O HOMEM E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Analisando as nossas ações no globo terrestre, constata-se que estamos degradando o meio ambiente. Construções indevidas em áreas de preservação permanente, bem como lixões em locais impróprios e o próprio lixo gerado, esgotamento sanitário sem tratamento, além dos resíduos industriais sem destino correto, emissão de gases tóxicos, utilização de agrotóxicos, desflorestamento (causa a desertificação, pois os solos de algumas regiões são pobres de nutrientes e nutridos exclusivamente pela decomposição natural das árvores, portanto, ao derrubar a floresta, o processo regenerativo estará afetado), entre outras causas.
Temos em mãos recursos naturais fantásticos, tais como a riqueza da luz solar, eólica, ondas do mar, energias naturais, orgânicas; capacidade das plantas em absorver o gás carbônico, removendo da atmosfera; produção do ar que respiramos pelos fitoplânctons nos oceanos; recursos hídricos; germinação de plantas proporcionado pelo solo, em fim, uma indústria natural.
E o que fazer para minimizar o impacto antropogênico ao meio ambiente? Um grande passo esta sendo construído, que é saber que necessitamos fazer algo para interagir os tripés do desenvolvimento sustentável, aliando os conceitos relatos, onde o homem e os recursos naturais caminhem juntos, em constante harmonia.
O grande problema ambiental do mundo não é a poluição gerada, mas sim, a mentalidade do homem pelo consumismo irresponsável, estabelecendo pra si, um modo de vida inadequado. Então, se optarmos pelo tripé sustentável, estaremos corroborando para o futuro de nossas gerações, caso contrário, o futuro estará ameaçado.
Autor: Junior Miranda Scheuer
Artigos Relacionados
Gestão Ambiental Em Recursos Hídricos: Sustentabilidade E Equilibrio Nas Relações Entre O Homem E O Meio Ambiente
Consumismo NÃo É Consumo
Sustentabilidade Nas Empresas
EstratÉgias E Subsidios Para A SensibilizaÇÃo Da Sociedade Para O Uso Racional Da Água
A VariÁvel EcolÓgica No Ambiente Dos NegÓcios
Desafios Ambientais No SÉculo Xxi
Sustentabilidade E Meio Ambiente