Abrindo as cortinas



Abrindo as cortinas.  

 

   As cortinas são excelentes opções para decorar a casa, acrescentar cor ou estilo.

   O mercado dispõe de variedades fascinantes, desde alumínio, madeira, bambu e até graveto. Há também tecidos como voile, shantung, cetim, seda, linho, algodão, poliéster entre outros. Elas vestem a casa e proporcionam um visual bem acabado aos ambientes.

   Mas, antes de tudo, devemos determinar a função da cortina nos espaços, para então definir qual o modelo e a cor mais apropriados.

   Na maioria das vezes a cortina é usada para bloquear parcial ou totalmente a incidência solar, ficando elas responsáveis por dosar a luz que entra no ambiente. É o caso, normalmente, das cortinas usadas em quartos, garantindo assim um sono mais agradável, mas nada impede, porém, que seja feita uma composição com outra cortina, assumindo uma posição decorativa. Quando em banheiros, sua função principal é garantir a privacidade dos usuários.

   Nos casos em que a cortina é usada para bloqueio total da insolação, deve-se usar um material mais denso, grosso e fechado. Um bom exemplo disso são as famosas persianas ou o blecaute, muito usado em hotéis.

   Mas temos também cortinas que servem para bloqueio parcial da luz do sol, e essas são mais interessantes, pois são elas que proporcionarão de uma forma mais incisiva a cor e o design do ambiente.

   Coloridas e charmosas, elas vem para agregar valor único ao ambiente a ser aplicada.

   Simples ou sofisticadas, rústicas ou elegantes, lisas ou estampadas, modernas ou retrô, certamente existe um estilo para a sua preferência ou a combinação deles.

   Versáteis elas ajudam a conseguir um resultado requintado e em alguns casos com pouco material.

   Misturar o voile e o linho resulta numa combinação para obter um ambiente rústico e chique.

   Se a idéia é uma proposta contemporânea e aconchegante, os tecidos rústicos são uma ótima pedida, alguns exemplos de tecido para essa opção é a cambraia de linho, os painéis de palha e linho nos tons de bege.

   Para os que possuem um estilo mais conservador e não gostam ou não tem tempo de acompanhar as tendências da moda, a fórmula é investir em modelos clássicos.

   Cortinas descontraídas devem ser reservadas para os ambientes infantis.

   Na escolha de tecidos floridos, o segredo para conseguir um ambiente harmônico é mesclar a decoração com o uso de peças simples e em tons neutros.

   As tonalidades quentes trazem muita alegria aos ambientes, experimente a vibração das cores e decore a sala, o quarto ou a varanda. Nos ambientes amplos, invista em cores claras que realçam a decoração mantendo a harmonia com o estilo de viver cercado de luz.

   Troque as cortinas de sua casa, além de uma prática econômica, sua idéia pode ser interessante e a experiência tão agradável como alterar os móveis de lugar.

Coloque a idéia em uso e divirta-se.


Autor: Raquel Casal


Artigos Relacionados


De Que Forma Comprar Cortinas Infantis?

Como Montar Uma Sala Aconchegante

Hora De Dormir

Escolhendo Um Estilo De Móveis Para Sua Casa

Saiba Mais Sobre A Invenção Das Populares Persianas

Faça Dum Ambiente Um Espaço Iluminado

Cor é Importante