Aprenda a Dizer Não Sem Culpa



Hoje em dia, muito se fala sobre a importância do QE (Inteligência Emocional) que foi descrita e estudada pelo psicólogo Daniel Goleman. Segundo ele, a Inteligência Emocional determina nossos comportamentos e é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas no ambiente de trabalho.

 

Eu percebo, pela minha vivência profissional na área de Recursos Humanos, que as pessoas são contratadas pelo seu QI (Inteligência Intelectual), mais habilidades e conhecimentos e são demitidas pelo seu comportamento (QE). Isto acontece pela falta de habilidades de relacionamento humano, compreensão, gentileza e pela dificuldade de dizer não.

 

É possível dizer não sem perder oportunidades e sem sentir-se culpado?

 

Eu acredito que não só é possível como é a melhor maneira de conseguirmos manter relacionamentos adequados e positivos. E é isto que eu vou demonstrar aqui. Saber dizer não é uma arte e um respeito a você mesmo.

 

Quando dizemos um sim titubeando ou um não já nos arrependendo, esta energia é captada pelo outro. Esta incerteza pode ser vista como insegurança.

 

Você já se deparou com situações no ambiente de trabalho, ou mesmo no contato com outras pessoas fora dele, em que precisaria dizer não e não teve coragem? Se você ainda não se viu nesta situação, prepare-se para quando ela aparecer na sua vida.

 

Vamos fazer um exercício rápido agora. Lembre desta situação concretamente: você querendo dizer não e algo lhe impedindo... Responda as seguintes perguntas:

- Quem estava envolvido nesta situação?

- O que esta pessoa representa a você?

- O que esta situação representa?

- Quais as conseqüências que terá se der uma resposta positiva?

- E se a resposta for negativa?

- O que você realmente gostaria de fazer? Por quê?

 

Este estudo já irá lhe dar indícios para poder tomar uma decisão assertiva. Ele fará você analisar a situação e as conseqüências de sua decisão.

 

Até agora tudo bem, você conseguiu fazer a primeira parte e chegou à conclusão que realmente deve dizer não. Mas como dizer o não adequadamente?

 

1.    Estude a pessoa e perceba sua maneira de comunicação. Procure estar em sintonia com esta maneira. Atente para seu tom de voz, seu vocabulário, estilo, objetividade ou subjetividade nas colocações, etc.;

2.    Busque uma alternativa para solucionar a questão e apresente-a. Assim você dará outra solução e dirá um não sem dizer não;

3.    Seja claro, objetivo e no último caso justifique sua resposta; faça o outro entender seus motivos;

4.    Procure não voltar atrás numa decisão tomada. Reflita bem antes de agir.

 

Isto requer treino, observação e ação.

 

Vamos colocar em prática? Boa Sorte e depois me conte como se saiu.

 

Lucienne Baldez (ALLVO DTC)

Fone: (11) 5087-8931

Site: www.allvodtc.com.br

E-mail: [email protected]


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Autor: Lucienne Baldez


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