A música: uma expressão linda do ser humano



A música faz parte da vida de todo indivíduo e do seu cotidiano. Como dizem os românticos, a música é uma das formas mais belas de expressão do ser humano, além de tocar e encantar os corações com sua melodia, acabam trazendo uma história para que as pessoas possam refletir sobre o tema proposto. A partir daí, pode-se perceber o valor inestimável que a música tem na vida de toda pessoa.

Liddy Chiafarelly (1961, p. 13) cita o seguinte sobre a música:

A humanidade sentiu sempre necessidade da música em sua vida, por ser forma de exteriorização dos próprios sentimentos mais íntimos, que a palavra não podia dar, por vários motivos.

 

 

Dessa forma, pode-se dizer que a música é uma atividade que atinge facilmente a sensibilidade de quem a faz e a escuta podendo exprimir algo de grande valor a outra pessoa. 

A musicalidade no âmbito escolar iniciou-se em nosso país no ano de 1937, numa escola vocacional com intuito apenas de continuar os estudos musicais. A partir daí, houve uma expansão muito grande da utilização da música, pois se percebeu os diversos benefícios que a mesma poderia proporcionar, além da musicalidade.

Na sala de aula o propósito de trabalhar a música não precisa ser apenas como motivação da aula, mas pode ser também para despertar nos alunos um interesse a mais pela música.

A música pode ser trabalhada na sala de aula de várias maneiras:

¾          Conhecer a métrica, as estrofes e as rimas;

¾          Interpretar o tema exposto na letra, para enriquecer a sua visão de mundo;

¾          Trabalhar conteúdos gramaticais;

¾          Parodiar através da música trabalhada;

¾          Propor aos alunos que façam uma pesquisa sobre determinado cantor;

¾          Expor o estilo musical favorito dos alunos, pedindo que os mesmos falem sobre seu estilo;

Além dessas propostas, o professor pode trabalhar a musicalidade de outras maneiras, basta o educador querer e colocar em prática visando o lado pedagógico objetivando tornar suas aulas mais práticas, agradáveis, diferenciadas, eficientes e produtivas no auxílio da assimilação dos alunos. Mas lembrando sempre que a música deve ser trabalhada cuidadosamente, pois se utilizada de forma errada, impondo regras e limites, a música não atingirá o seu verdadeiro objetivo. É facilmente sabido que o professor quando assume a responsabilidade de trabalhar a música, além do preparo adequado nas aulas, o mesmo deve sentir prazer e interesse pelo seu objeto de trabalho. Não esquecendo que o educador deve selecionar muito bem as músicas que utilizará em suas aulas, sendo necessário que o mesmo ouça diversas músicas de estilos diferentes para poder formar sua opinião em relação a musicalidade que queira trabalhar.

Como elucida Martins Ferreira (2006.p.14-15):

Quando um compositor está escrevendo uma peça musical, deve planejar seu trabalho com um detalhamento tão cuidadoso quanto um arquiteto ao projetar uma construção. Em cada caso, o produto final deve possuir continuidade, equilíbrio e forma.

 

 

A música utilizada de forma responsável, criativa e planejada, não apenas como uma forma de descontração com combinações de sons, mas sim como uma estratégia pedagógica, contribui para os educandos das seguintes formas:

·              Aumentando a autoestima, a observação, a criatividade e a concentração;

·              Favorecendo a aprendizagem da leitura e interpretação textual;

·              Desenvolvendo a criticidade do aluno através da letra musical e;

·              Despertando e desenvolvendo nos aprendizes sensibilidades na observação diante de questões impostas para eles.

De acordo com Liddy Chiafarelli (1967, p. 20) a criança só aprende bem quando presta atenção, só presta atenção quando existe interesse, portanto é necessário renová-lo sempre, estimulando a atenção.

Levando em conta o que a autora cita, cabe ressaltar que o professor deve está sempre preparado para mudar o seu planejamento diante da aula, quando necessário. Não se deve insistir que os participem, mas sim, tornar a aula mais atraente e prazerosa para que todos tenham vontade de participar.

Diante de tudo que fora mencionado, pode-se dizer que a música utilizada como uma estratégia pedagógica é de grande auxílio para os professores no processo de ensino-aprendizagem por se tratar de um recurso motivador e integrador contribuindo para uma aula estimulante, prazerosa, rica e eficaz sem deixar de ser significativa.

 


Autor: Monalisa Lisboa


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