O que é Auditoria?



A auditoria é uma atividade relativamente nova no Brasil, onde em termos de técnicas, as legislações especificas brasileiras vêm abordando superficialmente o assunto, sem definir de forma clara e precisa os procedimentos que os profissionais da área deveriam adotar por ocasião das auditorias das demonstrações financeiras e auditorias realizadas nas empresas publicas.
De forma bastante Simples , pode se definir auditoria como levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, e demonstrações de uma entidade.
A auditoria compreende o exame de documentos, livros e registros, com o propósito para obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionadas com o controle do patrimônio, mensurando a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis.
O objetivo do exame das demonstrações financeiras é expressar uma opinião sobre a propriedade da mesma, assegurando que elas representem adequadamente a posição patrimonial e financeira. Onde deve ser efetuado de acordo com as normas usuais de auditoria, inclusive quanto às provas nos registros contábeis e aos procedimentos de auditoria julgados necessários.
Dessa forma pode ser descrito resumidamente como processo pelo qual o auditor se certificar da veracidade das demonstrações financeiras preparadas pela companhia auditada.
O objeto da auditoria é o conjunto de todos os elementos de controle do patrimônio administrado, que compreende registros contábeis, papeis documentos, fichas, arquivos e anotações que comprovem legitimidade dos atos da administração. Pode a auditoria basear-se em informações obtidas fora da empresa, tais como relativas à confirmação de contas de terceiros e de saldos bancários, por exemplo, sendo elas fontes externas que geralmente oferecem melhores características de credibilidade do que aquelas obtidas dentro da própria entidade auditada.
Ao examinar um conjunto de demonstrações contábeis, o primeiro problema que o auditor enfrenta é o de determinar exatamente o que o conjunto de demonstrações contábeis pode representar, o auditor deve ser contador bastante competente, a fim de poder ler as demonstrações contábeis com suficiente compreensão e habilidade.
A responsabilidade deste trabalho é de total independência, inclusive a possibilidade de o auditor responder com seus bens pessoais, caso seja acionado por causar prejuízos a terceiros em razão da não-correspondência dos números certificados da sociedade auditada com a realidade, outro aspecto a ser ressaltado é o código de ética que rege seus trabalhos, onde é prevista a confidencialidade sobre informações obtidas durante seu trabalho.


Autor: Franciele Aparecida


Artigos Relacionados


O Conceito De Materialidade Para A Auditoria

Modelo - Relatório De Auditoria

Conversão Das Demonstrações Contábeis

Papel Da Auditoria

DemonstraÇÕes Financeiras E Índices EconÔmico-financeiros

Origem Da Auditoria

Contabilidade Aplicada: Um Estudo De Caso Em Uma Empresa Industrial