A influência do macro e microambiente nas empresas farmacêuticas multinacionais



A influência do macro e microambiente nas empresas farmacêuticas multinacionais
Este artigo tem por objetivo descrever as variáveis do macro e microambiente, citando os principais fatores que influenciam no dia-a-dia de um laboratório farmacêutico multinacional.
O crescimento da competitividade no mundo dos negócios faz com que as empresas que desejam permanecer no mercado mantenham um acompanhamento constante das suas estratégias e direcionem seus esforços em seus diferenciais competitivos.
As empresas não conseguem sobreviver isoladamente, elas fazem parte de um sistema dinâmico e em constante mudança que afeta diretamente todas as atividades da organização. Dessa maneira, conhecer o macroambiente (ambiente econômico, ambiente político-legal, ambiente tecnológico, ambiente sócio-demográfico, ambiente sócio-cultural e ambiente físico-natural) e o microambiente (fornecedores, intermediários, concorrente, clientes e públicos) é tarefa básica em qualquer mercado, não sendo diferente na indústria farmacêutica.
No ambiente econômico o dólar e a inflação são os principais fatores que influenciam. No caso da indústria farmacêutica multinacional, o dólar influencia com sua variação afetando diretamente o planejamento estratégico de investimentos, de exportação e de importação de produtos e matéria-prima. Já na inflação, quando há uma elevação de seus índices, leva os consumidores a preferirem marcas mais baratas devido à alta nos preços, no Brasil desde que foi instituído o Plano Real (1994), causou uma estabilidade econômica e queda nos índices de inflação.
Com grande destaque, no ambiente político-legal, surge a ação regulamentadora da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que é um órgão público federal que está vinculado ao Ministério da Saúde. A ANVISA é responsável pela maioria das leis que afetam o dia-a-dia da indústria farmacêutica, dentre as principais leis e normativas, a Lei 9.787 de 10 de fevereiro de 1999, chamada Lei dos Genéricos foi a que trouxe maior impacto, principalmente à indústria farmacêutica multinacional, que em grande parte é responsável pelo desenvolvimento da maioria dos medicamentos de referência e assim que expira seu tempo de patente, o mercado fica livre para medicamentos sem patente, os conhecidos genéricos, que geralmente entram no mercado com preços mais acessíveis ao consumidor, do que os de referência, devido ao fato destes laboratórios não investirem em pesquisa e desenvolvimentos de novos medicamentos.
Dentro do ambiente tecnológico, a pesquisa e desenvolvimento são fundamentais para o desenvolvimento no mercado, principalmente das multinacionais. As empresas farmacêuticas que estiverem atentas a essas tendências de novas tecnologias para o desenvolvimento de novos medicamentos estarão obtendo vantagem competitiva frente a outras empresas do setor, desenvolvendo oportunidades em novos mercados e auferindo maiores lucros.
O ambiente demográfico é de suma importância para as empresas farmacêuticas, visto que os mercados consumidores são compostos de pessoas, e o conhecimento do comportamento de compra dessas pessoas apresenta grande diversidade, por isso os laboratórios devem ficar atentos às mudanças que podem ocorrer, com objetivo de antecipar tendências, identificar oportunidades e adequar suas estratégias de marketing. Na escolha das estratégias de marketing deve-se levar em consideração também as características culturais e sociais da sociedade onde se pretende atuar, para que possa desenvolver produtos e serviços que correspondam aos valores, crenças e hábitos desta.
Por último, dentro do macroambiente, a principal influência do ambiente físico-natural, para os laboratórios farmacêuticos, é a variação climática, pois dependendo dessas variações pode ocorrer um aumento ou diminuição nas vendas de um determinado medicamento. Nos estados do sul do Brasil isto é bem característico, visto que o inverno é bem rigoroso e neste período há um aumento das afecções respiratórias,conseqüentemente há aumente de vendas de medicamentos para o trato respiratório.
Já no microambiente a indústria farmacêutica deve levar em conta variáveis como: os fornecedores, de onde provêem os recursos necessários para a empresa produzir seus produtos; os intermediários, que para a indústria farmacêutica são 3: as farmácias (que são responsáveis pela promoção e venda do medicamento ao consumidor final), as distribuidoras de medicamentos (principais canais de distribuição dos produtos do laboratório até as farmácias) e a classe médica (é o principal intermediário, é através desta que é gerada grande parte da demanda); os concorrentes, que pode-se avaliar tanto da concorrência de forma do produto (que fazem parte os laboratórios responsáveis pela produção de medicamentos similares, genéricos e manipulados), quanto da concorrência empresarial (que são concorrentes as organizações específicas produtoras de produtos, para o mesmo tipo de patologia); e os clientes e os públicos que causem qualquer impacto na capacidade da empresa de atingir seus objetivos.
Por fim, o artigo mostrou os principais fatores do macro e microambiente dentro das empresas farmacêuticas multinacionais, relatando grande parte das influências para se criar um planejamento estratégico neste setor.
Autor: Guilherme Zanette


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