Uma Vida Cristã Disciplinada



UMA VIDA CRISTÃ DISCIPLINADA

A Bíblia de capa à capa nos advertee nos conclamaa termos VIDA NOVA, conforme a Vontade do Nosso Senhor:

Em 2ª TIMÓTEO 2.19Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor. Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra.Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.

Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas. Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente,disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.

Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem,traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, (5)tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.

Deus disciplina a quem Ele ama. Portanto o amor,está por trás da sua disciplina. É para que se fortaleça o testemunho dos seus filhos perante os homens. Muitas vezes não concordamos com a correção que Deus nos dá, procuramos e queremos somente das suas boas venturanças. Quando obtemos correção esta é recebida com reservas.

Atentemos para esta palavra. A educação de Deus aos homens de boa vontade, diz respeitoabuscar o aperfeiçoamento cristão para a medida em que formos crescendo, possamos atingir a estatura de varão perfeito, buscando sempre a igualdade à mente de Cristo. Devemos buscar obter comida sólida que nos faça sair do leite espiritual.

A adoração deve ser sempre em função Daquele que propicia, ou seja, Jesus Cristo, o centro de toda nossa caminhada. Quando ocorre o inverso, Deus se entristece. Geralmente o homemnão busca adorar, mas sim em ser percebido e adorado, esquecendo-se que se não fosse pelo ato vicário de Jesus o resultado da sua fé seria nulo. Jesus um dia falou aos setenta que vinham pelo caminho: "não se alegrem porque os espíritos vos submetem, mas de glóriasa Deus, pelo nome de vocês se encontrarem no livro da vida".

Eu diria que além dos símbolos de sermos soldados de Cristo, atletas na carreira e agricultores do campo em que a ceara está plantada, é nos dado a incumbência e a responsabilidade de pensarmos em sermos servos. Sim, servos que jamais, deverão pensar em ser mais que o seu Senhor, e que nossa fé, não deva ser mostrada por tão somente obras que ela nos causam, para que ninguém se vanglorie, porque a obra em militarmos como soldados, está no comando do Senhorio de Cristo; o campo a que nos leva a colher almas para o seu reino, é por Graça Daquele quedá o crescimento pela palavra que possa ser semeada. Agora o que conta mesmo, é que saibamos correr com determinação e,com muito cuidado, para não cairmos no percurso,e muito menos no final da nossa carreira, para que venhamos a obter a coroa da nossa vitória, os louros da redenção e a recompensa do perdão.

Como soldado, somos chamados a guerrear contra as hostes do tentador, sabendo que a nossa luta não deva ser contra carne e sangue, mas contra principados e potestades. Todo soldado incorporado neste exército luta sempre consigo mesmo para poder ir à luta que o seu General determina. Quantos soldados estão feridos nesta batalha. Pensavam que podiam com o inimigo e caíram nas armadilhas dele. Foram à luta de qualquer jeito.Há um entendimento que a nossa vida é como a lua, de um lado a luz que resplandece e do outro, as trevas que a nós escurece.

Como atleta que corre comdeterminação, além de ser soldado que luta, ele deve buscar correr diligentemente a carreira, sempre observando os seus concorrentes, os que estão a frente e os que dele possam ultrapassá-lo. Nunca desrespeitando os seus competidores. Os que correm na mesma carreira. Os que buscam somar mais galardões nos céus.

Como agricultor, deve o soldado, que também é o atleta, observar o tempo ao seu redor e procurar sondar se o que ele vai semear é em terreno propício, colocar a semente em campo já semeado é perda de tempo ou em campo que não produza nada, é jogar fora a sua vitalidade, e a riqueza da preciosidade da colheita. O agricultor que semeia, conta com os meios do plantio, e, a chuva dará o crescimento, fazendo produzir boa colheita. A palavra não é para ser lançada de qualquer maneira. Jesus instruiu aos seus discípulos que adentrandonuma cidade e não sendo recebido, que se batesse as sandálias para que nem a poeira daquele lugar levasse pelo caminho. Mas o semeador saiu a semear.

Aquele que põe a mão no arado não deve olhar para trás, mas sim cuidar para que o arado não arranque o que já foi semeado. As eiras que o arado fizer, deve facilitar o trabalho Daquele que fará a colheita. Eis que os frutos da colheita serão amontoados num lugar em que a traça e as pragas não consomem.

 

O amor às almas, o despertar do comprometimento com a salvação das vidas que nos rodeiam, deve ser a missão de toda a igreja e não somente de alguns. A consciência da missão "é o clamor do mundo" na questão missionária dos que chamados do mundo, foram colocados do lado de dentro das paredes. Quantas vezes as paredes nos impedem de sair para fora delas e ultrapassar as portas.

O brilho das coisas do mundo, devem ser apagados pelo temor aos mandamentos do Dono do mundo. Quando Jesus orou pelos discípulos, pediu ao seu Pai, que não tirasse os seusseguidores do mundo, mas que os afastasse das coisas do mundo. Está em nós, procurarmos saber o que nos possibilita ficarmos no mundo e aquilo que nos impulsiona para fora do mundo, considerando sempre o arrebatamento da igreja ou a ressurreição dos mortos na vinda do Nosso Senhor.O Jugo de Deus deve ser para nós disciplina, para que não avancemos no terreno do inimigo. É como a canga do animal desobediente, que precisa ser posto no seu pescoço, para que não arrebente cercas e ultrapasse os limites.

Devemos ter em mente que não devemos somente saber que está escrito nos mandamentos e preceitos, mas que devemos praticar o que está escrito no Livro Sagrado, pois é dali quesaí a nossa fé, é dali que cremos como verdade tudo quanto temos ouvido e percebido. É dali que obtemos o entendimento que ao guerrearmos,corrermos, semearmos e colhermos, é necessário que creiamos que HÁ UM DEUS e que ELE ENVIOU para que pudéssemostê-Lo, o seu ÚNICO FILHO, que se tornou o NOSSO SALVADOR, mas principalmente o NOSSO SENHOR.

Muitos confundem a Graça de Deus com a ausência de regras, da disciplina, confundindo liberdade com libertinagem. Quando o homem aceita as regras dos mandamentos, aceita as boas venturanças de Deus, e estas trazem felicidade além da compreensão humana. Renunciar a si mesmo, tomar a cruz e O seguir é o que ELE espera de TODOS NÓS, indistintamente.

Valdir Carvalho – 04.04.2008 – Cascavel - PR


Autor: Valdir Carvalho


Artigos Relacionados


O Salmo 23 Explicitado

À Sobra Das Tuas Asas!

Fé Inteligente

Chaves Espirituais

Apelo Para O Senhor

Sem Jesus, Nem Pensar!

Doe Amor!!!