Conhecimento do HPV Entre os Adolescentes de 14 à 17 Anos
RESUMO
A infecção causada pelo HPV é a principal doença sexualmente transmissível de etiologia viral e a mais comum em todo o mundo. Este quadro se torna ainda mais preocupante por se tratar de uma infecção que pode levar ao desenvolvimento do câncer do colo do útero. No Brasil estima-se que existam 34 milhões de portadores do papiloma vírus entre homens e mulheres, o que o coloca em primeiro lugar no ranking de incidência da doença, atrás apenas da China, Índia e países Africanos. Em condições normais, o tempo de evolução entre o contato com o HPV e o desenvolvimento do câncer do colo do útero dura em média 10 anos, assim a probabilidade de uma mulher que realiza exames ginecológicos preventivos regularmente, vir a desenvolver câncer do colo do útero é extremamente pequena.Com a incidência crescente do inicio precoce das relações sexuais, as diferenças para limite de idade ao iniciar a vida sexual entre rapazes e moças,e a falta de informação sobre o sexo oposto, faz com que sejam um grupo importante em termos de risco epidemiológico para doenças sexualmente transmissíveis.Por estes motivos, os adolescentes se tornaram um grupo prioritário nas campanhas de prevenções de DST's e gravidez precoce. O que complica esse controle de DST's e aplicação de métodos preventivos, é que muitas vezes os pais não sabem da iniciação sexual dos filhos e a vergonha de falar sobre o assunto faz com que exames específicos não sejam realizados.Neste trabalho, foi verificado que falta informação sobre a transmissibilidade, as complicações e consequências do HPV e que as informações disponiveis para a população é variada e muitas vezes controversa, o que dificulta o entendimento sobre o assunto.Atraves de questionários feitos e aplicados pelas autoras deste trabalho, a adolescentes do Ensino Médio de 14 a 17 anos e seus professores, foi verificado que os professores não estão aptos a discutirem o assunto em sala de aula e embora os alunos tenha a disciplina DST's na grade curricular, o HPV não é mencionado em sala de aula. Apartir deste resultado, resolvemos que deviamos contribuir com a população fazendo um trabalho rico de informações e com clarezade entendimento.
1. INTRODUÇÃO
A Infecção causada pelo Papiloma Vírus Humana (HPV) é considerada a principal doença sexualmente transmissível de etiologia viral e a mais comum em todo o mundo.
Trata-se de um vírus com mais de 100 tipos diferentes, sendo que 20 deles podem infectar o trato genital. No Brasil, estima-se que existam 34 milhões de portadores do papiloma vírus entre homens e mulheres, o que coloca o País entre os primeiros no "ranking" de incidência da doença, atrás apenas da China, Índia e países africanos. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Brasil, apenas no ano de 2003, 4.110 mulheres morreram de câncer do colo do útero e 16.480 mulheres foram diagnosticadas inicialmente com HPV, as quais se não tratadas podem vir a desenvolver o câncer de colo do útero.
» Baixe o artigo completo para continuar lendo.
Autor: Adriana Jesus Silva
Artigos Relacionados
Mulheres X Hpv E Seus Fatores De Riscos: Uma Revisão De Literatura
Câncer Na Laringe é O Mais Comum No Brasil
O Exame De Papanicolau Na Gestação é Importante No Controle Do Câncer Do Colo Uterino?
CÂncer De Colo De Útero
Avaliação Do Conhecimento E Realização Dos Métodos De Detecção Precoce Do Câncer De Próstata
Índice De Papiloma VÍrus Humano (hpv) Detectados Nos Exames De Papanicolau Realizados No Centro De SaÚde I Na Cidade De Itaueira-pi
Fatores Que Predispõe O Desenvolvimento De Neoplasia De Colo De útero Em Portadoras De Hpv