A Importância da Religião e da Ética na Educação



Este artigo mostra que a educação é um processo muito mais complexo do que muitas pessoas costumam imaginar. Não é apenas um aglomerado de conhecimento e teorias, essa trajetória envolve a palavra vida, abrange o ser como um todo. Para que o processo educativo de alguém seja pleno, é necessário o desenvolvimento das faculdades mentais, físicas e espirituais. É nesse raciocínio que a religião entra como peça fundamental no desenvolvimento do ser humano. A educação tem o objetivo de fazer com que o homem perceba o mal e também de restabelecer a relação harmônica entre Deus, o homem e a natureza.

O ser humano não pode ser considerado como pequenas partes isoladas, deve ser visto como um ser integral, que necessita de assistência em todos os âmbitos de sua vida. O processo educativo não pode se reduzir apenas aos aspectos teóricos de conhecimento, o aluno também precisa estar preparado para enfrentar situações práticas de sua existência e principalmente estar amadurecido para perceber o importante papel que exerce na sociedade.

A religião sempre esteve presente na sociedade. Durante a Idade Média, a filosofia esteve intrinsecamente ligada à Igreja (religião), ao final desse período esse conceito foi se modificando, e assim a filosofia foi tomando um caminho independente da religião, porém as duas correntes se desenvolveram individualmente, cada uma com suas peculiaridades. O que é interessante notar é que mesmo com essa divisão, a religião subsistiu a todos os períodos históricos, e na atualidade, ainda faz parte da construção da existência humana.

No âmbito escolar e educacional, no que diz respeito à educação de filhos, a maioria dos pais tem procurado instituições que prezam por valores morais e éticos, e geralmente essas instituições estão ligadas a algum pensamento religioso. O educando que compreende a importância da ética e da moral, é um indivíduo que estará mais consciente do seu papel na sociedade.   

A ética e a moral têm um lugar muito importante no processo educacional. A moral é o modo como o homem se comporta representado em um conjunto de normas e regras, ou seja, o ato do ser humano. Segundo Vasquez (2005), a moral não é ciência, mas objeto da ciência; e, nesse sentido, é por ela estudada e investigada. O papel da moral é regular as relações entre os indivíduos e sociedade. A ética é a teoria ou a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade (VÁSQUEZ, 2005), ou seja, a avaliação do ato do ser humano. Seu papel é a abordagem dos problemas morais com o rigor da ciência. As características dos valores morais estão relacionadas com o comportamento das pessoas, por atitudes de dever e não dever, pela importância atribuída aos valores e consequentemente pelos sentimentos de existência e manifestações de respeito.

Todos esses conceitos devem permear a construção do caráter de um indivíduo. O ser humano que cresce sem essas orientações, terá sérios problemas para conviver bem e harmoniosamente em sociedade. A ética e a moral são peças fundamentais na formação do homem e ainda assim, Kierkegaard por Geisler (2003) afirma que o individual religioso está mais alto do que o universal ético. O ético é uma exigência prévia para aquilo que é religioso, e o ético permanece intacto, mesmo quando é transcendido pelo religioso. Nota-se que a ética e a religião podem caminhar em harmonia e ambas contribuindo para a formação dos indivíduos.

O grande desafio da educação é fazer com que os estudantes desenvolvam habilidades e raciocínios mais elevados, preparando-os para o sucesso numa sociedade complexa e contraditória, e preconizar o valor da capacidade humana em agir e pensar a serviço da restauração do ser humano. Só através da educação plena (física, mental e espiritual), os indivíduos podem desenvolver melhor os aspectos intelectuais, físicos e espirituais, dessa forma, poderão contribuir positivamente com a sociedade em que vivem.

A educação e a religião devem caminhar juntas, interligadas, pois o ser humano não é composto de partes isoladas, é um ser como um todo, se uma das partes não for bem trabalhada, o processo educativo não será eficiente.


Autor: Adna Couto


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