Merchandising no varejo pet



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA

Programa de Pós Graduação em Administração – Disciplina 5892 Política dos Negócios no Varejo

AS AÇÕES DE MERCHANDISING NO

VAREJO PET DE SÃO PAULO

Um estudo exploratório no segmento de rações

para animais domésticos

Sandra Pires de Almeida[1]

Artigo Produzido como parte

integrante de avaliação da disciplina,

sob responsabilidade de:

Prof. Dr. Cláudio Felisoni de Angelo

Prof. Dr. José Augusto G. da Silveira

Prof. Dr. Nuno Manoel Martins Dias Fouto

2009

Resumo

O estudo sobre merchandising no varejo pet de São Paulo é uma observação exploratória acerca do uso das técnicas de merchandising, nas rações para animais domésticos, sob o ponto de vista do marketing de varejo. O estudo exploratório procurou identificar as principais marcas de rações para animais domésticos, cão e gato, o investimento e o tipo de ação de merchandising mais usada no ponto de venda caracterizado como varejo pet; procurou identificar as principais lojas de varejo pet de São Paulo, do ponto de vista dos fabricantes e de amostra de consumidores, e verificar através de observação como as ações de merchandising são aplicadas de fato. Diante da natureza exploratória do estudo, foi possível dividir a metodologia em duas fases: a primeira teve por objetivo identificar as principais marcas de ração para cão e gato através de cruzamento de dados de entidades do setor e consulta junto a amostra de consumidores em duas comunidades no orkut; a segunda conteve a ação de entrevista junto ao gerente de produto, trade ou de merchandising de três marcas de rações e visita de observação nas duas lojas de varejo pet, todos identificados na primeira fase do estudo. Fato é que a indústria de produtos e serviços para animais domésticos é uma realidade difícil de passar despercebida do olhar econômico. O Brasil é o segundo maior mercado do mundo com uma população de 32 milhões de cães e 16 milhões de gatos, sendo que São Paulo detém 52% desta população. Dois dos principais pontos de venda de varejo de produtos e serviços dedicados a este setor são redes com quase 10 lojas cada, média de nove check outs e quinze funcionários por loja, ambas posicionadas como categoria de sortimento em análise de varejo, podendo inclusive o dono trafegar com o animal no espaço durante as compras. O merchandising torna-se uma ferramenta de grande importância tanto para fabricantes de rações quanto para o varejista.

Download do artigo
Autor: Sandra Pires Almeida


Artigos Relacionados


Merchandising No Ponto De Vendas

Orientação Para O Mercado: Um Estudo De Caso No Varejo De Materias De Construção De Curitiba

Merchandising No Ponto De Vendas

O Poder Do Marketing De Varejo

Comportamento Dos Consumidores De Produtos De Moda No Varejo De Guarabira-pb: Caso D’lu Modas

Merchandising Conceitos, (definições E Aplicações)

Merchandising - Conceitos, Definições E Aplicações