Clama A Mim



CLAMA A DEUS

Então, na sua angústia clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações (Salmos 107:6)

Angustia significa agonia, amargura, ansiedade, consternação, desgosto, dor, expiação. Todas estas coisas poderão nos acontecer em momentos variados de nossa vida. Eu ou você poderemos estar sofrendo com uma dor localizada na cabeça, nas pernas ou qualquer outro local do nosso corpo. Mas a angustia é um estado de muita depressão, onde o ser humano não sabe, se quer, o que deve ser feito.

Jesus já nos deu direcionamento acerca daquilo a que estamos sujeitos a passar nesta vida. Quando Ele estava despedindo-se de seus discípulos, pois já estava próxima a hora de sua expiação, os advertiu: "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16:33).

Muitas são as aflições do justo; mas de todas o Senhor o guarda. Nós temos muitos princípios para serem seguidos, além dos mandamentos da Lei de Deus. E pecamos por sermos negligentes com a palavra, por não pô-la em prática, nos desviando daquilo que o Senhor recomenda aos seus escolhidos. O Pai nos fala: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14).

Amados, o caminho da santificação é estreito. Não podemos largar o arado. Uma vez com Cristo Jesus, nunca mais com o mundo. Esta deve ser a nossa meta.

Muitas aflições que passamos são resultantes de nossas próprias ações ou omissões. As obras da carne continuam a ser praticadas pelos crentes. Paulo nos diz que "Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais de novo, a jugo de escravidão" (Gálatas 5:1).

O diabo anda ao nosso derredor para tragar, destruir sonhos, separar os casais, aleijar as pessoas, enfim, para matar os nossos sonhos. A nossa mente é tipo um computador dado por Deus e por meio do Espírito Santo, nos conectamos com a mente de Cristo. Logo, é imprescindível guardarmos a palavra de Deus no nosso coração (mente), como forma de ficarmos ligados na videira (João 15:1-2).

Para compararmos a vida eterna, você pode imaginar duas montanhas muito altas, onde você está em uma e deverá fazer a travessia para a outra. O único caminho acessível à outra é uma passarela estreita (Jesus), sobre um abismo (mundo), onde lá embaixo existem correntezas de águas, pedras de vários tamanhos, além de animais ferozes (ação do mal). Se você escorregar, certamente morrerá. Assim é a nossa passagem na terra para alcançarmos a vida eterna. Logo, se eu acho difícil me submeter à travessia existente (Jesus) e procuro andar por outros caminhos, certamente não conseguirei alcançar o alvo, as moradas eternas que Jesus prepara para aqueles que lhes foram dados pelo Pai.

A fé, o único elemento que nos liga a Deus, vem pelo ouvir a palavra, escrita nas Escrituras Sagradas. A Leitura deve ser diária e após esta, é bom orarmos ao Senhor para que aquela nos revista, nos dê sabedoria e entendimento na nossa jornada.

Na angustia, fale ao Pai, expresse toda a dor que está sentindo e faça o seu pedido com fé, crendo naquele que é o nosso advogado e juiz de todas as causas. O Salmos 37 nos fala: "Agrada-te do Senhor, e ele satisfará o desejo de seu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito como o sol ao meio dia".

Amados irmãos, a angustia, proveniente de uma injustiça é muito grande. Nem sempre a justiça dos homens se cumpre de uma forma verdadeira e justa. A força do homem é pequena em relação à força do mal, que guerreia dia a pós dia, para que não sejamos vitoriosos. Paulo nos informa na Epistola de Efésios: "Sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes".

A verdade e a justiça são características do Deus vivo razão porque o servo do Senhor tem que aprender a viver sem recorrer a mentiras, eximindo-se de praticar injustiças. A oração, na hora da angustia, deverá ser feita com o sentimento que vem da alma, empregando-se sempre a palavra de Deus, escrita no evangelho, como se fora uma petição dirigida a um juiz, fundamentada nas leis.

Jesus sentiu muita angustia na alma. Antes da sua prisão, Jesus dirigiu-se ao Getsêmani com os discípulos e mandou-os assentar, e saindo para um lugar reservado para orar, levou consigo a Pedro e os dois filhos de Zebedeu. Naquele momento, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, disse aqueles: "A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo" (Mateus 26:36-38).

A angustia que Jesus sentiu, antes de orar ao Pai, se deu pelo fato de saber que já estava próximo o momento em que seria levado para julgamento. Como filho de Deus, sabia de tudo que iria se suceder, chegando ao ponto de dizer em oração a Deus: "Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice ! Todavia, não seja como eu quero e sim como tu queres".

Vejam que o próprio Jesus sofreu enquanto homem sobre a terra. Outros profetas também passaram por grandes tormentas, tendo perecido alguns com mortes horrendas. Mas, felizmente, já somos esclarecidos e conhecedores do Evangelho, para aqui caminharmos firmes, com a plena consciência de que uma vez declarado Jesus como nosso único Deus e salvador, já somos salvos (Romanos 10:9-10).

E, como Paulo mesmo sugeriu, devemos ser seus imitadores, caminhando para a tão sonhada salvação. Porque mesmo passando por tribulações, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos salvou.

Por fim, lembremos o que Paulo deixou escrito em 2 Corintios 4:7 e 8: Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos.

A palavra de Deus é verdade e ela se cumpre na vida daqueles que crêem e confiam nele. Davi tinha esta intimidade com Deus e sabia que o Senhor nos livra de todas as tribulações. Leiam o Salmos 107 na hora da angustia e tome posse, com fé, do livramento e da vitória de todas as suas causas.

Paz seja com todos !

Zenaide Alcântara de Sousa


Autor: Zenaide Alcantara de Souza


Artigos Relacionados


O Salmo 23 Explicitado

Apelo Para O Senhor

À Sobra Das Tuas Asas!

Jesus Venceu O Mundo, Você Também Pode Vencer

Sem Jesus, Nem Pensar!

Fé Inteligente

Deus De Promessas