Informática na Educação



No século XXI a educação deu salto muito grande, acompanhando o desenvolvimento do mundo e a Educação não poderia ficar de fora da era tecnológica, pois, ela é a fonte de todo o aprendizado humano. Por isso que um curso de informática na Educação é de necessidade absoluta, porque através do curso a pessoa que precisa estudar ou precisa dar continuidade aos estudos poderá fazer através do curso de informática, tem a oportunidade de usar o computador e todas as ferramentas que existe na informática, ampliando a sua visão de mundo e do mundo.

A Informática na Educação abre um espaço muito significativo para as vidas das pessoas, porque podem ter recursos para o aprendizado independente de lugar ou tempo e a Educação a Distancia tem sido a ligação muito especial para que as pessoas atinjam os seus alvos na área do conhecimento e profissionalismo. Não há mais fronteira nem um circuito fechado de pessoas que se conhecem pessoalmente na situação de ensino. As tecnologias contribuem para aumentar o acesso a informação e formação intelectual das pessoas.Na Educação a Distancia podem desenvolver as suas relações dentro de um sistema virtual, mas real. O desenvolvimento tecnológico da informática e das comunicações desloca o estudante para o centro do mundo. A mudança do papel do professor e das metodologias pedagógicas constitui o grande desafio colocado pela Educação a Distancia a cada dia estes cursos estão se aprimorando.

Na LDB 9.394/96 artigo 80 diz que o poder público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distancia, em todos os níveis e modalidades de ensino e de educação continuada.

.As pessoas tendo acesso a Educação a Distancia são alunos como qualquer outro e podem aperfeiçoar-se nessa área como futuros instrutores, professoresde cursos virtuais e estes precisam ser qualificados para que cada recurso tecnológico receba credibilidade, porque este ambientes educacionais não podem perder o perfil de educação, de aprendizado, portanto professor como o aluno precisam estar inteirados neste novo recurso, precisa saber usar as ferramentas necessárias para os ambientes virtuais compatíveis para o aprendizado. O recurso é virtual mas a informação precisa ser o mais real possível, onde o professor e aluno possam desenvolver plenamente o currículo do sistema da Educação.

A introdução de novas tecnologias supõe a liberação do tempo hoje ocupado em tarefas rotineiras e a eliminação das barreiras espaciais ou técnicas de comunicação que empobrecem o desenvolvimento pessoal. No começo do uso da informática na educação, houve muitas barreiras e críticas, as pessoas tinham algumas reservas na questão de serem enganadas financeiramente e também nos estudos, mas a própria vida corrida, os cotidianos das pessoas as levaram a procurar estes ambientes virtuais no setor educacional, pois as deixam autônomos e independentes, até mais responsáveis pelo seu aprendizado.

Existem ferramentas necessárias para uma Educação a Distancia tais como:- O e-mail que é uma forma digital de correspondência enviada pela rede de internet, o aluno tem uma conta em um site, com o seu login e senha ele envia e recebe informações; o mensseger ou chats as pessoas se comunicam em tempo real com uma ou mais pessoas (bate-papo); existem os sites que são locais virtuais que as encontram informações diversas de vários assuntos é como um jornal virtual, o acesso a estas ferramentas às vezes são gratuitos outros não; grupo de discussão que estimula a troca de informação através de mensagens entre vários membros de uma comunidade virtual que tem interesses afins; listas de discussão, são salas virtuais que entra e participa das discussões do seu interesse; world wide web (www.) definida como um grande sistema de informação que permite a recuperação de informação hipermídia, permite o acesso universal de um grande universo de pessoas a um grande universo de documentos; FTP e download são disponibilização de arquivos contendo áudio, textos, imagens ou vídeos; vídeos e áudios sob demanda este permite assistir imagens móveis e imóveis e sons primeiramente encontrados nos sites e depois gravados e armazenados no servidor; vídeo conferencia é a comunicação bidirecional através de envio de câmeras acopladas ao computador; teleconferência definida como todo o tipo de conferencia a distancia em tempo real, envolvendo transmissão e recepção de diversos tipos de mídia, assim como suas combinações; áudio  conferencia é um sistema de transmissão de áudio, recebido por um ou mais usuários simultaneamente.

Existem outros recursos como Cdroms, fitas, disquetes, pendrives, matérias impressos com o objetivo de complementar os cursos e também para os estudantes que tem mais dificuldades de acessar a internet.

Os estudantes da Educação a Distancia através da informática alcançam melhores resultados do que um estudante que está em uma sala de aula de corpo presente.O que ocorre é que "o conhecimento se dá quando vivencia, experimenta, sente,se relaciona, estabelece vínculo, laços entre o que estava solto, caótico, disperso se integra em um novo contexto, dando significado, interação com o mundo pelo interesse, necessidade pelo desejo de conhecer,interar com o meio social e cultural diversos" diz Moran/2002.

"Aprende-se realmente quando consegue transformar a vida em um processo paciente, confiante e afetuoso de aprendizagem... paciente porque nunca acaba paciente porque os resultados sempre aparecem imediatamente e sempre se modificam, confiante, porque o estudante aprende mais quando se tem uma atitude confiante, positiva, diante da vida, do mundo e de si mesmo. Processo afetuoso, impregnado de carinho, ternura, de compreensão, porque se avança muito mais."

A Informatização na Educação tem alcançado estes objetivos então é educação, é conhecimento, é crescimento, é desenvolvimento.

Ladim( 1997) em sua tabela de aprendizagem mostra que o conhecimento eterniza com 90% quando se diz e logo se faz, logo os ambientes virtuais de aprendizagem são ferramentas potenciais para a aprendizagem, pois navegar no ambiente, o aluno não só visualiza, mas também participa, interage, coopera e constrói o conhecimento.

A informática chegou para marcar a história da Educação, principalmente no Brasil, porque nem todos têm disponibilidade aos estudos, assim faz do Brasil um país com um numero elevado de pessoas alienadas, que transfere o seu espaço para outra pessoa que possui mais condições gerais. A informatização na educação está fazendo com que homens e mulheres, jovens e crianças encontrem o seu espaço na sociedade, entrando no campo de lutas em que a sociedade combate para ser reconhecimento de cidadania, como sociedade que possui sujeitos capazes de se irmanar num projeto comum de transformar o mundo e dar um sentido global, sem barreiras.

Na informática todas as pessoas são iguais e falam a mesma língua, dando a cada participante o direito de aprender e relacionar-se sem barreiras culturais ou sociais ou sociais e isto é muito vantajoso para a Educação, pois neste dias modernos, percebe-se que as sociedades a cada dia se distanciam e na Educação o conflito existencial afasta um dos outros. De acordo com Casacarelli( 2002) a integração de conhecimentos e saberes de diversas áreas é a marca de ambientes virtuais de aprendizagem.

O de suporte para a Educação a Distancia, o professor que antes no ensino presencial era o único responsável pelo conteúdo agora com esta pedagogia do conhecimento virtual, o professor é um facilitador da aprendizagem, tornando o ensino mais interativo, obrigando o professor conhecer novas técnicas de aprendizagem principalmente em se tratando de Educação a Distancia precisar estar atualizado tecnologicamente, variando os temas para facilitar o aprendizado dos estudantes.

Através da informática o estudante pode entrar na biblioteca, abrir livros e fazer suas pesquisas é bom ressaltar que bem melhor que o estudante procure trabalhar suas pesquisas dentro do próprio ambiente do site que está desenvolvendo sua aprendizagem e não procurar em sites que não é conhecido e credibilidade é incerta. Portanto o ambiente virtual educacional precisa ter ferramentas, suportes que serão utilizados para a mediação com professor e aluno e o desenvolvimento do curso escolhido. A informatização na educação abre portas para o estudante aprimorar o aprendizado.

Existe ambientes virtuais na Educação a Distancia que trabalha com módulos de treinamentos e recebem alguns nomes como o Schedule que oferece recursos como páginas de abertura; Média Center, com recursos para o desenvolvimento de cursos para instrutores que possibilita incorporar facilmente multimídia, incluindo vídeos e animações; CourseRoom que é o ambiente interativo para a colaboração entre aluno/equipe, aluno/ aluno e aluno/instrutor; Profiles é um repositório de "home Pages" criadas pelos alunos, seus novos recursos inclui habilidade de manter confidenciais as informações de telefone e endereço, opção de usar apelidos para identificação online; Assessment Manager, ferramenta totalmente reestruturada, para que os instrutorespossam avaliar os alunos e dar-lhes um retorno de seu aproveitamento; Customize, ferramenta para alterar a aparência do Learning Space(ambiente virtual) e construir funções e módulos personalizados; Central, ferramenta para gerenciar a criação, instalação, configuração e processos de matrícula/acesso de alunos aos cursos Learning Space, inclui neste recurso o Course Packs que facilita o gerenciamento e a distribuição do conteúdo para cursos existentes e ferramentas para copiar e transferir cursos existentes e ferramentas para copiar e transferir cursos existentes e o estudante para ter acesso a todo este conteúdo, precisa se cadastrar pelo administrador que está promovendo o curso, concordando com os termos de uso.

Com o passar dos anos a informática na educação está se aprimorando, se atualizando.

Na Educação a Distancia se desenvolve a aula Net que tem como base uma abordagem cooperativa- comunicativa, coordenação e cooperação, diferente dos outros ambientes, relacionados virtualizam os elementos físicos da escola tradicional como corredores, quadros, secretárias, salas de aula, bibliotecas. Nas aulas Net existem três aplicações essenciais que são o correio eletrônico, a www e a videoconferência digital(Lucena p.Anais SBC- HTTP://anuel1.cead.puc-rio.br/aulanet2/), TelEduc é um ambiente para criação, participação e administração de cursos na web, o seu alvo é a formação do professor para a informática educativa baseado na formação contextualizada, desenvolvida por pesquisadores no NIED(Núcleo de Informática aplicada á educação) da Unicamp e com facilidade de uso por pessoas não especialistas em computação, a características em computação, a característica principal do ambiente TelEduc é a disponibilidade de atividades, a Gestum foi criada em 1999, com a missão de desenvolver soluções para e-learning, composta de várias metodologias e ferramentas para o desenvolvimento de treinamento via web, ambiente de criação de conteúdo ACC, é um ambiente extremamente amigável, requer conhecimentos básicos de informática para sua utilização, é uma ferramenta que permite ao que escreve visualizar a produção do conteúdo no mesmo formato de sua publicação, o ambiente ACC é de fácil utilização, pois é muito semelhante a um editor de texto, com isso o professor não precisa ser um especialista em informática para disponibilizar o seu conteúdo na web, o seu conteúdo comporta áudio, vídeo, imagem, gif's animado, flash entre outros recursos, sendo que o professor em apenas um click no mouse insere as imagens, os vídeos,gráficos, o ACC tem um padrão de tamanho que, mesmo que a figura seja grande, ele organiza dentro do espaço destinado a El, sem alterar na qualidade dos mesmos.

De acordo com Moran(2000) "Estamos numa fase de transição na educação a distancia. Existem muitas barreiras para serem quebradas porque muitas organizações não aceitam a credibilidade do ambiente virtual e resistem ainda do ensino presencial, há também a rotina de um ensino por formulários, rotinas, provas e emails. Mas para querealmente a informática na educação rompa definitivamente as barreiraseducacionais e deixar todos os cidadãos terem acesso ao ensino e crescer no conhecimento, sem divisão de classes sociais, é preciso de ambientes ricos em ferramentas interativas, o mais importante, profissionais preparados para utilizar estes recursos.

Na revista Nova escola de fevereiro/2010, tem um artigo que comenta que em l983, era raro encontrar escoas que tinham computadores. A revista comenta sobre uma escola de São Paulo, quatorze anos depois 7,5% dos estabelecimentos de São Paulo possuíam a máquina, segundo o Ministério da Educação, pesquisa divulgada em dezembro pela Fundação Victor Civita mostra que, em treze capitais já é de 98% o percentual de escolas públicas com computadores. Outro exemplo que a revista comenta é um projeto que a professora Karla, natural de Lavras, 240 km de Belo Horizonte, formada em Filosofia, começou a lecionar Geografia assim que terminou a faculdade. No começo do ano passado, resolveu encarar uma proposta desafiadora, explorar o ambiente virtual de aprendizagem com as turmas de 8ª e 9ª ano do Centro Educacional NDE Ufla, escola que fica instalada no campus da universidade Federal de Lavras e teve o apoio da instituição. Foi uma aluna da universidade quem desenvolveu e disponibilizou essa rede de relacionamento a serviço da Educação. O trabalho de Karla teve como primeiro passo os alunos e as professoras tiveram de aprender a usar o ambiente virtual, a navegação e as ferramentas que foram feitas simples o padrão da Internet, mas o diferencialé que se trata de um ambiente fechado, ao qual só a turma tem acesso. Nas aulas presenciais, eram trabalhados os conteúdos relacionados á ordem socioeconômica mundial e aos conflitos entre os países. Ao acessar o ambiente virtual, os jovens tinham de postar pesquisas sobre o tema e opinar usando dos argumentos consistentes, fóruns e chats possibilitaram a professora tirar as dúvidas que restavam em sala e verificar se todos estavam lendo os testos de referência e participando de modo satisfatório as discussões. A avaliação foram todas as atividades que ficaram registradas na rede, quem entregou o que, a que horas, como foi a participação de cada aluno nas discussões. Isso permitiu que Karla acompanhasse as aprendizagens de perto, revisse o planejamento sempre que percebia que alguma coisa não estava clara, além de analizar o posicionamento de todos(sem exceção), pois em sala há sempre alunos que participam menos que outros.

A inclusão digital é uma realidade cada vez mais presente, não só nas escolas como também na casa dos brasileiros, lan houses.

A característica da Informática na Educação são conexões infinitas, conectadas pelas vias de uma comunicação veloz e em expansão, altamente flexível e manipulável, é menos material é mais virtual, como descreve Pierre Lévy(1996), é audiovisual e, principalmente, de relações de tempo e espaço caracterizadas pela desterritorialização dos lugares ( Soares,1999) é um emaranhado frenético de informações binárias.

A vida agora acontece em um novo tempo, a que muitos chamam de pós-modernidade, uma época em que predomina a técnica. A educação e os educadores, tal como eram antes, pouco a pouco vão desaparecendo, substituídos por novidades  algumas com virtudes outras não.

A Educação á Distancia exige uma nova pedagogia, exige um novo perfil de atuação. Hoje o desafio da educação é inovar e fazer dos espaços escolares locais que tanto abriguem os valores preciosos de nosso passado quanto formem pessoas que contribuam para um futuro de mais qualidade para mais gente(Revista Pátio-novembro/2009 nº 52)

A Educação a Distancia chegou para revolucionar a educação, as pessoas que não aceitam esta escola virtual será mais uma pessoa na fila dos desempregados e frustrados, quem vai ganhar com isto vão ser o psicólogos, terapeutas,psicanalista e psiquiatras tentando resolver os paradigmas educacionais dos inconformados com a evolução mundial, agora estas pessoas poderão ter uma surpresa se tiverem que marcar sua consultas nos sites e via e-mail. Portanto é bom todos se atualizarem e ajuntar-se as pessoas que querem uma sociedade atualizada, sem barreiras e querendo sobreviver neste mundo maravilhoso da tecnologia.

BIBLIOGRAFIA

- Ambientes de Suporte para Educação a Distancia-A mediação para aprendizagem cooperativa-Querte Terezinha Conzi Mechlecke e Liane Margarida Rockenbach

- CND-Sistema Educacional Brasileiro- Sirley T.Filipak e Rejane de Medeiros Cervi-Curitiba-Paraná

Revista Nova Escola/janeiro/fevereiro/2010p.28; p.40,41,42,43- Estudo em Rede-

Revista Pátio/ novembro/2009 e janeiro/2010- p.36, 37 e 38- Educar na cultura digital

Trabalho de Informática na Educação- Rosane Aparecida Paschoal da Silva


Autor: Rosane Aparecida Paschoal Da Silva


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