Contribuição Da Psicologia Para A Educação
AUTORA: SOBREIRA, R.C.F.
DEFINIÇÃO DE PSICOLOGIA:
- O que é ?
- Como ela contribui para a educação ?
A psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, como = andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar.
O papel do psicólogo e sua área de atuação é compreender o comportamento do ser humano, verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquela maneira. Quando ele consegue compreender e explicar tal comportamento, ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor. Este profissional, pode atuar no campo da medicina, na área da industria e na área da educação. Aqui, dois aspectos merecem a sua atenção:
1º- aspecto – o estudo das diversas fases do desenvolvimento do ser humano;
2º- aspecto – o estudo da aprendizagem e das condições que a tornam mais eficiente e mais fácil para o aluno.
A contribuição da psicologia para a educação é fornecer subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas várias modalidades de ensino, tais como:
- na Educação infantil;
- no Ensino Básico Fundamental, da 1ª á 8ª série;
- no Ensino Médio;
- na EJA;
- na Educação Especial;
- na Educação Inclusiva.
Permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada, compreendida.
Na Educação Infantil, ajuda no planejamento e na dinâmica das atividades infantis a serem desenvolvidas e permite o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento da criança nas diferentes fases =
- na fase sensório-motora – que é a fase da formação da inteligência prática, se refere á manipulação de objetos, á percepção e movimentos. A criança precisa expandir seus movimentos, explorando seu corpo e o espaço físico de forma a ter um desenvolvimento sadio.;
- na fase sócio-afetiva – compreender que é relevante que a criança tenha uma auto-imagem positiva de sua identidade própria e que seja sempre valorizada e estimulada em suas atividades, no seu processo de interação e socialização no seu grupo social;
- na fase simbólica – reconhecer que a linguagem é a forma de expressão individual e como sendo fundamental no processo de socialização da criança;
- Na fase cognitiva – considera que a criança conhece e constrói conceitos á medida que age, observa, percebe e se relaciona com objetos do mundo físico.
Nas demais modalidades de ensino, a contribuição se mostra ao subsidiar o planejamento das propostas de atividades curriculares com o objetivo de orientar a exploração, a descoberta e a construção de noções, isto é, o desenvolvimento e o conhecimento do mundo físico e social – da língua, da matemática, das ciências naturais e sociais – que são os eixos básicos da função pedagógica na escola.
A expressão, tanto verbal como corporal, que a criança, o adolescente e o adulto manifestam através do dialogo, das atividades, das brincadeiras e dos jogos, são fundamentais para ampliar seus conhecimentos, fornecendo uma base sólida para o processo de socialização e construção da linguagem oral e escrita.
É através das relações,enfrentando desafios e interagindo uns com os outros e com o meio ambiente,
que os indivíduos desenvolvem seus pensamentos intelectuais.
A contribuição da psicologia para a educação se dá , de modo especial e mais acentuado, na modalidade de educação Especial, pois, esta é uma educação organizada para atender específica e exclusivamente alunos com determinadas necessidade educativas especiais e, cujo objetivo, está inscrito nesta definição. Uma das principais características desta educação é denominar tanto uma área de conhecimento – sobre necessidades especiais de crianças deficientes – quanto um campo de atuação com profissionais especializados, como = professores, psicólogos, educador físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.
Outra característica desta educação é que ela não promove o convívio de crianças deficientes com as crianças normais.
A Escola tem um papel essencial na construção do intelecto dos indivíduos que vivem em sociedades escolarizadas. E o desempenho desse papel só se dá na medida em que, conhecendo a situação de desenvolvimento cognitivo do aluno, a escola dirige o ensino para estágios de desenvolvimentos mais avançados, ainda não incorporados pelos alunos, funcionando como um motor de novas conquistas intelectuais.
Bibliografia: KRAMER, S. Com a pré-escola nas mãos. Ed. Ática.São Paulo,1993.106
PILETTI. N. Psicologia Educacional. Ed. Ática. São Paulo,1993.334
WIKIPEDIA: Enciclopédia livre, 2008
REGINA CELIA DE FREITAS SOBREIRA
TITULAÇÃO: PEDAGOGA
UFV
TEL:031-3891-3408
2008-03-21
Autor: Regina Sobreira
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