"COMÉRCIO BRASIL X PAÍSES ÁRABES"
As relações comerciais brasileiras com os países árabes vêm aumentando consideravelmente nos últimos anos, atualmente são responsáveis por 11,68% das exportações brasileiras no mundo e neste ano de 2010 até fevereiro houve um aumento de 33,25% em comparação a igual período do ano passado.
O comércio bilateral entre o Brasil e toda comunidade Árabe é importante no novo contexto global em que os interlocutores da economia estão direcionando investimentos para locais com melhores projeções de crescimento.
A Liga Árabe é composta de 22 países membros que têm em comum o idioma oficial nacional o árabe, as nações são: Arábia Saudita (400), Catar (220), Emirados Árabes Unidos (718), Iêmen, Kuwait (250), Omã, Argélia, Bahrein, Djibuti, Egito (200), Ilhas Comores, Iraque (10), Jordânia (1.120), Líbano (9.433), Líbia (205), Marrocos (100), Mauritânia, Síria (2.800), Somália, Tunísia (47), Palestina e Sudão (35). Entre parênteses são os números oficiais de brasileiros residentes nestes países.
O Brasil exportou no mês de fevereiro de 2010 US$ 1,37 bilhão aos países da Liga Árabe, com aumento expressivo para Bahrein, Jordânia, Líbia e Mauritânia.
Com um mercado de 320 milhões de consumidores, com aumento de poder de compra e investimentos em vários setores, torna a comunidade Árabe um ambiente favorável a negócios. Os investimentos maciços no turismo, com hotéis fenomenais, atraem turistas do mundo inteiro, proporcionando alternativas de renda à população daqueles países e com isto facilita a abertura de vários negócios.
Um atrativo de investimento nos países árabes está sendo a abertura de franquias internacionais, devido à baixa carga tributária, grande número de investidores e um mercado crescente, tornando-se um local atraente para as franquias.
No Golfo Arábico existem mais de 100 shopping centers, em Dubai existem 40, com perspectivas de crescimento da ordem de 30% ao ano. No Bahrein, existe uma concentração de compras nas galerias comerciais e em lojas da região central, com público exigente aos padrões de qualidade dos produtos oferecidos.
Algumas franquias brasileiras presentes nos países Árabes: Arezzo nos Emirados Árabes Unidos; Boticário na Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos; Carmen Settens, Colcci, Hering e Green by Misako na Arábia Saudita; Marisol no Líbano, entre outros.
O Brasil que têm vários produtos de qualidade comprovada em seguimentos de perfumaria, calçados, jóias, confecções, que poderia ser mais explorado por empresários brasileiros, tanto na abertura de franquias, como no estabelecimento de parcerias estratégias de negócios.
No site da Câmara de Comércio Árabe Brasileira que é www.ccab.org.br você encontra muitas informações dos países Árabes representados por esta entidade, com instruções culturais, informações de mercado e outros serviços que podem auxiliar no desenvolvimento de negócios de forma mais rápida e segura.
Não podemos esquecer que comunidade Árabe no Brasil é enorme o que possibilita analisar a dinâmica deste mercado.
Em uma nova realidade do mercado mundial os intercâmbios comerciais, culturais e científicos são de grande valia para o desenvolvimento das nações envolvidas.
Autor: Welinton Santos
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