos são cometidos e a questão passa batida na maioria das vezes em que se questionam as vivências com a arte.

Objetivos:Oferecer aos acadêmicos o contato com o instrumental para o ensino de arte, favorecendo a percepção crítica, a reflexão e a experimentação artística, de modo que sejam capazes de trabalhar com a Arte interdisciplinarmente tendo em vista a formação do indivíduo. Contribuir no desenvolvimento sensório perceptivo visual quanto à forma de objetos. Estabelecer relação entre as artes e seu contexto histórico.

Materiais e Métodos: O trabalho a ser desenvolvido através de um projeto de oficina em Arte. A Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (Edhucca) atende estudantes em situação de ambiente social de risco. Envolvendo processo basicamente ligado à razão, são as regras os aspectos espaciais e temporais que são trabalhados para que a obra de arte imaginada venha a ser concretizada.

Análise estatística: O projeto de Arte trabalha com a sociabilização Infanto-juvenil para jovens de 08 a 15 anos através de oficinas. A classificação dos objetos é uma atividade presente em todas as séries. Ela permite estabelecer relações entre os objetos, contribuindo para a formação de conceitos.

Resultados: Através da observação nas oficinas, demonstrou-se a capacidade integradora delas, porque a arte é linguagem utilizada (não com os mesmos significados) em todo o Mundo o que visa o aprendizado a fim de conviver em harmonia, respeitando-se as diferenças, colaborando para a integração de grupos sociais em conflito atual ou potencial. A partir das práticas desenvolvidas nas oficinas de artes, discutimos como a expressão pessoal pode contribuir para a inclusão social. Analisamos o papel da arte como meio capaz de possibilitar a reconstrução pessoal e social. Analisa-se, ainda, a atuação do EDHUCCA como protagonista de desenvolvimento e educação a partir da arte. Assim, as novas abordagens para o ensino de arte, notadamente a Proposta Triangular, são baseadas na própria arte, em sua história, em sua leitura e em seus fazeres, de modo que os alunos possam ampliar seus repertórios estéticos e transformarem os conhecimentos de arte em conhecimento de mundo.

Conclusões: O trabalho Arte Desenvolvendo Pensar no projeto de sociabilização do Edhucca, com crianças de 8 a 10 anos de idade extremamente simples, com dificuldade de aprendizagem e de comportamento. Tem sido muito gratificante, pois eles não vêem à hora de chegar o sábado para participar da oficina.

Através da Arte podemos observar os vários tipos de personalidade, as dificuldades de aprendizagem a expressão de seus sentimentos. No início o comportamento inquieto de alguns, as atitudes impensadas em palavra e atos de outros, hoje tem se transformado em tranqüilidade, docilidade, aceitam naturalmente os trabalhos proposto expressam suas opiniões. Portanto a presença da arte deveria ser uma constante nos projetos sócio-educativos, pois sinaliza a sua eficácia como meio capaz de possibilitar a reconstrução pessoal e social, notamos a carência nas discussões sobre os benefícios da arte destinadas a contribuir no esclarecimento do assunto. Podemos afirmar de que modo de expressão através do universo lúdico e mágico da arte pode favorecer, às crianças e aos adolescentes a fim de projetar e redesenhar seu projeto futuro como pessoa, com sonhos, confiança e com desejo de existir no mundo.

Referências Bibliográficas:

BARBOSA, Ana Mae (org). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.

_________. A Imagem no ensino de arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.

_________. Arte educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva,1978.

BIANCHETTI, L. ; MACHADO, A M.N. A bússola do escrever  desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2002.

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a Arte. São Paulo: Ática, 1985.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais  Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.

COLI, Jorge. O que é Arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

FERRAZ, M. Heloisa.Metodologia do Ensino de Arte. São Paulo, SP: Cortez, 1993.

HENRY, M. Levim. Educação e desigualdade no Brasil: uma visão geral. Petrópolis: Vozes, 1984.

MOYSÉS, Lúcia. A auto-estima se constrói passo a passo. Campinas-SP: Papirus, 2001.

PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, 1994.

READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1982.

[1] Projeto Funpesq - FAP


Autor: Dorotea Tchopko


Artigos Relacionados


Educação E Artes- Arte – O Segredo Para O Sucesso Na Educação No Ensino Superior

Projeto Arte Educação

A Influência Da Arte No Contexto Escolar

A Arte Circense, Um Bem Social

Ensino Da Arte: O DiÁlogo De Diferentes Linguagens

Ensino De Arte No Brasil: Uma Análise Dos Conteúdos Do Ensino Fundamental

Arte E Mente