Formando um sujeito ético-político



O cidadão ético-político é aquele consciente de seu papel na sociedade através de ações sociais baseadas num bem comum. Sabemos que a evolução da sociedade se dará com indivíduos de postura ética-política,visto que os fatos sociais existem a partir das escolhas dos indivíduos que constituem uma sociedade. A escolha implica em uma ação política e uma ação racional se dá pela ética.
No processo pedagógico, é importante que os educadores tenham consciência política para que tenham condições de passar o entendimento aos educandos como seres transformadores; o desenvolvimento do pensamento reflexivo e ético se dá de acordo com a realidade e busca de ideais, a isso se dá a formação de seres autônomos, onde o educador torna-se o mediador dos conhecimentos possibilitando a busca pelo interesse de cada um.
É importante que através da busca, o ser humano conheça a realidade do mundo em que está inserido, enxergando-se como resultado de sua realidade, livrando-se do analfabetismo político, e da falsa idéia de que a política é somente daqueles que exercem influência, todos os indivíduos são seres políticos,é preciso a interação da realidade e a participação democrática;a necessidade de uma nova realidade e melhor qualidade de vida deve vir de cada um de nós; através da consciência de que enquanto a submissão existir não poderá ser exercida a cidadania.
A escola poderá contribuir no aprendizado de seres ético-políticos através da liberdade de expressão existente na sala de aula e na escola; é importante ressaltar a interação da ética e da política, o conhecimento se faz necessário a todos os cidadãos de forma que seja despertado verdadeiro interesse, naqueles que não se interessam porque não entendem.
A criticidade pode ser desenvolvida já na criança estimulando o raciocínio e a reflexão através de "situações problemas" nas atividades; é importante o costume de pensar no certo e errado, nas conseqüências de ações, é importante a indagação, para que o indivíduo não aceite idéias prontas como se fosse obrigado a aceitar uma situação fora de seus direitos de cidadão.


A cidadania crítica e participativa pode ser desenvolvida através da necessidade de mudança; é preciso frisar a realidade social como ela está e como ela poderá mudar através da participação política ativa e comprometimento ético com a democracia.
Diante de novas consciências, o desejo de mudanças se faz crescente; a formação humana deve-se ao desenvolvimento de sua potencialidade de raciocínio, para que o mesmo possua seus direitos e para que suas condições sociais garantam seu bem estar.

Autor: Priscila Lorang


Artigos Relacionados


A Escola E A FormaÇÃo De Um Sujeito Ético-polÍtico

A Democracia E Sociedade No Mundo Atual

Processo Educativo No Contexto Histórico

A PolÍtica E Os Jogos De Interesses

Ética E Política ? O Brasil Tem Fome De ética, De Política E De Justiça

Projeto Escritores Da Liberdade

Resenha - Política E Educação De Paulo Freire