E as novidades continuam...



 

A indústria automobilística nacional não quer saber de férias, feriados ou carnaval. A ordem é trabalhar duro para que os lançamentos ocorram no prazo previsto e a marca possa ganhar mercado. Pensando assim, a Volkswagen pisa fundo no acelerador para não dar chance aos concorrentes. Desta vez a jogada é típica de um grande ídolo.

A empresa será uma das patrocinadoras da próxima Copa e aproveitando a deixa, deverá lançar mais uma edição especial do Gol Copa, como tem feito nos últimos anos em que houve a competição. Desta vez, é possivel que o carro chegue com outro nome. Especula-se que possa ser Gol Seleção, já que a montadora registrou esse nome no INPI em outubro de 2009, conforme divulgado no site blogauto desta semana.

Seguramente muitas outras novidades virão, pois a Volkswagen tem tradição no Brasil e durante muitos anos liderou o nosso mercado. Mas, recuperar a ponta não parece ser tarefa fácil, já que a concorrente direta, Fiat, cujos produtos tem evoluído enormemente, vem demonstrado que não está para brincadeira. Afinal de contas, nos últimos anos tem assumindo a liderança e não dá sinais que pretende largar a posição conquistada depois de muitos anos de tentativas.

Aliás, além de produtos de ponta a Fiat vem trabalhando forte a relação com o consumidor. Depois de investir muito tempo e dinheiro, a montadora resolveu aprimorar o sistema de vendas e vem atuando em parceria com a rede de distribuição para tornar o processo de atendimento ao cliente nas lojas mais dinâmico, inteligente e eficiente.

A nova metodologia de gestão de vendas, a qual a montadora vem implementando em algumas de suas concessionárias, visa especializar os consultores de vendas para as áreas de atendimento, conhecimento de produto e negociação. A novo arranjo contempla alocação de assessores de vendas que se encarregarão da parte burocrática da venda. O Instituto das Concessionárias do Brasil  ICBR, vem trabalhando na formatação do novo processo de vendas em algumas concesionárias da rede Fiat.

Quando o produto e o preço estão alinhados com as expectativas do consumidor a única saída é investir no processo de vendas e marketing.  E, nesse sentido, a marca Fiat parece alinhar-se com os pensamentos do mestre Sun Tzu, autor do livro A arte da guerra: Estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído que antecede a derrota.

Evaldo Costa

Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil

Escritor, consultor, conferencista e professor.

Autor dos livros: Alavancando resultados através da gestão da qualidade, Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia e co-autor do livro Gigantes das Vendas

Site: www.evaldocosta.com

Blog: http://evaldocosta.blogspot.com

E-mail: [email protected] 


Autor: Evaldo Costa


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