O Segredo de Darwin, novo livro de Benedicto Dutra, une realidade e ficção no debate sobre o sentido da vida



 

A aventura de um grupo de jovens estudantes da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que acidentalmente se envolve na luta entre duas facções em busca de um misterioso documento, supostamente escrito pelo célebre naturalista Charles Darwin, é o tema do novo livro do escritor Benedicto Ismael Camargo Dutra, O Segredo de Darwin - a busca da evolução integral, lançado pela Editora LCTE.

 

No entanto, mais do que um simples romance, a recém-lançada obra, que mescla ficção e realidade, aborda questionamentos a respeito do sentido da vida. Segundo o autor, o livro retoma o debate sobre questões que há séculos vem despertando a atenção das pessoas que não se contentam com as explicações pueris, relacionadas à nossa origem e às razões de nossa existência. "O Segredo de Darwin fala sobre as dúvidas existenciais que levam o ser humano a buscar suas origens, pensar em seus valores no presente, bem como nas possibilidades para mudar o seu futuro", afirma Dutra.

 

Tendo como ponto de partida a teoria evolucionista de Charles Darwin, Dutra desenvolve uma trama que une a curiosidade e o empenho dos personagens, alguns conscientes da necessidade da cooperação entre intuição e razão, outros colocando o raciocínio em primeiro lugar, para convidar o leitor, especialmente as novas gerações, a questionar as teorias sobre a evolução humana e a refletir sobre a responsabilidade de cada um na busca pela evolução plena e por um futuro melhor.

 

De acordo com Dutra, a perpetuação do homem e sua existência em um mundo não somente habitável, mas pleno e repleto de tudo o que foi criado naturalmente para seu bem-estar, dependem de seu reencontro com seus valores originais: a vida e o amor.

 

"Num mundo onde as pessoas estão se perdendo pela falta de propósitos, estamos necessitando de uma profunda mudança. As pessoas estão ansiando por novo modo de vida menos desgastante, com mais alegria, que não destrua o meio ambiente e que propicie a evolução real. Além de obter a melhora das condições materiais, as novas gerações precisam querer ardentemente alcançar a melhora geral, como seres humanos de valor que buscam a evolução integral. Este livro convida a todos para o único empreendimento pelo qual realmente vale a pena viver: o encontro da felicidade do ser humano", declara o escritor.

 

 

*O autor Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, é articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É associado do Rotary Club e atua na coordenação dos sites e www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br Também é autor dos livros: Encontro com o Homem Sábio, Reencontro com o Homem Sábio, A Trajetória do Ser Humano na Terra e Nola - o Manuscrito que Abalou o Mundo, editados pela Editora Nobel com o selo Marco Zero, e Conversando com o Homem Sábio - a visão de um melhor futuro, em edição inicial com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do MINC-PRONAC.


Autor: Benedicto Dutra


Artigos Relacionados


Criação

"amor Sem Escalas" Retrata GeraÇÃo Sem Objetivos De Vida

Empreendimento Valioso

"amor Sem Escalas" Retrata GeraÇÃo Sem Objetivos De Vida

Desigualdade Social

A Imperiosa Necessidade De Colocar A IntuiÇÃo Em Movimento

Aprender E Ensinar