PLANETA POETA, cultura nordestina



CULTURA GENEALOGICA DE PARNAMIRIM..

O Coronel Mariano da Costa Araújo Agra, que na adolescência, adotou o sobrenome Japyassu, passando a ser conhecido como o Coronel Mariano Japiassu. Nasceu no dia 26 de Janeiro de 1853 em Santana do Saco PE, que depois se chamou Leopoldina PE e hoje Parnamirim no alto sertão de Pernambuco. Nesta localidade era dono da Fazenda Cacheiro, ali era conhecido como Seu Yoyô do Cacheiro.
No século XIX, transferiu-se para o muni¬cípio de Alagoa do Monteiro, Estado da Paraíba, onde comprou a fazenda Juá, cerca de 32 Km de São Thomé, (hoje, Sumé PB), e cerca de 20 Km de Camalaú e 6 Km de Monteiro. Comprou-a por 800 mil réis do Cel. Luis Alves.
Mariano Japyassu era filho do Cap. José de Araújo Costa e de sua esposa, dona Maria Aguiar de Araújo, o Cel. Mariano da Costa Araújo, ou Mariano Ja¬pyassu, foi colega de colégio do Pe. Cícero Romão Batista, com o qual se correspondia. Era homem alegre e inteligente, rabiscando, vez por outra, artigos para a Gazeta de Pesqueira de Zeferino Galvão ou outro velho jor¬nal da sua época. Mariano Japiassu tinha como avós paternos: Domingos da Costa Araújo, oriundo de Portugal, vila Lanhoso Comarca de Guimarães, que aqui chegou no século XVIII, casado com Tereza Gomes de Figueiredo, filha de Pantaleão Fernandes de Figueiredo (Português do Porto) e Maria Gomes de Figueiredo, Pernambucana do Eng. Rio Formoso, hoje cidade de Rio Formoso, na Zona da Mata de Pernambuco.
Autor: Bel Tenorio Salviano


Artigos Relacionados


FamÍlia Costa

Biografia De Antonio De SÁ Neves

FamÍlia Almeida

FamÍlia Cantarelli

Parnamirim-pernambuco

FamÍlia AraÚjo

FamÍlia Diniz