Agradando A Sí Mesmo



O ANDAR PELAS VISTAS DE HOMENS

EFÉSIOS 6.5 Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo,não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus;servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens,certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre.

Nossos pensamentos inconstantes podem nos levar para longe da boa e agradável vontade de Deus. Os pensamentos da carne. Os pensamentos da natureza humana, aqueles que alimentam nossas tendências pecaminosas, podendo levar o homem a formaridéia e se persistindo no erro, colocar em prática o seu desejo concebido. Aí, caindo, para a sua ruína. Influências externas daquilo que nos rodeiam podem levar o homem a conceber as tentações sugeridas por Satanás.

Uma pergunta pode ser formulada: Quais pensamentos inconstantes, poderemos esperar para que sejamos libertos? Aqueles por atos imaginários que nos vêm à mente, causando desejo em nosso coração, e que nos acusam ao erro.

Na medida em que cremos, passamos a temer e, temendo,desperta algo que nos afasta do pecado imaginado e ainda não concebido . Há pensamentos que nos afastam de Deus e há pensamentos que nos levam a buscar a Deus para que nos dêda sua misericórdia.

A Palavra de Deus nos fala que os nossos pensamentos devem ser levados cativos à vontade de Cristo. Mas infelizmente por sermos de natureza falha, eles são levados segundo à nossa vontade; portando, pecamos. Aí nos distanciamos da AGRADÁVEL VONTADE DE DEUS, que é que ninguém se perca, mas que sejamos salvos, distanciando-nos da santificação que somos determinados à que busquemos.

Talvez não damos conta dos nossos pensamentos inconstantes, e aí caminhamos por vistas para agradar a nós mesmos e aos outros, que queremos transmitir nossa maneira de viver, de pensar e de agir. Comportamento nefasto, pois,enganamos a nós mesmos, eis que a Palavra nos diz: "que enganoso é o coração do homem". Ou seja,não se deve confiar nos argumentos do coração, do nosso entendimento, agradaremos mesmo é ao nosso inimigo, se não ouvirmos a vo\z acusadorado nosso erro ao nosso coração e a nossa razão. Quantos estão cauterizados pelos seus enganos, e não com seguem mais ouvir a voz do Espírito Santo. Podem até ouvir, mas não discernem mais. Seus egos falam mais alto que a voz de Deus, seu deus é a suacobiça. São sepulcros caiados: bonitos por fora, masespiritualmente mortos.

As pessoas ao nosso redor na grande nuvem detestemunhas que nos rodeiam, farão juízo dos nossos dias, podendo aí estarmos levandoalguns deles para o reino das trevas, ou proporcionando a que venham para a luz. Jeremias 17:5Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! Muitos esperam de nós, que tenhamos bons exemplos à que sigam. O apóstolo Paulo, menciona que sejamos nós imitadores dele, como ele é de Cristo. A quem os nossos amigos, parentes, estão observando? Qual o exemplo de caminhada que estamos transmitindo como oriunda da verdadeque temoscrido?

Os heróis da fé, transmitiram bons exemplos e destes, grandes denominações evangélicassurgiram e foram erguidas pelo que eles souberam transmitir como conduta cristã. John Wesley, influenciou e contaminou a Inglaterra nos anos de 1770, transmitindo ensinamentos tanto de caráter moral quanto ético aos seus seguidores. Osprecursores da denominaçãocristã, na qual estamos inseridos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, foram pessoas de grande influência à pregação que desenvolviam . Nós também podemos ser uma grande influência, cada um em particular, contaminando a muitos como um todo. Ou fazendo o contrário, se permitirmos a ação dos nossos pensamentos constantes. A Palavra de Deus nos pergunta: Quem creu em nossa pregação para que possa ser salvo?

Nossa conduta deva ser sempre com os olhos voltados para cima. Quando isto não acontece, nossa preocupação tem sido com os que estão a nossa volta e o que eles pensam a nosso respeito, mas Aquele que nos observa, vive num Alto e Santo lugar. O céunão é para pessoas que vivem de qualquer jeito.

A constância das nossas idéias erradas , pode dar lugar ao inimigo da nossa alma. Se isto acontecer, o nosso coração e mente já estarãocauterizados, estarão fechados para a obra do Espírito Santo, que é de nos alertar, para que não venhamos nos encontrar na Justiça de Deus. Romanos 10:3Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus. Cada um daqueles que venha praticar atos contrários as determinações dospreceitos de Jesus Cristo, estará fazendo a sua própria justiça e pecando contra as determinações aos filhos de Deus. A Palavra nos instruique venhamos pedir por clemência ao Senhor que Ele é o nosso socorro bem presente em nossas angústias e que é normal pedirmos ao Pai que estando em oculto nos responderá. Tanto no Novoquanto no Velho Testamentoa Palavra nos diz para buscar a Deus em todos os momentos, para que venha afastarmos-nos do mal. Em Jó 24:12Desde as cidades gemem os homens, e a alma dos feridos clama; e, contudo, Deus não tem isso por anormal.

Deus quer que o busquemos de todo nosso coração e de todo o nosso entendimento pois é da fé daqueles que O buscam que Ele se agrada. Somos miseráveis pecadores. Poderemossim, ser instrumentos nas mãos de Deus, mas ainda assim precisamos da sua misericórdia. Eis que aqueleque PENSA estar em pé, precisa cuidar para que não caia. Passar por um erro, todo indivíduopoderá passar, mas permanecer na soberba do erro, isto é que se deve ser pensado e repensado.

Somos seres humanos com toda faculdade de raciocínio e de intelecto, por isso, não devemos somente desenvolvernossa espiritualidade , mas também exercitar nossa racionalidade.Os filhos de Deus não vieram ao mundo somente para observar os outros, mas, para serem observados e imitados como luzeiros do mundo. Se estamos na Luz como Jesus na Luz está, então somos parte do corpo celeste dos céus aqui na terra, esperando com paciência e perseverança, e com grande temor o que nos está preparado desde a fundação do mundo...

O exemplo de ser luz, deve ser com o intuito também de virar-se o foco da luz a nós mesmos e percebermos se: as nossas mágoas, nossos rancores, nossa ira, nossa sede de vingança, nossa vaidade, nossa ambição e principalmente a nossa cobiça em relação ao que quer seja, possa estar influenciando nossa mente e maneira de viver, colocandodesejo mortífero em nosso coração para que venhamos a perder tão grande galardão proposto, que é a nossa salvação deste mundo perverso e doentio.

O fato de estarmos dentro de uma igreja, ou fazermos parte de qualquer área ministerial da igreja, não nos inibe de incorrermos em tais coisas, e também de praticá-las, o inimigo não irá tentar os seus, irá tentar os de Cristo, por isso devemos sempre nos revestir da armadura da Palavra de Deus, do capacete da salvação pelo Sangue de Cristo, da leitura constante da Palavra que é nossa espada contra o inimigo e das sandálias da pregação da Justiça de Deus, que é o evangelho para remissão de todo pecado, porque Deus não nos destinou parao dia da ira, mas para salvação por Cristo Jesus o Nosso Senhor..

Deus requer de todos os seus filhos que exercitem-se na piedade, tendo amor a si mesmos, e tão maior amor às suas coisas, para que por elas muitos possam ser salvos. Compaixão pelas vidas que perecem sem conhecer a Cristo.

A piedade de Deus foi maior que tudo, tanto é ter enviado o seu Filho para morrer por nós, sendo nós ainda pecadores. E requer de nós que sejamos obedientes aos seus mandamentos para que assimfazendo, possamos salvar a outros também.

Busquemos andar em oração constante, em espírito e com entendimento, que assimfazendo, estaremos cooperando para o nosso próprio bem, pois o Deus de longanimidade, fidelidade, amor e bondade, nos dará a recompensa que buscamos com perseverança.Seremos homens mortais, até que sejamos transformados, mas precisamos ter em mente, que somos seres individualmente morais, e a nossa moral cristã principalmente, tem que resplandecer neste mundo no qual ainda vivemos, para que os homenspercebam a diferença entre os que servem a Jesus Cristo como Salvador, mas principalmentecomo Senhor, não somente como vistas, mas consciente que há um Deus que a tudo observa e dará recompensa segundo nossas ações.

Valdir Carvalho – Cascavel-Pr, 03.03.2008


Autor: Valdir Carvalho


Artigos Relacionados


Tu és...

Eu Jamais Entenderei

Dor!

À Sobra Das Tuas Asas!

Pra Lhe Ter...

Minha Mãe Como Te Amo

Nossa Literatura