DEUS PAI E JESUS



:Por:José Silveira de Oliveira

JESUS HISTORICO VENHA CONHECERMELHOR PARA AMÁ-LO

A MISERICÓRDIA DE DEUS PAI E O PROJETO JESUS CRISTO PARA VOCÊ CONHECERSUA MISSÃO NA TERRA HÁ DOIS MIL ANOSE TER CORAGEM DECOLOCÁ-LA EM PRÁTICA HOJEANDANDO MOSTRANDO AOS IRMÃOS SEU PROJETO PARA MUDARESTE MUNDOCHEIO DE VIOLÊNCIA E DESAMOR. LEIA A BÍBLIA SAGRADAELA É A MAIOR LITERATURA DOPLANETA , NÃO TEM PRÁ NINGUÉM. Toda Escritura é inspiradapor DEUS e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça. A fim de que o homem de DEUS seja perfeito preparado para toda boa obra. "II Tm 3,15-17. PARA DESCOBIRJESUS CRISTO , ,FILHO DE DEUSJo 14,1-7 E FILHO DE MARIA. Mt 1,18- 25.

DEUS PAI E JESUS

DEUSPAICRIA O MUNDO.

Vamos começar nossa pesquisa com a pergunta: Quem éJESUS ?Para fazer como Lucas no prólogo do Evangelho Lc 1,1-4e At 1,1-3,investigar e afirmar como PEDRO , afirmou:" Tu és o MESSIAS, o filho do DEUS vivo, " Mt 16,16. E descobrir as maravilhas que ele irá operar em suavida.Isto é se você deixar.

VISÃO TEOLÓGICADACRIAÇÃO.

No inicio do livro de Gênesis encontramos duas narrativas sobre a criação. Pertencem a épocas diferentes e refletem situações e problemas diferentes. Como já dissemos, nenhuma das duas pretende ser um relato científico das origens do mundo e do homem, pois o narrador não estava presente ao acontecimento; sua preocupação é responder as questões levantadas pelo povo do seu tempo. A HUMANIDADE PONTO ALTO DA CRIAÇÃO,(Gn 1,1-2,4a) Esta primeira narrativa da criação nasceu durante o exílio na Babilônia (586-538 aC.No ano 587 a C. ) osbabilônicos ocuparam Jerusalém ( 2Rs 25,2-21) , prende o rei Joaquim.E é obra de sacerdotes. Na Babilônia, os judeus deportados viviam em comunidades.Nesse tempo corriam o risco de perder a própria identidade, cultural, religião eassimilar o ambiente estrangeiro. Na Babilônia, os deuses eram outros, a força da natureza e dos astros era personificada como deuses, e inclusive a função sexual era vista como algo divino. A fim de manter a identidade dos exilados, os sacerdotes criaram essa narrativa, tomandomedidas muitoprecisas. A narrativa tem a forma de um grande poema,e assim deve ser visto, deixando de lado a comparação com as modernas concepções sobre a origem do universo.A terra estava sem forma e vazia. Gn 1,2 -E quer mostrar que existe um único DEUS vivo e criador. DEUS cria o mar animais Gn 1,24-25.Cria as arvores, a chuva para molhar o solo Gn 2,4-6 assim DEUS cria o homemGn 2,7 e sopra nas narinas e dá vida . No tocante à origem da vida, é preciso distinguir vida vegetativa, vida sensitiva e vida intelectiva. As duasprimeira modalidades dependem de um principio vital material, que bem pode Ter sido eduzido da matéria em evolução. Ao contrário, a vida intelectiva depende de um principio vital (alma) espiritual, que só pode provir de um ato criado de Deus.

O Senhor DEUS vê que para o homemviver sozinho é ruim, então cria uma companheira a mulher Gn2,21-25 O homem dormeum sono profundo Esse sono profundo é um sinal do mistérioque cerca a relação homem-mulher. Um foi criado para o outro e, quando se unem na relação matrimonial, estão obedecendo ao projeto de DEUS, que emerge do mais fundo de cada um, a fim de formar uma nova unidade para os dois, para os próprios filhos e para a sociedade. Gn 2,24 " Pôr isso, um homem deixa seu pai e sua mãe, e se une à sua mulher, e eles dois se tornam uma só carne." Deus cria a mulher da costela do homem, e não da cabeça para a mulher não mandar no homem. Nem dos pés para o homem não fazer da mulher sua escrava. Mas da costela, do lado para ser sua companheira e unidos pelo matrimônio: Ossos do meus ossos e carne de minha carne Gn 2,23-24. Viviam nus não sentiam vergonha Gn 2,25 . Isto é despojados de suas maldade, vaidade soberbaprojetos opressores, auto-suficiênciaque causam a separação doirmão emorte. Mas este homem é tentado pela serpente que representa o satanás Gn 3,1-2 tentador que vem ao mundo para gerar divisãoe morte, apocalipse 12,9 . Convence a mulher (Eva) a nãoobedecer ao projeto de DEUS que é de vida Amor eFraternidade. Induz a comer do fruto da arvore da vida, que Deus disse: Para não comer senão morreriam Gn 3,3 . Mas a mulher ouviu avoz da serpente (satanás) e foi comer do fruto da arvore da vida, porque era diferente, apetitosa e boa para os olhos e ela a mulher desejava adquirir discernimento, isto é se tornar igual a DEUS, conhecendo o bem e o mal Gn 3, 5 6 . neste ato de comer do fruto da arvore o homem e mulher cometem o pecado, portanto , é uma ruptura. Pois o homem quis absolutizar o seu pequeno discernimento, como se fosse o discernimento absolutoem outras palavras o grande pecado é uma ofensa contra si mesmo, cometida pôr renunciar ao Dom de DEUS e, portanto é também uma ofensa a DEUS. Em relação aos descendentes dos primeiros pais, o pecado original tornou-se algo hereditário. Dizemos que todos os homens nascem com a culpa original.Vejam este comentário no livro de Eclesiástico: 15,17-20  A vida e a morte estão diante dos homens, e a cada um será dado o que cada um escolher. De fato , a sabedoria do Senhor é grande, pois ele é Todo-Poderoso e tudo vê. Seus olhos estão sobre aqueles que o temem, e ele conhece cada ação que o homem realiza. Ele não mandou ninguém se tornar injusto e a ninguém deu permissão para pecar. Tg 1, 12-15 Feliz o homem que suporta com paciência a provação! Porque , uma vez aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu àqueles que o amam. Quando tentado, que ninguém diga: "Deus está me tentando". Porque Deus não é tentado a fazer o mal nem tenta a ninguém. Cada um é tentado pelo seu próprio desejo, que o atrai e seduz; a seguir, o desejo concebe e dáá luz o pecado, e o pecado uma vez consumado, gera a morte. Evadescobre, que estão nus, descobre sua profunda miséria, está nu, isto é rebaixado. O homemfoge de DEUS e descarrega covardemente sobre o outro sua própria responsabilidade. Mas Deus não foge permanece no jardim, passeia pela terra e chama os responsáveis pelo pecado a prestar contas. O homem procura um "bode expiatório": a mulher que puseste junto a mim".O homem e a mulher acusam-se mutuamente, porque o mal não une. E começa o julgamento e a condenação.A punição para a mulher dores de parto e o homemcondenado a ganhar o pão com o suor de seu rosto. Podemos observar que a sentença condenatória do homem é ganhar o pão com o suor,nistoconsisti um mundocom um relacionamento socialextremamente conflituoso, quando pessoas auto-suficientes se encontram, elas partem para a competição, a exploração, a opressão, e violência. Não há dúvida, a diversidade de tendências dentro do homem é algo decorrente da própria natureza humana ( sensível e espiritual, ao mesmo tempo); todavia ela estaria superada se o homem não tivesse pecado em suas origens. Ela hoje existe como conseqüência do pecado, conforme Romanos 5,12-15,"Assim como o pecado entrou no mundo através de um só homem e com o pecado veio a morte, assim também a morte atingiu todos os homens porque todos Pecaram. De fato, já antes da Lei existia pecado no mundo, embora o pecado não possa ser levado em conta quando não existe Lei. Ora, a morte reinou de Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não haviam pecado, cometendo uma transgressão igual á de Adão, o qual é figura daquele que devia vir. O Dom da graça, porém não é com a falta. Se todos morreram, devido á falta de um só, muito mais abundantemente se derramou sobre todos a graça de Deus e o Dom gratuito de um só homem, JESUS CRISTO". Observamosacima que o pecado leva a morte do homem (espiritualmente) ele perde a noção da caridade da justiça e do amor. Também Perde o acesso à árvore da vida agora o homem morreespiritualmente Gn 3,22-34. O centro desta questão é a pretensão de ser como DEUS, para tornar-se Auto-suficiente, isto éum falso deus. Pois descobriram sua nudez Gn 3,7pôr isso perdem a filial divinaa graça santificante e a elevação do homem á condição de filho de DEUS, chamado a participar da vida e da felicidade do próprioDEUS. É o que se deduz do texto sagrado, o qualindica claramente que Adão vivia na amizade com o Criador. Este Dom é dito "sobrenatural" isto é, ultrapassa todas as exigências daintelectualidadehumanaChamados de dons preternaturais, isto é que ampliavam as perfeições da sua natureza humana. Como:Não morriam  Não sentiam sofrimento  Ciência moral infusa, isto é que o tornavam aptosimune ao desejo da concupiscência desregrada, visto que viviam nus e não se envergonhavam.Abriram-se os seus olhos e viram que seu projetoé de auto-suficiência , opressão e de morte, por isso se escondem de DEUS Gn 3,8. O projeto de DEUS é de vida, partilha solidariedade fraternidade e caridade , Eclo. 7, 32-36. O homem desprovido da graça de DEUS, não sabe o que fazer e coloca a sua culpa no outro, para justificar seuspróprios erros , Gn 3,12. AssimO HOMEM, se afasta da presença de DEUS e cria uma sociedade, que produz opressão e morte, Gn 4,8. Nasce Caime depois Abel Gn 4,1-2 Caim mata Abel pôr inveja. Como Deus perguntou a Adão "onde estás"?AgoraDeus perguntaa Caim: Onde está seu irmão? O homem é imagem de Deus, amar o homem significa amar a Deus, matar o irmão significa desprezar a Deus. Dentro desta situação de morte podemos observar o comentário em 1João 3,11-15 sobre a relação humana verdadeira " Porque esta é a mensagem que vocês ouviram desde o principio; que nos amemos uns aos outros. Não como Caim: Pertencente ao maligno, ele matou seu próprio irmão. E pôr que o matou? Porque as obras de Caim eram más e as do seu irmão eram justas. Não estranhem, irmãos, se o mundo odeia vocês. Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos aos irmãos. Quemnão ama, permanece na morte. Todo aquele que odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem dentro de si a vida eterna. Caim se afasta de Deus e do irmão e cria uma cidade Gn 4,17.


Autor: José Silveira De Oliveira


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