A matemática em sala de aula
A matemática em sala de aula
A matemática é tida como uma disciplina difícil, que provoca medo e
angustia na maioria das pessoas, o fato é que a matemática é sequencial
e se por acaso , o aluno, não se der bem em determinado assunto,
dificilmente dará sequencia em seu aprendizado, porém isso deve ter uma
explicação lógica sobre como devemos nos comportar em sala de aula para
deixa-las mais interessantes e o mais clara possível para entendimento
dos alunos. Os professores não se preocupam muito com a aula
que administram, ou pelo menos boa parte, acham que porque recebem
pouco devem dar uma aula com o mesmo valor baixo, desvalorizando a sí
mesmo, outros acham que não devem relembrar determinados assuntos aos
alunos porque já foi visto em séries anteriores dificultando a
sequencia de aprendizagem do aluno como já falei anteriormente. Então
como crescer diante desses pensamentos retorcidos que só fazem com que
o ensino da matemática retrógrada cada vez mais, deixando o aluno
tediosos e sem motivação para estudar? Devemos tornar as aulas
desafiadores incentivando a criatividade dos alunos diante das mais
variadas formas de raciocínio envolvendo a matemática. Para
incentivar o raciocínio e não torná a matemática tediosa para os
alunos, devemos de tempos em tempos criar dinâmicas com relação a
matemática, poder incentivar a criatividade do aluno com soluções
matemáticas utilizadas no dia a dia, usar computadores e jogos
interativos envolvendo cálculos são algumas idéias utilizadas por
grandes mestres e doutores que fazem por onde ver aumentar a vontade de
aprender da cada aluno, pena que são poucos os profissionais que fazem
isso, porém, atitudes como essa garante o bom desempenho do aluno e
aumenta o respeito profissional com os que adotam este método.
A matemática é uma arte, basta saber esculpi-la, ou como dizia
Bertrand Russell em Misticismo e Lógica: "A matemática, vista
corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza, uma
beleza fria e austera, como a da escultura".
(Van Clebson Marques de Queiroz, aluno do 3º período de matemática
na Universidade Estadual de Alagoas, 24 de novembro de 2009)Autor: Van Clebson Marques
Artigos Relacionados
PrÁticas Alternativas Para O Ensino Da MatemÁtica
Importância Do Lúdico Na Matemática
A ImportÂncia Do LÚdico No Ensino Da MatemÁtica
Como Trabalhar Jogos Envolvendo As Quatro OperaÇÕes
Questões Para Alguns Professores E Estudantes
Os Desafios Ao Ensinar Matemática
Proporção Áurea