Marketing Esportivo



MARKETING ESPORTIVO: A importância do marketing promocional na imagem esportiva.

 

Resumo:

O Marketing Esportivo nada mais é do que uma forma de divulgação das empresas patrocinadoras sobre a imagem de seus atletas, clube ou time a uma determinada marca. Onde, tais patrocínios, passaram a ser investidos neste segmento de mercado a partir do final da década de 70 e começo dos anos 80. Essa preocupação partiu da necessidade de aumentar o reconhecimento do público, criar e/ou fortificar um elo entre a empresa e o consumidor, garantir a maior exposição do produto e, principalmente, conferir credibilidade à marca. Neste contexto, precisamos conhecer a importância da imagem publicitária que este segmento utiliza-se.

Desenvolvimento:

Denomina-se Marketing Esportivo a variação realizada pelo marketing promocional, realizado pro meio de associação de imagem do atleta, clube ou time a uma determinada marca. Este segmento também cuida da utilização comercial, licenciamento e imagem de seus atletas, bem como se torna um tipo de mídia alternativa para transmitir uma mensagem publicitária, tendo como objetivo assegurar a sobrevivência dos mais diversos tipos de modalidades, acompanhando as rápidas mudanças ambientais. Em sua nova forma o Marketing Esportivo vem sendo usado para lançar novos produtos, para aumentar a empatia do consumidor em relação a uma empresa, ate mesmo para minar a liderança regional de uma marca.

Em uma palestra sobre Marketing Esportivo, realizada na cidade de Curitiba, Melo Neto (1996) relatou que os motivos que levam uma empresa a investir no esporte estão relacionados ao espaço constante de esporte na mídia em geral, e ao fato do sucesso obtido no esporte ser transferido para o patrocinador, gerando um retorno institucional e de vendas para os seus investidores. Num primeiro momento, o objetivo de qualquer empresa que se utiliza de qualquer forma de marketing (não necessariamente o esportivo) é ter o seu retorno institucional, ver sua marca amplamente reconhecida no mercado beneficiando assim a sua empresa.

Assim, o Marketing Esportivo tem como função, conciliar as demandas raciais do mercado com paixão dos povos com o esporte, onde este pode proporcionar prazer em troca de bons resultados. Na verdade ele contempla benefícios aos investidores que ao longo dos anos vem aumentando cada vez mais, podendo até contar com assessoria de imprensa e espaços reservados para entrevistas coletivas.

Pode-se concluir que este novo investimento é um segmento no mercado de comunicação, fazendo do consumidor um fiel e apaixonado comprador e de sua estratégia mercadológica, um poderoso instrumento para a fama dos desportistas, e um investimento lucrativo para as empresas patrocinadoras.

Referências Bibliográficas:

Marketing Esportivo  Editora Record

Autor: Francisco Paulo de Melo Neto

Sites: WWW.geocities.com.hollywood/studio

          www.arenasport.com.br

         www.publipaes.com.br

 

   

 


Autor: Marcia Virginia Nobrega Cruz


Artigos Relacionados


Baseado Na Publicação: Marketing: De Onde Vem O Dinheiro? - Negócios Do Esporte.

Marketing No Futebol

Planejando A Mudança No Esporte

Marketing Esportivo E A Valorização Das Marcas

Posicionamento De Mercado

Saiba O Que é O Trade Marketing.

O Marketing Digital