JOGOS: FONTES DE DESCOBERTAS E APRENDIZAGENS



RESUMO
Jogar para desafiar seu próprio cognitivo, pode ser um grande avanço no processo de aprendizagem. Jogar por jogar não terá nenhum significado tão importante, mas no momento em que o educando é lançado a buscar estratégias para solucionar problemas e resolver os desafios tornar-se-á mais seguro e prático em suas decisões diárias. Lançar sempre o educando na busca de novos mecanismos o fará capaz de acreditar no seu ideal e proporcionará mais avanço em seu desenvolvimento. Os jogos despertam sempre no educando a vontade de vencer, isso fará que ele tenha cuidado em suas respostas de modo que o mesmo venha ganhar. Neste contexto, o educando tem contato com a realidade, conectando o imaginário ao prático, é isso o que os jogos proporcionam. O trabalho só pode ser bem feito, quando o professor faz seu papel, de modo que ele contribui para a formação do educando, pois jogos serão elaborados a partir da necessidade da sala, com objetivo de fazer com que os educandos compreendam os assuntos que estão sendo exposto.
PALAVRAS-CHAVE: JOGOS, APRENDIZAGEM, CONGNITIVO, ESTRATÉGIAS.




1 INTRODUÇÃO

Vivencia-se uma era que se caracteriza por grandes mudanças. Sendo importante atenar para o fato de que aprendizagem só será possível a partir da medida que seja propiciado um ambiente que estimule o educando a criar, comparar e ampliar suas ideias. Hoje, o fato de estar envolvido no mundo tecnológico, disponibiliza mais ainda de fontes e recursos que contribuirá para a melhoria desse desempenho.
Cada período na história é marcado por fase e acontecimentos, sendo que esses valores orientam a elaboração de um conjunto de imagens culturais que refletem nas concepções formuladas de opiniões e no processo de evolução do homem junto à sociedade. Essa compreensão exige o reconhecimento às etapas culturais durante todo o processo de transição entre as fases da sociedade, considerando lúdico os significados para cada cultura ou povos, respeitando as formas e maneiras de entender os objetos e as brincadeiras, ocorridas durante todo esse período.
Sendo assim, as características por mudanças que faz com que os jogos simbólicos sejam instrumentos de aprendizagem e a comunicação ideal seja a partir da construção de significados.
No processo de ensino ? aprendizagem torna-se necessário despertar o educando para os desafios que surgirão ao longo de todo o seu processo de amadurecimento. Este pontapé inicial será dado no início de sua vida estudantil, com o objetivo de despertar no educando "raciocínio lógico diante dos problemas do dia a dia". Sendo que essas atividades podem ser feitas através de jogos educacionais que despertará a estrutura do às atividades desafiadoras.
Zapata (1986) e Aquino (1988), afirmam que o jogo é uma "forma de organização, desenvolvimento e afirmação da personalidade".
Jogar por jogar não terá nenhum significado tão importante. Mas jogar para aperfeiçoar seus conhecimentos, com certeza trará grandes resultados à vida futura do indivíduo, tornado-o mais seguro em suas decisões e para enfrentar os desafios da vida, pois os jogos contribuirão para a formação de atitudes, desenvolvimento da crítica, intuição, da criação de estratégias e dos processos psicológicos básicos.
Lançar um estudante a buscar soluções, fazendo-o criar possibilidades de novas descobertas, norteada sempre com jogos educativos , tornando o ambiente mais prazeroso em participar da sua própria aprendizagem.
No entanto, os jogos promovem desafios, geram prazer e novos conhecimentos. Mas, para que tudo isso aconteça, é preciso criar um local propício para o uso deles, explorando técnicas pedagógicas desenvolvendo sempre no educando a capacidade de investigar na busca de resultados valorizando sempre o uso de estratégias.
O presente artigo procura conceituar o lúdico e mostrar a importância do desenvolvimento cognitivo através dos jogos na estrutura do Ensino médio. Sendo que esta pesquisa tem a pretensão de descobrir, e poder contribuir na formação e na interpretação de problemas voltados para a área da Matemática na sala.
Todo o contexto se dá a partir da abordagem de pesquisas literárias e revisão bibliográfica, leituras e estudos de textos voltados para a área.
Autor: Anacleto Lima


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