Inteligência Emocional



A Inteligência Emocional foi popularizada a partir de 1995, pelo psicólogo, jornalista e escritor Daniel Goleman, com o fascinante livro que traz o termo como título.  Através de uma análise coerente e inteligente, Goleman nos mostra que o QI elevado de uma pessoa não é garantia de sucesso e felicidade, contrariando o saber científico difundido até então. Utilizando-se de métodos de pesquisa inovadores que avaliam estados mentais, ondas cerebrais e comportamentos, ele demonstra que pessoas de QI elevados podem fracassar, enquanto pessoas que apresentam quociente mais moderado nos testes obtiveram êxito em seus projetos e metas pessoais e profissionais.

Daniel Goleman derruba categoricamente o mito de que a inteligência é determinada pela carga genética. Para ele a Inteligência é emocionalmente construída através da forma como vivenciamos nossas emoções. Dessa forma; o êxito pode ser produzido por qualquer indivíduo que tenha capacidade suficiente para controlar seus impulsos, agindo com coerência e uma inteligência emocionalmente construída.

Princípios para o desenvolvimento da Inteligência Emocional

Um homem com grau desenvolvido de inteligência emocional caracteriza-se pela habilidade e pela capacidade para  perceber e controlar as emoções de si mesmo das outras pessoas. Tal pessoa tem ampliado a sua capacidade de dominar as emoções com inteligência passando a utilizar o fluxo de suas emoções de forma inteligente e construtiva, melhorando seus relacionamentos conjugais, afetivos, sociais e profissionais.

O processo de aquisição e domínio da emoção através da inteligência está no princípio do conheça-te a ti mesmo. Ter autoconsciência significa reconhecer e compreender nossos pensamentos,  sentimentos e ações, estabelecendo uma relação produtiva entre esses elos para que se produzam reações favoráveis. Assim; adquirimos o poder de dominar as nossas emoções. com o tempo o autodomínio é naturalmente ampliado ao nosso círculo de relacionamentos, levando-nos a uma melhor compreensão do que se passa na cabeça daqueles que convivem conosco, trazendo a perspectiva de uma melhoria significativa em nossas perspectiva de vida.

Como desenvolver e ampliar sua autoconsciência:

Reserve um tempo no final do seu dia para fazer uma auto-análise. Procure perceber o modo como faz as suas ponderações, suas avaliações e seu julgamento acerca de fatos, circunstâncias e eventos ocorridos e repare bem na forma como reagiu.  Para ampliar a autoconsciência é primordial desenvolver a autocrítica. Seja crítico para consigo mesmo, prestando atenção nos seus sentimentos. Repare bem na sua atuação com os outros no decorrer do dia e analise os bons e os maus sentimentos experimentados nessa relação.

Além desse exercício diário de autoconhecimento peça para alguém confiável para que teça uma análise de sua personalidade e lhe apresente uma análise franca sobre a mesma. Os outros enxergam-nos por um prisma diferenciado e muitas vezes, podem revelar algo que desconhecemos sobre nós. Portanto; é imprescindível estar atentos ao que representamos para o mundo. Para ampliar a consciência é necessário, além de ser um crítico positivo de si mesmo, ter a nobreza de aceitar as críticas construtivas dos outros.

Como controlar as suas emoções:

As nossas emoções, quando descontroladas e absortas, dissipam grande quantidade de energia. É necessário dominar e redirecionar essa energia emocional para alcançar os resultados positivos que almejamos. Controle sua excitação, seus medos, seus ódios e seu desânimo porque não tais sentimentos dissipam grande quantidade de energia, acabando por minar todas as sua forças.

É necessário controlar o nosso emocional, habituando-se a focar nossos pensamentos e sentimentos em expectativas positivas .  Faça do bom humor e do entusiasmo grandes aliados em seu dia-a-dia. Aprenda que novos hábitos são criados a partir de novos pensamentos mantidos com sentimento. Pode até parecer difícil no início; mas a medida que seus novos pensamentos são mantidos, embasados em uma nova perspectiva mais positiva, gradativamente vão tornando parte de sua personalidade. Alimente seus pensamentos diários através da emoção e você estará seguramente construindo novos hábitos.

A nossa vida é construída e mantida por uma teia de relações em todos os seus aspectos. E, nossas emoções são as bases que estabelecem a nossa forma de se relacionar com o mundo, determinando sucesso ou insucesso nas mais diversas áreas. Portanto; o domínio das emoções consiste num grande e potente diferencial capaz de nos transportar daquilo que somos para tudo aquilo que almejamos ser ou ter. Somos seres complexos diante de um universo dinâmico, mas ao mesmo tempo simples em seu modus operandi. Seguindo a regra básica do conheça-te a ti mesmo e aplicando-a sob a forma de um autocontrole eficaz, poderemos usufruir positivamente das poderosas energias da emoção.

Aprenda a se automotivar

Acredito piamente que somos o resultado daquilo que pensamos. Isso não se deve apenas ao fato de eu ser um estudioso da Lei da Atração. A razão também tem me mostrado que um ser motivado não só atrai, mas também, gera e constrói uma perspectiva melhor. Um homem motivado está sempre disposto a aprender. E, os mais céticos doutores da ciência tradicional reconhecem que conhecimento é poder. Assim; acreditando ou não na força da crença, aja sempre motivado para o êxito. Quem vive motivado ama o que faz ou aprende a gostar do que a vida lhe reservou. Tem mais energia para trabalhar e produzir melhor, porque o desânimo dissipa força mental e emocional, provocando a estagnação.  Escolha pensar e acreditar naquilo que te faça sentir-se bem. Acredite que você pode desenvolver e potencializar as suas capacidades. Creia em si mesmo e aja confiante e esperançoso que dias melhores virão.

Você pode até ter sido moldado por uma sociedade que cultiva a filosofia do pessimismo; mas não precisa se manter indefinidamente preso a isso. Mude o foco de sua atenção para a grande realidade de que a verdadeira natureza da vida é o aprendizado, a expansão e o crescimento. Observe a natureza e o universo em seu estado original com sua exuberância e grandiosidade. Essa é uma maneira de elevar a sua consciência a um estado de identificação com a opulência do cosmos.

Seja seletivo em relação às suas verdadeiras amizades. Fuja dos pessimistas de plantão e daqueles que sempre estão julgando e condenando a si mesmos e aos outros. Busque agrupar-se a pessoas otimistas e vitoriosas. O otimismo é contagiante e o convívio com pessoas dessa categoria irão te conduzir a um estado de espírito motivado e confiante.

Mude o seu visual e o ambiente à sua volta

Transforme a sua casa e o seu local de trabalho em locais mais agradáveis. Reorganize os seu móveis, melhore a iluminação.  Troque a decoração. Vista-se bem, com roupas com design bonito e jovial, faça um novo corte de cabelo, mais moderno. Dessa forma; você estará ocasionando mudanças inconscientes no seu mundo interno, espelho fiel daquilo que vivenciamos externamente. Creia! Uma coisa reflete na outra: o que está fora é como o que está dentro, como nos afirma o velho axioma hermético. Lembre-se: você é um templo sagrado do Espírito Universal e como tal, deve ser respeitado e bem cuidado para que possa estar em sintonia com Ele. E, sua casa e seu local de trabalho são uma extensão de você. Mude-os e será mudado conforme a natureza de sua mudança. Assim a vida é construída.

Desenvolva sua transcendência

Desde os primórdios da civilização o homem tem latente em sua alma a aspiração a algo superior. Todas as religiões do mundo originaram-se dessa necessidade de se ligar a algo transcendental.

Hoje; vivemos em uma época em que o Superior está sendo desmistificado e apresentado de uma maneira mais racional. Mas isso não significa a negação de Deus e sim sua sublimação. Quem analisar todo o conteúdo deste site, verá que é possível aliar razão, intuição e emoção para construir dentro de nós a perspectiva de uma espiritualidade evoluída e muito mais produtiva.

Não estamos querendo incutir uma metodologia ou uma filosofia especifica a respeito de espiritualidade. Queremos apenas estimulá-lo a buscar dentro de si uma perspectiva de apoio transcendental, útil ao seu crescimento interno e externo. Seguindo a sua perspectiva pessoal, você poderá usufruir mais e melhor desse Poder Superior que te guia. Você pode chamá-lo do que quiser: Deus, Sagrado Anjo Guardião, Eu Superior, Jesus, Mente Universal... Não importa o nome que se dê a isso. Importa que você acredite piamente nisso. As evidências comprovam-nos continuamente que a fé em algo superior conduz o homem à realização de milagres de todos os tipos.

Todos os meus livros estão disponíveis para leitura online, no meu site: www.acasadoaprendiz.com . Meus artigos falam sobre as maneiras de despertar o infinito potencial humano, através de técnicas de controle mental e de uma mudança na nossa maneira de pensar e agir diante da vida. Espero que ajude a muitos.

Visite meu site:

www.acasadoaprendiz.com


Autor: Francisco Ferreira


Artigos Relacionados


A Perspectiva Construtivista De Ensino

Inteligência Emocionali

O Sentido Do Natal

A Inadimplência E A Suspensão Do Fornecimento De Energia Elétrica

RelaÇÕes Interpessoais

Curando Nos Níveis Mais Elevados

Planos De Saúde - Análise De Permanência