O Perfil do Servidor da Assembleia Legislativa do Ceará



RESUMO

O presente trabalho se propõe a realizar um estudo sobre a gestão de pessoas e o perfil do servidor público da Assembléia Legislativa do Ceará. O modelo de Estado Gerencial, apresentou novas políticas que delinearam a implementação do Estado Mínimo no Brasil e em todo mundo, o declínio desse modelo tem alçado novas discussões acerca de como deve acontecer a relação entre a Economia e a demanda social, cerne do dever estatal. Assim, quando se acreditou que uma das maneiras de tornar o Estado eficaz era de diminuir e terceirizar seus recursos humanos, emergiram novas questões, que mudam essa perspectiva frente a seus servidores. Diante dessa conjuntura, iremos expor a importância da gestão de pessoas em âmbito público, demonstrando os conceitos e histórico dos recursos humanos, bem como experiências que oportunizam a discussão sobre a aproximação do Estado com o servidor público. Por fim, delinearemos o perfil do servidor da Assembléia Legislativa do Ceará, mostrando, ainda, alguns anseios desse público frente a gestão de recursos humanos. O embasamento teórico da pesquisa fundamentou-se na consulta de autores especializados no tema tais como: Chiavenato (2002), Toledo (1982), Pacheco (2002), Ceará (2008), dentre outros.

Palavras-Chave: Estado. Servidor. Gestão de Pessoas. Recursos Humanos.

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, o Brasil, em conformidade como ocorrera em todo mundo, sofreu mudanças na concepção dos deveres do Estado. Tais mudanças surgiram diante dos processos de globalização, mundialização da economia e também por motivos internos, que perpassam pela transição do regime ditatorial à entrada definitiva do regime democrático, presidencialista, com uma nova Constituição Federal, que delineou ditames ao Estado e à sociedade.
Autor: Aila Leite


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