Formando um sujeito ético-político
No processo pedagógico, é importante que os educadores tenham consciência política para que tenham condições de passar o entendimento aos educandos como seres transformadores; o desenvolvimento do pensamento reflexivo e ético se dá de acordo com a realidade e busca de ideais, a isso se dá a formação de seres autônomos, onde o educador torna-se o mediador dos conhecimentos possibilitando a busca pelo interesse de cada um.
É importante que através da busca, o ser humano conheça a realidade do mundo em que está inserido, enxergando-se como resultado de sua realidade, livrando-se do analfabetismo político, e da falsa idéia de que a política é somente daqueles que exercem influência, todos os indivíduos são seres políticos,é preciso a interação da realidade e a participação democrática;a necessidade de uma nova realidade e melhor qualidade de vida deve vir de cada um de nós; através da consciência de que enquanto a submissão existir não poderá ser exercida a cidadania.
A escola poderá contribuir no aprendizado de seres ético-políticos através da liberdade de expressão existente na sala de aula e na escola; é importante ressaltar a interação da ética e da política, o conhecimento se faz necessário a todos os cidadãos de forma que seja despertado verdadeiro interesse, naqueles que não se interessam porque não entendem.
A criticidade pode ser desenvolvida já na criança estimulando o raciocínio e a reflexão através de "situações problemas" nas atividades; é importante o costume de pensar no certo e errado, nas conseqüências de ações, é importante a indagação, para que o indivíduo não aceite idéias prontas como se fosse obrigado a aceitar uma situação fora de seus direitos de cidadão.
A cidadania crítica e participativa pode ser desenvolvida através da necessidade de mudança; é preciso frisar a realidade social como ela está e como ela poderá mudar através da participação política ativa e comprometimento ético com a democracia.
Diante de novas consciências, o desejo de mudanças se faz crescente; a formação humana deve-se ao desenvolvimento de sua potencialidade de raciocínio, para que o mesmo possua seus direitos e para que suas condições sociais garantam seu bem estar.
Autor: Priscila Lorang
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