Gerenciamento dos Recursos Humanos: Extrapolando os requisitos da ISO 9001



Competência na visão da ISO 9001 é uma palavra que podemos traduzir numa fórmula matemática, sendo:

Competência = Experiência + Treinamento + Educação + Habilidade


Uma organização tem a sua gestão baseada na ISO9001 se seguir a fórmula acima.

Como "provar" então para o auditor que a empresa segue a fórmula prescrita pela Norma? Simples, fácil e barato...para aqueles que possuem mais recursos, há diversos softwares de gestão de pessoal, que inclui todas as informações acima além de férias, faltas, licenças, abonos, etc Para as empresas mais simples, uma boa planilha excel (que disponibilizo quando solicitado no email [email protected]) é mais do que suficiente. Após isto é necessário organizar e fazer um planejamento eficiente de treinamento (outra planilha) e que promova o desenvolvimento do capital humano e por fim executá-lo. Isso garante que meu capital humano está motivado? A resposta é "não, garante somente a competência"

O que fica para trás, mesmo numa empresa certificada ISO9001, que apenas aplica os requisitos normativos, é a gestão do clima organizacional. Trabalhando como consultor a vários anos, e comparando o que são colocados nas pesquisas de clima com o que realmente o capital humano "sente", posso afirmar que existe uma defasagem grande em se fazer uma pesquisa e como realmente o "coração" da empresa funciona.
O clima organizacional é definido no primeiro momento que o funcionário recém contratado coloca os pés para trabalhar. Nesse momento ele toma contato com: quem manda, o que pode e o que não pode, onde estão as "panelinhas", quem são os preferidos... Os reflexos de uma pesquisa de satisfação são baseados com base neste clima.
Empresas estressantes, chefias estressantes, levam um funcionário a sair mais cansado do trabalho, apresentar muito mais faltas, doenças profissionais, doenças psicossomáticas e até vícios.
Trabalhando a questão da motivação, em nossos workshops, temos detectado que muitas empresas sofrem de um mal: Falta uma comunicação eficaz. Ou seja, não usei a palavra eficiente, mas eficaz (que não atinge seus objetivos....). Normalmente o que a Alta Direção pensa e tenta passar para os funcionários não condiz com o que realmente acontece nos demais níveis hierárquicos.
Comunicar-se não se trata de ter um quadro de avisos ou uma reunião mensal, mas o remédio disto vai de um trabalho profundo, iniciando do mais alto escalão até o chão de fábrica. Trabalhar o clima organizacional demanda de várias ações contínuas, mas um bom primeiro passo seria se perguntar: Como anda a comunicação em minha empresa?
Devemos trabalhar empresa como um organismo "vivo", e quanto mais for investido na gestão eficiente dos processos (que vai além de simplesmente cumprir tarefas, ou seja, incorpora-se o comunicar-se bem e todos os outros requisitos de saúde deste "ser vivo") , teremos uma empresa mais eficiente, com menos perdas e, é claro, funcionários mais felizes
Do Dicionário Michaelis:
- Competência = Aptidão; Faculdade para resolver qualquer assunto
- Eficácia: Produzir o resultado esperado
- Eficiência: Rendimento (fazer o mesmo com menor perda de tempo, energia, etc)

Autor: Ricardo Medeiros


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