Memória Auxiliar



Desde muito cedo, percebi que tinha uma  memória boa. Isto era tido como "Inteligência" . Como o menino é inteligente! Decora números com tanta facilidade!

Quando iniciei no meu trabalho em uma Agência de Veículos, tinha prazer imenso em decorar, telefones de clientes, número de peças, placas de carro, mas um dia percebi, que não estava sendo inteligente!

Porque tudo isto? Seria muito mais fácil e prático, jogar todos estes dados para um local onde poderia anotar tudo, e liberar espaço na mente para coisas do dia a dia. Mas, devido ao costume ainda levou um bom tempo para começar anotar, avaliar, priorizar, sim, para poder analisar o que poderia ser solucionado. Aquilo que não poderia ser solucionado:  aquelas pequenas coisas que vivem arrastando e não fazemos; que fica apenas no dia a dia, tocando a campainha, mas esquecemos de atender.

Acostumarmos com uma agenda não é fácil, para quem não iniciou cedo este hábito, porém é muito útil e nos poupa de muita rotina, estresse, esqueci, não lembrei. Aquelas idéias que nos  cansam, mas continuam ali.

Uma certa vez um amigo me disse: "existe muita Coisa que devemos aprender o mais cedo possível para que vire bom hábito". Inclusive contou-me a história do "Índio", que ao ser criado com os pés descalços, torna-se muito difícil e desagradável a ele, começar a colocar calçado após muitos anos de costume em andar com os pés "livres".

Formar hábitos e com o tempo depois para desabituar-se, a coisa fica muito mais complicada. Uma opinião: Não deixe para depois, faça uma agenda, ou um papel, anote as idéias, mas primeiramente coloque a data   xx/xx/xxxx. Depois As coisas que fazem parte do seu dia a dia: a pagar, a receber, a concertar, a vender, a visitar, a enviar. Aquilo que você vai eliminando, não apague,  apenas coloque um ok e se quiser a data do detalhe efetuado.

Você vai descobrir quanto pensamento, preocupações rotineiras serão solucionadas. Pois pense bem: Se um computador que faz milhões de cálculos em um segundo, os engenheiros chegaram a conclusão que o mesmo necessita de memória auxiliar, vamos ser sinceros, quantos cálculos você faz por segundo? Boa memória, boa agenda! Tenho absoluta certeza, sobrará mais tempo na memória ou espaço útil. Sendo assim, menos preocupação e mais produtividade.
Autor: Elvio Antunes de Arruda


Artigos Relacionados


País De Duas Faces

SolidÃo...

AnimÁlia Urbana

Quem Sou Eu...quem és Tu ?!

Nordeste Que JÁ Morreu

Índio Urbano

DiÁrio De Um Depressivo