O que nos oferecem as TIC (Tecnologias da Informática e da Comunicação) para as praticas docente?
As novas tecnologias criam novas linguagens e formas de representação, e permitem criar novos cenários de aprendizado. As instituições educativas não podem permanecer as margens, têm que conhecer e utilizar essas novas linguagens e formas de conhecimento. Ao falar da integração das novas tecnologias na educação é necessário se ter uma referencia entre o uso dos novos meios e da inovação educativa a ser realizada por etapas.
Na 1ª etapa, exploração de novas possibilidades que oferecem as novas tecnologias para um aprendizado, desenvolvimento de novas habilidades e da compreensão do papel que podem ter as Tics na aula.
Na 2ª etapa aperfeiçoar habilidades, pessoas e a cooperação da TIC no aprendizado e desenvolvimento de praticas de classe que integram as tecnologias do aprendizado.
E na 3ª etapa considerar um desenvolvimento de habilidades avançadas, exploração das possibilidades inovadoras para a classe quanto ao uso das tecnologias e a possibilidade de compartilhar o conhecimento e as habilidades com os outros.
A escola foi afetada pelo desenvolvimento tecnológico e que estamos se ajustando as novas tecnologias da informação comunicação (TICs) , não só como um recurso a mais para o desenvolvimento de um processo educativo de qualidade, pois elas por si constituem um objeto da educação no sentido de que ajuda conteúdos curriculares que tem que ser abordados em um ensinamento obrigatório.
As TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) oferecem aos docentes a possibilidade de replantar as atividades tradicionais de ensinamento, ampliando e complementando com novas atividades e recursos de aprendizagem. As funções do docente e o seu papel como mediador, facilitador cognitivo e social é o projeto do currículo, informação, formação, elaboração de conteúdos e materiais, orientação, modelos de discursos grupais e a avaliação. Para que isso aconteça é preciso integrar os professores as novas TIC e para isso é preciso que eles tenham conhecimento dos mesmos. Contudo integrar a tecnologia a pratica de aula, não exige só aprender como se deve usar a tecnologia, mas repensar a maneira de ensinar, favorecendo um enfoque construtivista.
A experiência de professores e alunos em trabalhar com as novas tecnologias em todos os níveis de ensinamento é positiva. Juntos eles podem determinar tarefas de aprendizagem como: buscar informação, conhecer estratégias de busca de informações (aprender), interagir em conhecimentos a partir da informação, adquirir habilidades do uso das ferramentas da informática, compartilhar, ou utilizar o intercambio (auto-avaliação), comprovar a execução dos objetivos, controle dos resultados e correlação dos testes ou avaliações e por fim a comunicação interna e externa.
Apesar dos cursos, seminários e palestras sobre o uso das novas tecnologias, a maior parte do professorado, não se sente preparado para utilizá-lo em classe, se perdem no manejo do sistema informativo, desenvolvimento das atividades de aprendizagens integradas ás TICs, como no uso de multimídias, da televisão com pen drive, do data show, DVD, power point ,entre outros.
Os professores que valorizam positivamente os meios tecnológicos consideram como valiosas ajudas para o aprendizado, ainda que bastante crítico com respeito às possibilidades de utilização, devido a falta de software educativos, beneficio econômico, poucas viabilidade ao longo dos objetivos, escassa flexibilidade da instituição, na percepção de sua necessária introdução nas aulas, falta de recursos, infra-estrutura e equipamentos. Percebemos que são muito os obstáculos a vencer no processo de integração das TICs nos centros educativos .
Devemos aproveitar as oportunidades que esses novos recursos nos oferecem para potencializar o aprendizado colaborativo e construtivista, devemos aproveitar a Internet como um espaço para comunicação social e o aprendizado em rede.
Entender uma informação transmitida na televisão, internet, requer o mínimo de conhecimentos prévios sobre os aspectos mais diversos. Desde historia, geografia, política nacional, internacional, literatura, e inserida por isso sobre todo o conhecimento requer um saber que não esta ficando em nenhuma disciplina especifica como tal, exige uma capacidade de interpretar, discernir e combinar para se ter um critério de credibilidade sobre as fontes que nos informam os feitos comentados.
É um grande engano supor que quem vai utilizar os meios de comunicação já tenha informações suficientes para fazê-lo, se faz necessário ter um conhecimento prévio um requerimento adquirido por uma analise desde a experiência pessoal, cultural e grupal capaz de servir de referência a que nos chegam desses meios de comunicação.
Autor: Guiomar Andrade De Oliveira
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