Método Dáder



O Método Dáder é uma ferramenta de prática profissional em que o farmacêutico se responsabiliza pelas precisões do doente atribuída com os medicamentos, através da detecção, prevenção e resolução dos Problemas Relacionados com Medicamentos (PRM), de um modo contínuo, sistemático e documentado, com auxílio do próprio doente e de outros profissionais de saúde, com o objetivo de atingir resultados concretos que melhorem a condição de vida do paciente.

O Seguimento Farmacoterapêutico representa um campo de intervenção farmacêutica em que o profissional pode colaborar de modo efetivo para aprimorar a qualidade de vida dos doentes, reduzindo a morbidade, a mortalidade associada aos medicamentos e, no caso de pacientes internados, o tempo de internação. Segundo o método, o acompanhamento se baseia nas seguintes etapas: entrevista inicial, visitas diversas, arquivo de dados, avaliação das informações, ciclo de resolução de PRM, detecção de PRM, plano de intervenção e registro do resultado do seguimento farmacoterapêutico.

Os PRMs são problemas de saúde, entendidos como resultados clínicos negativos, derivados da farmacoterapia que, produzidos por diversas causas, conduzem à não consecução do objetivo terapêutico ou ao aparecimento de efeitos não desejados. Os PRMs causam um controle inadequado da enfermidade, e quando surgem, podem ser identificados pelo farmacêutico clínico, e solucionados. Segundo o Consenso de Granada existem cinco classificações de Problemas Relacionado com Medicamentos: PRM 1: o doente tem um problema de saúde por não utilizar a medicação que necessita; PRM 2: o doente tem um problema de saúde por utilizar um medicamento que não necessita; PRM 3: o doente tem um problema de saúde por uma inefetividade não quantitativa da medicação; PRM 4: o doente tem um problema de saúde por uma inefetividade quantitativa da medicação; PRM 5: o doente tem um problema de saúde por uma insegurança não quantitativa de um medicamento e PRM 6: o doente tem um problema de saúde por uma insegurança quantitativa de um medicamento.

O método não é aplicado somente por um farmacêutico, é também destinado a estudantes e professores de cursos de graduação em Farmácia que almejam discutir e refletir sobre as necessidades de desenvolvimento do farmacêutico para atuar clinicamente nos ambientes de exercício profissional, tais como, farmácias, drogarias, farmácias de manipulação, farmácias hospitalares e na assistência farmacêutica dos Estados e Municípios.

Desta forma, conclui-se que é indispensável à prática da atenção farmacêutica. Para isso, é essencial que o farmacêutico adquira novos conhecimentos e habilidades que possam habilitá-lo a atuar na equipe de saúde a fim de identificar, prevenir e resolver os PRMs que os pacientes possam apresentar, assim como promover o uso racional de medicamentos.

Anna Cristina Ribeiro Pereira Soares


Autor: Anna Cristina Soares


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