Geoplano circular



GEOMETRIA: QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

             A Geometria é um meio de apreensão da nossa relação com o espaço. Os primeiros conhecimentos geométricos são de origem empírica. As atividades Geométricas  favorecem o desenvolvimento: da percepção espacial, da habilidade de observação do espaço tridimensional e da elaboração de meios de se comunicar a respeito desse espaço. Podem  prevenir certas dificuldades de aprendizagem,  favorecer uma atitude positiva em relação ao estudo da matemática. O estudo da Geometria é um forte instrumento para o desenvolvimento do raciocínio lógico.

            A Geometria  ainda está ausente de muitos planejamentos. Quais as razões dessa omissão? Uma delas é  que muitos professores não dominam os conteúdos a serem ministrados. Considerando que o professor não conhece o suficiente dessa disciplina ,também não terá conhecimento de sua abrangência, beleza e da importância da mesma para a sociedade. A outra causa dessa omissão é a importância exagerada que é dispensada ao livro didático, onde este é visto como o próprio planejamento.

             Como a geometria ainda é vista nos livros? Muitos  deles  fazem uma abordagem como um conjunto de definições, propriedades, fórmulas e regras a serem seguidas sem discussão. Como verdade  absoluta,  longe de  sua bela natureza histórica.

           A partir dos anos setenta, iniciou-se em todo o mundo, um movimento a favor do resgate do Ensino da Geometria , visando ampliar sua participação na formação integral do aluno. Esse movimento visava, entre outros objetivos, induzir o aluno no entendimento de aspectos espaciais do mundo físico  desenvolvendo sua intuição e seu raciocínio espaciais.

 

  

A APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA

           Alguns conceitos matemáticos são de difícil assimilação, especialmente aqueles referentes a Geometria. No processo de ensino-apredizagem resume-se a mostrar figuras e modelos,  analisar teoremas e a resolução de problemas-padrão.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais recomendam o uso de recursos didáticos, incluindo alguns materiais específicos. No entanto, na prática, nem sempre há clareza do papel desses recursos no processo ensino-aprendizagem, bem como da adequação do uso desses materiais, sobre os quais se projetam algumas expectativas indevidas.

( PCN,1998,23)

 

            Ensinar  especificamente o conteúdo  trigonometria não é uma tarefa  fácil. Deparamos-nos com a carência de determinados conceitos geométricos por parte dos alunos e muitas vezes por parte do professor. Essas dificuldades  são antigas. Morey e Brito afirmam que:

     Analisando as dificuldades encontradas pelos professores podemos afirmar que tais dificuldades estão intimamente relacionadas à formação escolar das décadas de 70 e 80 caracterizadas, entre outros aspectos, pelo descaso para com a geometria e a trigonometria, pela formalização precoce de conceitos geométricos e trigonométricos  quando esses eram estudados - e pela memorização de procedimentos sem a compreensão deles (BRITO;MOREY, 2004, p.31).

 

Para amenizar algumas dificuldades que surgem no processo de ensino-aprendizagem da trigonometria, apresentamos como proposta a utilização do Geoplano Circular, que é um modelo matemático que permite traduzir  ideias matemáticas. O geoplano foi introduzido nas salas de aulas  pelo professor Calebe Gattegno em 1961, do Institute os Education London Universite. A partir deste, muitos outros pesquisadores em Educação Matemática utilizam o geoplano como uma forte ferramenta para o ensino de Geometria , inclusive para cegos.

 

                                                 Geoplano circular

 

O Geoplano circular ainda é pouco explorado . O modelo apresentado, bem como as atividades que aqui serão desenvolvidas  especificamente para o ensino da trigonometria e suas funções.

 

           É de fácil observação que os  materiais concretos são alternativas interessantes para que alunos formulem hipóteses, troquem idéias, façam descobertas, ou seja, enriqueçam o momento de aprendizagem.

 

Segue abaixo a relação de algumas atividades propostas nesse minicurso.

 

GEOPLANO CIRCULAR & TRIGONOMETRIA

 

1) Obtenha o menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio às 9h 30 min.

2) Localize a menor determinação positiva dos seguintes ângulos:

a)    750º = cor branca

b)   825º = cor amarela

c)    3030º = cor  verde

d)   1530º = cor lilás

           3) Circunferência Trigonométrica é uma circunferência orientada, de raio      unitário    ( r = 1 )   sobre a qual um ponto O é a origem de medida de todos os arcos nela contados. 

         Localize na circunferência trigonométrica( no geoplano circular):

  • Os eixos do plano cartesiano
  • Os quadrantes ( sentido anti-horário ) .

Determine cada quadrante. 

1º quadrante = cor lilás

2º quadrante = cor branca

3º quadrante = cor  verde

4º quadrante =  cor amarela

              4) O Seno  de um ângulo é a ordenada do ponto-extremidade do arco. Os  sinais do seno dos ângulos  do 1º e 2º quadrantes são positivos  e os do 3º e 4º quadrantes , negativos.

               O cosseno de um ângulo é a abscissa do ponto-extremidade do arco. Os sinais do cosseno dos ângulos do 1º e 4º quadrantes são positivos e os do 2º e 3º quadrantes , negativos.

        No Geoplano circular fica fácil ! Observe-o e determine os sinais de :

a)      sen 30º                              e) cos  300º

b)      sen105º                             f) cos  105º

c)      sen  60º                             g) cos 60º

d)     sen  90º                             h) Crie você

       5 )Represente na circunferência trigonométrica as extremidades dos arcos:

          a)   45º ,  135º  ,   225º   e   315º  ( cor lilás )

          b)  30º ,  150º  ,  210 º  e   330º ( cor branca )

          c)   60º  ,  120º ,   240º   e  300º  ( cor verde )

          Observe  os arcos  que foram representados.

          Agora determine  o simétricos dos ângulos notáveis:

              30º ( cor branca )

              45º ( cor lilás )

              60º ( cor  verde).

      6) Comprove que :

a)        cos 60º é igual a  0,5

b)       sen 60º é maior que 0,5

c)        cos 30º é igual ao seno de seu complemento

d)       sen 30º é igual ao cosseno de seu complemento

e)        sen 90º é igual a  1

f)        cos 90º é igual a zero

g)       seno e cosseno  de 45º são iguais

h)       tangente de 45º é igual a 1

 

     7) Complete as tabelas com os sinais do seno e do cosseno:

 

1º quadrante

2º quadrante

3º quadrante

4º quadrante

sen x

 

 

 

 

cos x

 

 

 

 

   

 8) Valores notáveis do seno e cosseno:

rad

0

À/2

À

3À/2

Grau

90º

180º

270º

360º

sen x

 

 

 

 

 

cos x

 

 

 

 

 

 

      9) Complete com os simétricos dos ângulos notáveis

 

30º

 

 

 

45º

 

 

 

60º

 

 

 

 

À/6

 

 

 

À/4

 

 

 

À/3

 

 

 

      10) Obtenha os valores de seno e cosseno dos  seguintes ângulos:

a) sen 120º  =_____       cos 120º = _____

b) sen 330°= _____       cos 330º = _____

c) sen 135º = _____      cos 135º = _____

d)  sen 225º = _____     cos 225º = _____

e) sen 210º = _____      cos 210º   =_____

f) sen 780º = ______     cos 780º = _____                         

     11) Simplifique    :

sen ( À + ± ) . sen (À  ±)

        sen ( - ± )

     12) Simplifique :

3sen 0º + 5cos 180º - 7sen 270º

           sen² 90º + cos² 180º

 

      13) Resolva no intervalo  0 d x < 2À               

    a)  sen x  =  -1

    b)  sen x  = - ½

    c)  cos x = - ½

    d)  cos² x = ½

     14)  Mostre que sen² x  + cos ² x = 1

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

AMOULOUD, S.A. Fundamentos da didática da matemática e metodologia de pesquisa. CEMA (Caderno de educação matemática). v.3. São Paulo: PUC, 1997.

BRITO, A. de J.; MOREY, B. B. Geometria e trigonometria: dificuldades dos

professores de matemática do ensino fundamental. In: John A. Fossa (org).

Presenças Matemáticas. Natal: Edufrn, 2004.

DAMBRÓSIO , Ubiratan, Educação Matemática: Da Teoria à prática, 10ª Edição, Campinas, SP: Papirus, 1996.

GEPEM, Boletim, v. 20 . RJ ,: Capes, 1987.

PIRES, Celia Maria Carolino, Currículos de Matemática: da organização linear à ideia de rede, 1ª Edição, São Paulo, SP: FTD, 2000.

SMOLE, Kátia Cristina Stocco e Maria Ignez de Souza Vieira Diniz, Matemática- Ensino Médio, 1ª séire , 5ª Edição, São Paulo: Editora Saraiva,2005.

 


Autor: Elizabethe Gomes Pinheiro


Artigos Relacionados


O Ensino Da Geometria Em Escolas Estaduais E Municipais .

Origami: U Ma Arte No Estudo Das Retas E Ângulos .

Interdisciplinaridade E Contextualização No Ensino De Geometria: O Número De Ouro E A Divina Proporção

Relato Da Aula De Matemática,brincando De Apipa Também Se Apeende Geometria Na Eja

Trigonometria E O Uso De Material Concreto Para O Ensino Da MatemÁtica

O Ensino De Geometria No Projovem Campo Saberes Da Terra

A UtilizaÇÃo De Materiais DidÁticos Nas Aulas De MatemÁtica