EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS NO SEGMENTO VAREJISTA DO RAMO DE CALÇADOS DA CIDADE DE ITUMBIARA - GO



O presente estudo buscando embasamento teórico nos conceitos referente à empreendedorismo e plano de negócios tem como problema de pesquisa: quais fatores principais levaram os empresários do ramo de calçados a empreender e se o plano de negócios foi utilizado para tal empreendimento? Visando adquirir as respostas para tal problema, o objetivo geral foi identificar o perfil empreendedor das pequenas empresas do segmento varejista no ramo de calçados e a consequente utilização do plano de negócios. Os objetivos específicos pretenderam analisar se qualquer pessoa pode ser um empreendedor; verificar se os empreendedores são ligados às características pessoais; demonstrar a importância do plano de negócios na implantação de pequenas empresas; verificar a utilização do plano de negócios. Para tanto, a metodologia utilizada foi através de pesquisa classificada como descritiva que envolveu métodos quantitativos e qualitativos; baseada em pesquisas bibliográficas, documental e de campo, através da aplicação de um questionário, sendo que na apuração dos dados coletados, utilizou-se de estatística simples e análise de conteúdo. A importância deste estudo se baseia na contribuição para o desenvolvimento do conhecimento referente ao empreendedorismo e plano de negócios, tanto para os acadêmicos do curso de Administração quanto para a sociedade como um todo. Os resultados da pesquisa foram analisados quanto ao perfil dos empreendedores; quanto ao processo utilizado no início das atividades; quanto ao conceito de empreendedores e plano de negócios e sua aplicação no mercado; quanto às dificuldades na administração da empresa e a possibilidade de contratação de um administrador. Desta forma, nas considerações finais desta pesquisa, verificou-se que os empreendedores do segmento varejista no ramo de calçados da cidade de Itumbiara  GO demonstraram que se tornaram empreendedores, em sua maioria, voluntariamente e com certa experiência anterior no ramo, revelando, portanto que houve uma oportunidade aproveitada para que se empreendesse e ainda que o fato de possuírem experiência no ramo específico influenciou na decisão de se tornar um empreendedor deste setor. Quanto à utilização do plano de negócios verifica-se que, embora os empreendedores considerem a importância da utilização na implantação da empresa , assim como ferramenta de gerenciamento, não houve total comprometimento quanto à sua aplicação, já que a maioria não utilizou o plano de negócios ao iniciar o planejamento de sua empresa.

O empreendedorismo está atravessando crescimento inesperado em todas as suas dimensões. Timmons (1990 apud DOLABELA, 1999) fala em revolução silenciosa, que será para o século XXI mais que a revolução industrial foi para o século XX. Segundo Schumpeter (1934 apud DOLABELA, 1999) o empreendedor pode ser considerado como motor da economia, o agente de inovação e mudanças, capaz de desencadear o crescimento econômico. Isto é muito importante, porque significa que através da atividade empreendedora, pode haver iniciativas de liderar e coordenar o esforço no sentido do seu próprio crescimento econômico.

Acredita-se ser possível alterar a curva da estagnação econômica e social através de indução de atividades inovadoras, capazes de agregar valores econômicos e sociais. (Dolabela, 1999). Essa visão pode ser reforçada ao verificar que segundo SEBRAE  SP, no Brasil existem 5,1 milhões de empresas e deste total, 98% são micro e pequenas empresas, o que atribui a elas 67% das ocupações e 20% do PIB do país.

Para Fortin (1992 apud DOLABELA, 1999), o empreendedor é uma pessoa capaz de transformar um sonho, um problema ou uma oportunidade de negócios em uma empresa viável. Dornelas (2001) inclui nas características de um empreendedor ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ser orientado a mudanças, persistente e líder visionário.

Ainda conforme Dornelas (2001), o plano de negócios é parte fundamental do processo empreendedor. Uma vez que os empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento.

Salim et. al. (2003) conceitua o plano de negócio como um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros. Para Pavani (1997), o plano de negócio é um documento especial, único e vivo que deve refletir a realidade, as perspectivas e a estratégia da empresa. Segundo a autora, o plano de negócios deve abordar em seu conteúdo, as mudanças no ambiente econômico, do mercado, nos aspectos tecnológicos e, por fim, as mudanças internas ocorridas na empresa.

Neste contexto, esta pesquisa abordará o seguinte tema: o empreendedorismo do segmento varejista no ramo de calçados da cidade de Itumbiara - GO, portanto relacionando-se às pequenas empresas, ao varejo calçadista, ao empreendedorismo e, finalmente, ao plano de negócios. Referente ao tema proposto, o problema de pesquisa é: quais fatores principais levaram os empresários do ramo de calçados a empreender e o plano de negócios foi utilizado para tal empreendimento?

Este estudo contribuirá para o desenvolvimento do conhecimento referente ao empreendedorismo e plano de negócios, tanto para os acadêmicos do curso de Administração quanto para a sociedade como um todo, uma vez que envolve não somente o amplo campo de atuação e aplicação do empreendedorismo e plano de negócios, mas refere-se ao perfil do segmento especifico. Podendo ainda ser utilizado como fonte de pesquisa para possíveis empreendedores que pretendam ingressar no ramo de calçados do comércio varejista da cidade de Itumbiara  GO.

Além disso, torna-se relevante uma vez que conforme o SEBRAE (2002), as micro e pequenas empresas contribuem para o crescimento e aumento da distribuição de renda no Brasil, representando 99,2% do total de estabelecimentos e, portanto, responsável por 52,8% dos empregos do país.

Sendo assim, o objetivo geral deste estudo é identificar o perfil do empreendedor das pequenas empresas do segmento varejista no ramo de calçados. E ainda como objetivos específicos:

·Analisar se qualquer pessoa pode ser um empreendedor;

·Verificar se os empreendedores são ligados às características pessoais;

·Demonstrar a importância do plano de negócios na implantação de pequenas empresas

·Verificar a utilização do plano de negócios.

Considerando-se os objetivos apontados, para a realização desta pesquisa utilizou-se da pesquisa classificada como descritiva que envolveu métodos quantitativos e qualitativos. Baseou-se ainda em pesquisas bibliográficas, documental e de campo, através da aplicação de um questionário contendo: 20 perguntas, sendo 15 fechadas e 5 abertas com os empresários do segmento analisado. Para apurar os dados coletados, utilizou-se de estatística simples e análise de conteúdo.

Para tanto, o trabalho apresenta-se em três capítulos. No capítulo 1 consta a apresentação teórica dos princípios relacionados ao empreendedorismo e empreendedores, fatores condicionantes, taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas e alguns exemplos. No capítulo 2 verificam-se conceitos referentes ao plano de negócios, sua importância e a necessidade de utilização, além da estrutura para elaborá-lo. Finalmente no capítulo 3 apresenta-se a metodologia para elaboração do estudo, assim como a analise e discussão dos resultados da pesquisa realizada no segmento varejista do ramo de calçados da cidade de Itumbiara  GO e, por fim, as sugestões que podem ser aplicadas.

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Autor: Nayelle Correia Santos


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