Alma Lavada por ter Chegado Lá!



De Alma Lavada,...por ter feito o melhor e apaixonadamente
(Por Silvio Broxado ? artigo Revista ASPA, n.9 - Assoc. Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores - nov/dez-09)

Dever cumprido, paz de espírito, orgulho da conquista, prazer em ter alcançado, fazer algo que muita gente duvidava...são sinônimos de uma das maiores emoções que um ser humano pode sentir: o de ter a"Alma Lavada". Não foi apenas pelo doce e sincero choro incontido do Presidente Lula, quando da defesa da cidade do Rio de Janeiro, diante do Comitê Organizador das Olimpíadas de 2016 em Copenhague dias atrás.
A "Alma Lavada" de Lula, não apenas representou um desaguar de competências com um belo trabalho de equipe, ao se montar as estratégias, e juntar os melhores talentos para a "disputa" contra adversários fortíssimos como Madrid, Tókio, Chicago. Começando pelo belíssimo filme do cineasta Fernando Meireles, passando por Pelé, pelo aval econômico do Presidente do BACEN, Henrique Meireles, pela presença do mais reconhecido escritor brasileiro de todos os tempos, Paulo Coelho, e até pelo poliglota Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro, apresentando o potencial da cidade do Rio de Janeiro em cinco idiomas. Puro foco, qualidade do trabalho e paixão, o que faltou aos outros. Todavia, nada superou o show da emoção, da postura simples e direta, sem floreios, num discurso com a "alma do povo" brasileiro que o Presidente Lula colocou no seu pronunciamento, carregado de uma chama apaixonada por sua gente.

A "Alma Lavada" deixou claro que a intenção era obstinada, e que quase ninguém apostava ficha alguma na realização daquela determinada meta, que só ele(s) os "vitoriosos" visualizaram e transformaram a realidade. Os Vitoriosos, com seu ato, definem também a trajetória a ser percorrida por todos, a sua volta.
Quando lembramos de histórias de pessoas que chegaram lá, poderíamos falar de vários parentes, gente conhecida, como também de diversos empresários atacadistas/distribuidor. Cada CNPJ do nosso segmento de negócios tem uma história real de sofrimento, de muitas perdas, decepções, traições, erros pela imprudência, imperícia ou inexperiência. Erros também pela soberba em certos momentos, quando se perde o espírito humilde, aprendiz, o qual se ver mais presente, nos idos do início da luta para soerguer os empreendimentos. Além, da falta da capacidade de auto-reflexão a qualquer instante, sobre como fazer melhor as tarefas em todas as áreas da empresa (tanto em compras, na área comercial, na gestão dos talentos, do conhecimento, da logística, e da área administrativa como um todo).

E da mesma forma, podemos falar das conquistas, histórias de superação, caminhadas de alcance das metas, quase impossíveis, das lindas e fantásticas vitórias familiares e pessoais.
Como é importante que cada pessoa ao ler este artigo, possa de tempos em tempos, parar, a fim de refletir sobre o que se está fazendo, é ou não a melhor forma de fazer, ou se pode melhorar, tendo menos custos financeiros, mais tempo, com menos recursos materiais,...com mais inteligência e menos "braço"?

Estamos chegando a mais um fim de ano, e como é vital que possamos manter "a chama do início" para renovarmos o sentimento de "Alma Lavada", para que empresários e profissionais devam sentir a cada final de ano.
Dessa forma, quero propor uma breve auto-avaliação com todos que lêem esse texto, para induzir a um pensar e sonhar, e sempre buscar essa "Alma Lavada".
Responda com sinceridade o questionário a seguir, refletindo sobre tudo que aconteceu no ano de 2009 na sua empresa, dando os seguintes scores: 1 para NÃO; 2 para MAIS OU MENOS; e 3 para MUITO OU SIM. Ao final some as 8 notas, e veja sua avaliação no rodapé do texto:

1-) A empresa cuidou da valorização dos colaboradores, descobrindo talentos, promovendo pessoas certas para o lugar certo? ( 1 )NÃO ( 2 ) MAIS OU MENOS ( 3 )MUITO
2-) A empresa premiou funcionários apaixonados pela qualidade do serviço e comprometidos com a empresa, que não fosse apenas da área de vendas? ( 1 )NÃO ( 2 ) MAIS OU MENOS ( 3 )MUITO
3-) A empresa lançou campanhas de vendas envolvendo todas as áreas, independente das verbas dos fornecedores?
( 1 )NÃO ( 2 ) MAIS OU MENOS ( 3 )MUITO
4-) Todas as chefias ( diretores, gerentes etc. ) foram treinadas em Liderança para melhorarem não só a gestão dos negócios, mas como a gestão de pessoas? ( 1 )NÃO ( 2 ) MAIS OU MENOS ( 3 )MUITO
5-) A empresa conseguiu criar e manteve campanhas internas firmes e consistentes para redução de despesas com um sincero engajamento de todos? ( 1 )NÃO ( 2 ) MAIS OU MENOS ( 3 )MUITO
6-) A empresa atingiu o crescimento desejado? ( 1 )NÃO ( 2 ) MAIS OU MENOS ( 3 )MUITO
7-) A empresa fez Plan.Estratégico e Orçamentário e atingiu metas em 2009? ( 1 )NÃO ( 2 ) MAIS OU MENOS ( 3 )MUITO
8-) A empresa inovou em alguma ação, área ou política de gestão? ( 1 )NÃO ( 2 ) MAIS OU MENOS ( 3 )MUITO

De nova "Alma Lavada", Feliz Natal! Um espetacular 2010!

Resultado do teste : quem pontuou entre 24 e 21 ? Parabéns, Muito Bom; entre 20 e 14 ? Mais ou Menos ( precisa rever ações pontuais);
13 e abaixo ? Fraco ( Precisa urgente de ajuda, parar e rever gestão de vendas, RH, Adm. TI e Logística - pontos para crescer com consistência).
Silvio Broxado
Recife, outubro de 2009

Autor: Silvio Broxado


Artigos Relacionados


Sem Funcionários Motivados, Não Tem Produtividade!

Metas Frustadas

GestÃo Do Conhecimento E As Pessoas Nas OrganizaÇÕes

Ferramenta Estratégica Para A Gestão Do Capital Humano

Desenvolvimento De Competências Mais Espiritualizada E Humanizadas Dentro Das Organizações

O Significado De Gestão Estratégica

Vendas: Quer Vender Mais E Crescer?