Vaidade Humana



Há um filme que ficou muito conhecido por ressaltar a vaidade humana, como um pecado preferido do diabo. O filme apresenta um homem que se deixa corromper pelos desejos e prazeres deste século. No final, o diabo, representado, por um advogado bem sucedido, diz a famosa frase: "Vaidade, meu pecado favorito".

Quem já ouviu falar da história de Dorian Gray sabe, que diz respeito a um jovem inocente que se corrompe através das promessas de poder riqueza e amor. Gray, após ter sido cortejado e elogiado por muitos, que lhe faziam crer ser especial por sua incrível beleza, aos poucos o jovem belo se torna num homem horrendo.

Na nossa sociedade moderna ao exigir que os homens sejam brilhantes e poderosos, a cultura moderna alimenta sua vaidade. Ao voltar-se para a própria imagem e deixar-se embriagar pelo poder, o homem acaba negando seus sentimentos e se deparando com a incômoda sensação de vazio.

Nossa cultura alimenta a vaidade humana, mas não há lugar para o fracasso. Tentamos formar uma sociedade de super homens e mulheres, cujo êxito é avaliado em termos de conquistas materiais, associando-se à realização pessoal com sucesso. Vivemos num mundo narcisista, isto é, as pessoas voltadas para a sua própria imagem.

Vaidade humana é visto no meio cristão ainda como uma forma discreta e restrita. Vai além de hábitos da aparência e ostentação de ornamentos. Ela brota no coração que se deixa corromper, desejando coisas que vai além da necessidade.

A vaidade e o egoísmo foram a causa principal da queda do homem. A serpente incitou Eva e em seguida Adão a pecar despertando no coração, o poder de conhecer o bem e o mal igual a Deus, segundo as palavras mentirosas da serpente. (Gn 3.5). Caim não suportou de seu irmão ter a melhor oferta ao Senhor e matou Abel. Igualmente Davi, deixou-se levar pela vaidade de querer o que não devia. Cobiçou a mulher de Urias, Bate-Seba, apesar de já ter muitas mulheres.

De que adianta o homem ser rico, famoso, ter grande poder em suas mãos, conquistar o mundo e ser vazio e sem rumo? Que valor está passando para nós e nosso semelhante? Tenhamos zelo pela nossa alma e pela solidez espiritual da igreja de Deus. Observemos os nossos passos e os nossos caminhos até a vinda de Cristo. Que tipo de igreja está contribuindo para que ela esteja dentro da vontade de Deus?

GRUPO REVELANDO A PALAVRA: http://br.egroups.com/group/revelandoapalavra


Autor: Nilma Coimbra


Artigos Relacionados


O Salmo 23 Explicitado

Eu Jamais Entenderei

O Homem E A Mulher

Dor!

Sem Jesus, Nem Pensar!

O Que é O Pecado?