Análise SWOT: Uma Ferramenta Indispensável



Introdução:

O artigo utiliza-se da fundamentação cientifica para que seu objetivo possa ser alcançado e a proposta do mesmo seja a mais profunda e real, apresentando assim, as teorias a respeito da Análise SWOT, demonstrando-se sua eficácia e importância junto a um plano estratégico de uma organização.

Assim sendo, o artigo intitulado de Análise SWOT: uma ferramenta indispensável, apresenta colocações sobre o processo da análise dos pontos fracos e pontos fortes de uma organização. Com o escopo de difundir e melhorar o conhecimento acerca da Análise SWOT, a qual gera benefícios as empresas.

Desenvolvimento:

Dentre as ferramentas que dispomos para a realização de um planejamento de marketing, existe a chamada Análise SWOT que é uma das ferramentas utilizadas para fazer análise do ambiente interno e externo de uma organização na busca de suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

SWOT sigla de origem inglesa, é um conjunto de palavras onde Strenghts se refere as forças, Weaknesses a fraquezas, Opportunities a oportunidades e Threats a ameaças. Para tanto, na literatura do marketing, não há registros precisos sobre a origem desse tipo de análise empresarial, mas, a mais aceita é que a Análise SWOT foi criada pelos professores Kenneth Andrews e Roland Chistensen da Havard Business School.

Quanto à análise dos fatores internos (ambiente interno) de uma organização temos como estudo as forças e fraquezas que trata dos pontos fortes e fracos da empresa. Assim, quando se percebe um ponto forte, devemos ressaltá-lo ainda mais e quando um ponto fraco é percebido deve-se agir para corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos dentro da organização. A outra parte de estudo da Análise Swot, trata do ambiente externo na busca de ameaças e oportunidades. Trata-se de analisar tudo que está fora do controle da empresa, mas que é importante de se conhecer e de se monitorar. Entre estas forças a serem consideradas estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, entre outros.

O caminho para a aplicação da Análise Swot é realizar o levantamento de suas variáveis que devem ser monitoradas. Para tanto é de fundamental importância conhecer bem a organização de modo a lembrar-se apenas das forças e fraquezas relevantes.

Tarapanoff nos diz que o passo a ser seguido para a realização de uma Análise SWOT segura e eficaz é:

"[...] criar uma escala onde cada uma destas variáveis é avaliada em relação aos objetivos da organização. Costuma-se classificá-la como: força importante, força sem importância, neutralidade, fraqueza importante ou fraqueza sem importância. Como a organização raramente pode investir em todas as áreas ao mesmo tempo, os itens fraquezas importantes e forças importantes devem ser priorizados ao se traçar estratégias de marketing e receber orçamento". (TARAPANOFF, K. 2001, p. 31),

Referência:

TARAPANOFF, K. Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: UNB, 2001.


Autor: Carlos Antonio Furtado Dutra


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