PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO



LINHA DO TEMPO DA EDUCAÇÃO
Educação Primitiva
? Informal;
? Circunscrita;
? Espontânia;
? Dava-se pela imitação dos gestos dos adultos nas atividades diárias, cerimônias e rituais.


Educação Oriental
? Surgimento da escrita;
? Formação de cidades e Estados;
? Educação tradicionalista (domínio da Língua e Literatura);
? Finalidade de reprodução e manuntenção da cultura.


Educação Grega
? Preparação de um bom cidadão;
? Tinha o homem como ser racional;
? Educação integral ( intelectual, física e técnica);
? Liberdade política (sob a Lei e pela Lei);
? Pautada na Filosofia, Arte e na Racionalidade.


Educação Romana
? Educação decorre de direitos e deveres;
? Finalidade era a formação do caráter moral do guerreiro;
? Sendo elitista e dominadora;
? Tinha mentalidade prática.


Educação Medieval Século IX
? A igreja controlava e mantinha a educação;
? Objetivava a formação do homem de fé;
? Cuidava primeiramente da salvação da alma e da vida eterna;
? Sua prática pedagogica era fundamentada na visão teocêntrica;
? Criação da Companhia de Jesus.


Educação no Renascimento Século XV e XVI

? Educar segundo as novas concepções de homem tornar-se uma exigência;
? Rejeitava a autoridade dogmática, porém ainda era hierarquizada;
? Privilegiava as altas camadas da sociedade (nobres e clérigos);
? Valorizava as produções racionais e científicas.


Educação Burguesa
? Pautada no princípio de liberdade e autonomia (Jacques Rosseu);
? Separação entre Igreja e Estado;
? Começa-se a pensar em um sistema público de educação.


DESCOBRIMENTO DO BRASIL 1500

Educação Jesuítica 1549/1759
? Dedicam-se à propagação da fé católica (catequese);
? Criam-se escolas para ler e escrever, mas também de práticas agrícolas, marcenarias e ferrarias;
? Criam-se as missões;
? Instrumento de formação da elite colonial.


Educação Pombalina 1760/1807
? A escola servia aos interesses do Estado;
? Formava o nobre comerciante;
? O sistema educativo dos jesuíticos foi desmantelado;
? A educação estagnada
? Professores leigos e mal preparados.

Educação Joanina 1808/1821
? Atuação da educação fragmentada;
? Centrada na desigualdade;
? Escolas reservadas para os filhos dos que detinham o poder econômico;
? Ensino Superior ( básico profissionalizante);
? Ensino Segundário (aulas régias);
? Ensino Primário (enfoque na leitura e escrita).

Educação no Império 1822/1889
? Aspira-se um Sistema Nacional de Ensino distribuido no território nacional;
? Instrução primária aos filhos dos livres,
? Aulas de leitura, escrita e cálculo;
? Ensino segundário destinado ao sexo masculino;
? Predomina-se a Literatura;
? Com a abolição da escravatura o Império configurou crises políticas.

Educação na República 1889/1929
? A educação elitista entra em crise
? O ensino é tradicional e autoritário sob influência do positivismo;
? Sistema dualista;
? Reforma de Benjamim Constant ( princípios orientados na liberdade, laicidade do ensino);
? Acontecem várias reformas : Cadeira de Moral e Cívica, movimentos de ordem social e político.
Educação do Século XX 1930/1963
? Continua-se sem um Sistema Nacional de Educação;
? Lança-se o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
ü Educação ativa, integral e prática;
ü Supervaloriza a criança;
ü Ensino individualizado;
ü Exercícios de autonomia;
ü Pensamento Liberal Democrático.
? O governo em 1934 torna-se responsável por traçar diretrizes a educação;
? Educação popular é alvo de discurssões com Paulo Freire na década de 60.


Educação no Regime Militar 1964/1985
? Perseguição a educadores em função de seus pensamentos ideológicos;
? Caráter antidemocrático;
? Expansão da Universidades;
? Criação do vestibular classificatório;
? Criação do Mobral ( Movimento Brasileiro de Alfabetização);
? É instituida a Lei 5292/71 ( LDB) com cunho profissionalizante à formação;
? É fixado as bases do ensino de 1º e 2º grau;
? Concepção tecnicista de educação ( teoria da capital humano).

Redemocratização da Educação anos 80
? Promulgação da Constituição de 1988;
? Educação como direitos de todos, dever do Estado e família;
? Lutas pela Diretas Já em 1884;
? Filósofos e Pedagogos questionam o quadro de desorganização da escola;
? Escola excludente;
? Altos níveis de analfabetismo, evasão e repetência;
? Início da Pedagogia Histórica-Crítica;
? Escolas como veículos da democratização.


Educação do Terceiro Milênio
? Educação como recurso para enfrentar a nova estruturação de mundo ( globalização);
? Depende da continuidade e do processo econômico e social;
? Indivíduos competitivos;
? Acesso a informação em tempo real.

A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO AO LONGO DOS SÉCULOS



Compreender a complexidade da cancha educacional de hoje, exige uma visão panorâmica da origem e evolução das transformações educacionais e isso só é possível através da analise da História da Educação. Sendo a educação um processo não acabado, logo ao longo da história humana está em construção, surgi inerente à existência do homem e sua organização social em seus mecanismos mais remotos na era primitiva e vai se desenvolvendo e auferindo forma com o surgimento da escrita para a reprodução cultural das civilizações orientais.
Em decorrência das necessidades dos homens em suas sociedades, a educação vestiu-se de um caráter de cidadania racional na Grécia e em Roma focalizou a formação do guerreiro, com a centralização da educação pela Igreja a escola destina-se a fornecer conhecimentos divinos centrados na fé em Deus, esse modelo desenvolvido pelos jesuítas fundamentou a procedência da educação e da escola em nosso país, não consentindo este padrão com os interesses do Estado é excluído e dá-se inicio ao longo e árduo trajeto pelos séculos onde a educação brasileira assume múltiplas faces deferindo os objetivos a ela definidos.
Essas transformações originaram a educação de hoje que comporta a chamada Era do Conhecimento Tecnológico proeminente da globalização mundial, a educação ministra-se em um contexto histórico, social dos processos econômicos, tecnológicos e científicos, diante disso a escola como espaço de interações de aprendizagens jamais pode reassumir-se como estabelecimento destinado somente ao cultivo dos conhecimentos da língua e técnicas profissionalizantes, ante a correlação da globalização e da educação, esta última comporta o papel de promover o desenvolvimento das capacidades físicas, intelectual e moral dos indivíduos em suas especificidades.
Isso denota a formação de um sujeito crítico, consciente e atuante de sua cidadania, que tenha capacidade de se impor e prevalecer ao capitalismo, perpassando pela ação de solucionar problemáticas diversas, oriundas do sistema capitalista e para isso a escola de hoje é ambiente propício de modificações de comportamento e aprimoramento de aptidões naturais. Esses novos paradigmas possibilitaram à inserção de uma atmosfera de discussões dos segmentos sociais adequando-se a modernidade, mobilizando o saber interdisciplinar de reflexões das aulas dinamizadas e centradas nas atividades dos educandos conferindo-os maior autonomia na aprendizagem.
O atual sistema de ensino harmoniza em sua política educacional algumas marcas da História da Educação, hoje nela está embutida preceitos e posicionamentos de todos os períodos da história educacional, destaca-se hoje a supremacia de um sujeito cidadão, conhecedor de seus direitos e deveres assim como enfatizado na Grécia e Roma, pauta-se sempre nas novas exigências provinientes das produções racionais cientificas, como no período do Renascimento. Alça-se a bandeira de uma escola laica e gratuita a todos para o pleno exercício da democracia, mesmo que as vezes essa luta seja alvo de forças superiores, questiona-se e investiga-se melhorias para as condições organizacionais das escolas que sofrem com a evasão e repetência, hoje sem dúvida prepara-se o verdadeiro "guerreiro" não da luta corporal mas aquele que deve vencer e dominar as massas da evolução de sua própria espécie.

CONCLUSÃO


Para se compreender a complexidade da evolução humana é imprescindível o estudo da História da Educação intencionando a criação de condições satisfatórias de aprendizagem, consoante a isso o curso de nossa investigação esteve pautado na reflexão exigida pelas profundas mudanças sucedidas na estruturação da escola no mundo e no Brasil.
Tendo a Idade Média, lançado as raizes da escola Moderna onde os ambientes socioculturais pressionaram a escola a se modificar em métodos e conteúdos, visando uma prosposta pedagógica voltada a suprir as concepções que denotavam o contexto histórico das quais estavam inseridas. A disposição de várias correntes pedagogicas revolucionaram o ensino do século XX, gerando o nosso atual sistema de ensino-aprendizagem.

REFERÊNCIAS


Fundamentos sócio-cultural-político-econômico do processo educativo/ João Vicente Hadich; José Roberto Garcia; Adriana de Fátima Ferreira; Okçana Batini; Adriana Regina de Jesus dos Santos; Fernando Barroso Zanluch. Londrina: Editora Unopar.2008.

Alves, Valvino de Sousa, Educação Primitiva. Disponível em www.artigos.com/artigo/educacao/historia-da-educacao-310/artigo/. Acesso em 03 mai 2008.

Amaral, Ana Lúcia. Perspectiva para a Didatica no Contexto Atual Poltico Pedagógico. Disponível em www.educacaoonlaine.pro.br/perspectiva_para_didatica.asp?f_id_artigo=310. Acesso em 11 mai 2008.


Autor: Karla Wanessa


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