O Amor Nosso de Cada Dia
A palavra "amor" origina-se do Latim e tem diversos significados na nossa língua. Pode ser afeição, compaixão, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. Mais popularmente, o amor envolve a formação de um vínculo emocional com alguém que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação.
Do ponto de vista gramatical, é uma palavra abstrata. Talvez venha daí toda a complexidade em se poder defini-lo.
Existem vários níveis de amor: Social, afetivo, paternal ou maternal, fraternal (esse não se refere somente ao afeto entre irmãos, mas pode ser dirigido aos amigos, companheiros, membros de um mesmo grupo- social ou religioso).
Para os amantes, amor é o sentimento que preenche de alguma forma a alma e o corpo e não somente por alguns minutos, dias ou meses, mas por muitos anos, quiçá eternamente enquanto dure e mais: "... Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure." (Vinicius de Moraes).
Ainda que tenhamosmilhares de conceitos e definições, a priori, o amor é o sentimento inicial e vital de todo e cada ser humano, animal ou qualquer outro ser dotado de sentimentos e capacidade de raciocínio natural. Desde o nascimento, dependemos do amor. Inicialmente, do amor da mãe que alimenta, da família que mima, do círculo de amigos, até à necessidade de compartilhar com um outro as nossas aspirações, anseios e demonstrações de apego (... alguém pra chamar de seu... -Paralamas do Sucesso). Um dos maiores mistérios da vida é a experiência da amar outra pessoa.
Todos carecemos de amor e queremos reconhecer esse sentimento em nós e nos outros, não importando em que tempo. O amor é de vital importância para nossas vidas, tal como o ar que respiramos, tanto é que, sem amor, não sobrevivemos porquanto o amor equilibra e traz a paz de espírito quando é necessário. Diferentemente da paixãoque se pode definir até mesmo como uma degenerescência provinda do amor, onde o indivíduo tende a ser menos racional, priorizando o instinto de posse sobre o objeto que lhe causou o desejo. Quando as pessoas se relacionam unicamente através da paixão, podem experimentar uma sequência de emoções tão fugaz que toda a ética e a consciência acabam se esvaindo nos ares.
O amor vem ligado a sentimentos de ternura, de intimidade emocional, de compartilhamento, de troca física e psicológica, de doação prazerosa,de alegria pelo bem do outro, de orgulho pelas suas vitórias e conquistas. O amor traz uma verdadeira transformação do individualismo para a reciprocidade. Traz harmonia interior, equilíbrio, paze emoções em equilíbrio.
Para que seja duradouro, é preciso que seja construído dia após dia. As relações amorosas não podem ser um edifício pronto e acabado. Amar é uma construção ininterruptaatravés de ações afetuosas, de diálogo, de tolerância, de apoio, de vínculos tecidos no companheirismo, na aceitação e compreensão do outro.
Cada um dos membros dessa relação é um indivíduo e, como tal, tem seu modo de pensar, suas qualidades e defeitos, suas crenças, seus princípios, enfim, são seres que se aproximaram, mas que têm diferenças. O desafio está em estabelecer uma sintonia entre as divergências de opiniões, o entendimento, a aceitação das limitações, e preservar suas identidades, seu eu interior.
Amar não édeixar de ser um, é antes de mais nada, conviver, compartilhar, correlacionar-se e todos os outros verbos que, na mesma linha, tenham o sentido de "viver a dois". Amar também envolve o saber dividir as dores, sofrer quando o outro sofre,deixar livre quando o outro precisa de espaço, de recolhimento, de intimidade interior. É preciso lembrar que existe um homem e uma mulher nessa relação, que não é uma simbiose, e que eles não são "um só", e sim dois. Isso vai alimentar o desejo do encontro.
"... Não quero os sonhos dos loucos,nem a vontade dos sem-alma.Eu quero a certeza da vida.A afirmação do amor."
(Carlos Eduardo Bronzoni)
Autor: Lucia Czer
Artigos Relacionados
Ausência Ferida
Caminhos Do Amor
Amor X Paixão
O Amor Limpa A Alma
Sentindo Amor
Te Amar
Amor,amor,amor